domingo, 10 de junho de 2012

Sou um profissional up-to-date? - Roberto Shinyashiki


Se antes era difícil encontrar estabilidade no mercado de trabalho, hoje, ficou ainda mais complicado remar em águas calmas.

Apesar disso, não adianta ficar reclamando e achar que de agora em diante está tudo perdido. Não, a competência de um profissional é medida, principalmente, em momentos de instabilidade. É a sua capacidade de atravessar marés turbulentas que fará de você a mina de ouro das empresas.

Mais do que nunca, a criatividade tornou-se imprescindível. Ser criativo não é somente ter boas idéias, é sim, executá-las com eficácia, usar a intuição, desenvolver a visão de negócios e mais do nunca, correr riscos. 

Quem não corre riscos permanece estagnado, acuado e sem viço.

Você pode perguntar: "Roberto, criatividade é um conceito tão subjetivo?". Sim, ele é. Mas é, justamente, essa característica que faz da criatividade tão especial. Por quê? Porque ela agrega valor, porque, a princípio, ela não tem regras, é livre.

Estimular a criatividade é fundamental, num mundo em que os produtos e os serviços são muito parecidos e os recursos, escassos. 

Simplificar processos, aprimorar sistemas, surpreender o consumidor e superar suas próprias expectativas são, hoje, pilares da gestão de negócios.

Um profissional competente, não é aquele que faz tudo direitinho, mas aquele que se permite errar, que permite arriscar, que joga munido de conhecimentos e boa dose de intuição.

Sair do comodismo é fundamental. 

Por essa razão, buscar a experiência e ajuda do colega ao lado, não é feio, mas sim, uma forma produtiva de agregar valor à sua organização. 

Mais importante que vestir a camisa da empresa é vestir a sua camisa, obter as rédeas de sua carreira e construir ambientes propícios ao florescimento de sua porção criativa. 

Por favor, tire de sua cabeça a palavra não:

"Não consigo", 

"Não vai dar certo", 

"Não vai acontecer nada", 

"Não vou sobreviver". 

Hoje temos que criar e recriar. 

Sim, há cada vez menos empregos, mas os bem-sucedidos vão ter sempre o seu lugar, porque sabem reinventar suas carreiras, encontram novas maneiras de atuar, não ficam nos bastidores roendo as unhas, passam isso sim, a atuar como os atores principais da peça da vida. 

Fonte: Roberto Shinyashiki
Uol Vya Estelar

Nenhum comentário:

Postar um comentário