domingo, 10 de junho de 2012

Os Vingadores: você aprendeu liderança com o Capitão América?


Tenho sempre o hábito de observar os personagens e situações quando vou ao cinema para tirar algumas lições para a vida prática. 

Vi esta semana o filme Os Vingadores (Marvel Studios) e apesar da mega produção de ficção do filme, algumas passagens me chamaram a atenção pois remetem a situações cotidianas de liderança.


Em uma passagem do filme, o Capitão América se encontrava rodeado por inimigos e precisava da ajuda dos policiais para conseguir que seu plano de ataque fosse colocado em prática. Pediu ajuda aos policiais e os mesmos questionaram porque deveriam segui-lo. 

Como fazê-lo? 

Resolveu liderar pelo exemplo e conquistar a confiança dos policiais. Partiu para o ataque aos inimigos e mostrou aos policiais que poderia ser útil, logo conseguiu que os mesmos seguissem suas orientações.


Em outra passagem, Thor pergunta ao seu irmão (vilão) se ele se achava melhor do que o povo que queria liderar, que respondeu de forma afirmativa.

A mensagem de resposta de Thor  foi de que enquanto ele se achasse superior aos que lidera não conseguiria êxito ao liderar. 

A humildade e o entendimento profundo da situação dos liderados é importante para que o gestor consiga prosperar.


Chamou minha atenção  também  quando o Homem de Ferro utiliza um grande problema (um míssil nuclear rumo a Manhatan ) como uma grande oportunidade de exterminar os inimigos. 

Muitas vezes não conseguimos deixar de ver os problemas como problemas.

Parece mais fácil quando se tem superpoderes mas na nossa vida cotidiana muitas vezes ficamos presos em excesso também aos problemas. É importante ver de fora.


Gostei da mensagem do líder do grupo quando em uma situação de grande pressão colocou que “enquanto o mundo não terminar vamos trabalhar como se ele continuasse girando”, ou seja, independente da pressão vamos ter foco para podermos conseguir o que precisamos com serenidade. 


Muitas vezes o líder precisa mostrar ao grupo que ele é capaz mesmo com grandes desafios e pouco prazo. Precisa transmitir confiança ao grupo num nível acima de que individualmente as pessoas tem em si próprias.


Via Marcelo miranda- Você S/A

Nenhum comentário:

Postar um comentário