Entre
reuniões de negócios e outros compromissos, o empresário moderno é confrontado
com a necessidade de participar de eventos como congressos, palestras, feiras e
outros. Além do conhecimento adquirido, o empreendedor precisa dessas ocasiões
para fazer o conhecido networking. E nem sempre é fácil falar e conversar com
pessoas que você nem conhece.
Mas antes
de tudo, o primeiro passo nessa estratégia é escolher quais desses eventos,
entre tantos disponíveis, ganharão espaço na agenda do empresário.
É preciso
avaliar quem irá participar, questionar se as pessoas poderão lhe acrescentar
algo e se seria interessante conhecer esses indivíduos. Isso pode ser feito com
a própria organização do evento, basta procurar saber quem já confirmou
presença. Também é preciso pensar no nível hierárquico e de influência das
pessoas presentes no evento e focar sua atenção nos tomadores de decisão.
É muito
importante buscar o máximo de informações sobre o evento antes de pagar
qualquer taxa de inscrição. As descrições geralmente são vagas e é nesse
momento que se acaba evitando aqueles que serão verdadeiras ‘furadas’.
E antes de
começar a lotar seus horários vagos com todo tipo de evento, lembre-se sempre
da máxima “qualidade é sempre melhor que qualidade”. Se houver custos, priorize
aqueles que podem lhe dar mais retorno. Verifique também se esses eventos
oferecem possibilidades de socialização e interação, como jantares ou
coquetéis.
A hora de
arriscar e se expor
Fazer
networking envolve habilidade social, o que às vezes amedronta os empresários
mais tímidos. Para fazer networking tem que arriscar e se expor. Nesses casos é
preciso tomar muito cuidado com seu comportamento e como você se apresenta – e
isso inclui o vestuário.
Para começar, não deixe de levar um grande estoque de cartões pessoais, eles
facilitam as apresentações e a troca de contatos (telefone, e-mail). Mas não
fique desesperado e saia distribuindo cartões para todo mundo como se você
fosse um político em campanha eleitoral, faça a troca apenas se você souber que
pode aproveitar esse contato.
E para
fazer a troca de cartões é preciso abordar completos desconhecidos.
Nessa hora
o medo e a insegurança podem prejudicar o networking. Mas basta seguir alguns
passos para ganhar confiança.
Como fazer
o primeiro contato:
1) Peça
ajuda: assim que chegar ao evento peça auxílio de algum empresário conhecido ou
até mesmo da organização do evento para fazer possíveis apresentações.
2)
Insira-se em um grupo: está realmente sozinho? Apresente-se para um grupo em
algum intervalo de conversa e comece a trocar ideias sobre o evento.
3) Não seja
“o chato”: Seja delicado na hora de abordar as pessoas e não seja persistente
se por acaso a conversa não evoluir.
Se o
primeiro contato foi bem sucedido, é preciso prestar atenção no que fazer e o
que tirar de cada interação:
1) Simpatia
e conhecimento: Na hora de conversar, seja natural, mas simpático, tenha bom
senso na escolha de algum tópico de conversação. A melhor forma de se preparar
para isso é ter uma boa biblioteca de assuntos.
2) Tudo é
uma troca: Durante a conversa, perceba como a construção desse contato pode ser
proveitosa, tanto para você quanto para seu interlocutor. Se você perceber que
pode ganhar e dar algo em troca, dê continuidade depois do evento.
3) Saída
pela esquerda: Uma hora a conversa pode se esgotar, portanto, saiba quando se
retirar. Seja hábil para perceber qual é a hora de sair. Existem pessoas que
não gostam de ficar conversando muito tempo com uma pessoa.
4) Nada de
monogamia em networking: A ideia de conversar com pessoas não é suprir uma
carência por estar sozinho, mas conseguir fazer o maior número de contatos
proveitosos possíveis. Não se prenda a apenas um contato. Em um evento, você
deve sair com no mínimo 10 cartões diferentes.
Foi bom para você?
Uma hora todo
evento acaba e depois dele é preciso fazer o segundo contato.
Mande um e-mail
no dia seguinte remetendo a algum assunto conversado no dia anterior. O “e-mail
do dia seguinte” é muito importante para deixar claro seu interesse. Dessa
forma você pode tirar maior proveito desse novo relacionamento.
Lembrando ainda que todo evento, independente da sua desenvoltura social, é uma
oportunidade de fazer novos contatos. “A única chance de você não tirar nenhum
proveito é se você ficar em casa.”
Fonte: PEGN
Fonte: http://blog.grupoagp.com.br/
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