segunda-feira, 4 de junho de 2012

AUTO CONHECIMENTO COMO FERRAMENTA DE MELHORIA PROFISSIONAL - Arlete Zagonel Galperin


As organizações buscam no mercado aqueles profissionais que possuem como competência a excelência individual. Para que o profissional atinja esta excelência ele precisa estar ciente de suas potencialidades e limitações diante das exigências de entrega que a empresa necessita em seu negócio.

Os gurus da Gestão de Pessoas citam a excelência individual como um dos comportamentos perseguidos pela organização (valores trazidos em comportamentos diários), não deixando de apontar o trabalho em equipe, os resultados, a visão de longo prazo, a paixão por produtos e tecnologia e a visão de clientes e parceiros. Todos estes comportamentos são atrelados às competências específicas de sua posição na empresa.

Para que o profissional possa desenvolver uma carreira dentro da sua qualificação é preciso caminhar em direção ao desenvolvimento constante. Diante de tantas mudanças vividas, a cada dia o mercado traz cenários diferentes, novos desafios e novas indagações,onde se faz necessário reciclar competências.

De acordo com Peter Drucker "O trabalho é uma das dimensões do ser humano. A outra é o amor. Onde se conclui que só tem um bom desempenho profissional quem a ama o aquilo que faz."

Foi-se o tempo em que trabalho era sinônimo de escravidão e de mero sustento.

Atualmente o trabalho possui outro significado, sendo encarado não apenas como uma sustentação financeira, mas também como:

1. Fonte de aprendizagem (como ajudar a sociedade, preservar o meio ambiente, conviver com pessoas portadoras de deficiências pessoais); 

2. Auto desenvolvimento de competências (superar desafios, agir com tranqüilidade, tomar decisões e negociar de maneira adequada); 

3. Satisfação e prazer de realizar; 

4. Desenvolvimento da capacidade de ajudar, servir aos demais, ensinar. 

Desta forma, o auto conhecimento é uma condição imprescindível para que o profissional estimule a auto crítica e direcione sua carreira, compatibilizando competências pessoais e satisfação no que realiza.

As vantagens do auto conhecimento são inúmeras. Podemos dizer que quanto mais a pessoa se conhece mais ela pode:

• Utilizar competências positivas para gerar resultados produtivos; 

• Desenvolver suas limitações, uma vez que toma consciência dela; 

• Conseguir manusear e controlar impulsos, sabendo o que provoca reações inadequadas; 

• Utilizar as diferenças individuais como fonte de conhecimento, compatibilizando suas competências e interesses com os diferentes estilos de pessoas; 

• Identificar suas satisfações, adequando as responsabilidades no trabalho de acordo com seus interesses e habilidades: 

• Administrar seu tempo, atribuindo mais dedicação as atividades em que sua competência encontra-se deficitária; 

• Identificar necessidades de delegação, sabendo complementar suas deficiências com os demais. 

Mas, para que ocorram as melhorias é necessário uma mudança interna de conceitos.

Toda mudança resulta da aquisição de novos conhecimentos e com isto, uma reconstrução de novos padrões de comportamentos e quebras de paradigmas. 
Então, como desenvolver a competência do auto conhecimento, capaz de gerar resultados?

Existem ferramentas que ajudam a trazer uma clareza a respeito de quem somos, como somos e o que somos capazes de produzir. Estar aberto a receber feedback e conhecer a imagem que os outros tem a seu respeito, ajuda a repensar conceitos enraizados que se possui e que na realidade não correspondem a sua forma de agir. Leituras e participações em programas de capacitação propiciam reflexões e conhecimentos a respeito de teorias que ajudam a compreender comportamentos que são adotados.

Portanto, o caminho é adequar a pessoa ao seu trabalho ou ao mercado que ela pretende conquistar ou manter. Quanto mais se tem consciência de como se é, mais facilidades se cria para um realinhamento flexível e aberto de novas competências.

Arlete Zagonel Galperin

Nenhum comentário:

Postar um comentário