quarta-feira, 13 de junho de 2012

10 segredos para a satisfação no trabalho


Dicas reveladoras de coisas que você deve evitar e valorizar em seu emprego e que fazem toda diferença para sua satisfação profissional, qualidade de vida e felicidade.

Confira algumas dicas reveladoras que podem ajudar você a se sentir revigorado e motivado para ser mais feliz em seu emprego:


 1. Autonomia, propósito e aperfeiçoamento

O especialista em motivação Daniel Pink conta que há três elementos essenciais que devem ser cultivados se você deseja ser mais feliz em seu emprego. Eles são autonomia, sentimento de propósito e de aperfeiçoamento. “O desejo de dirigir nossas próprias vidas, de fazer progresso e ser melhor em algo que é importante para nós e de fazer coisas a serviço de algo maior que nós mesmos”, completa Pink. 

2. Relacionamentos no ambiente de trabalho

Um estudo publicado no jornal Happiness Studies feito com dados alemães de satisfação no emprego mostrou que os determinantes mais fortes para a satisfação no trabalho são as relações com colegas e supervisores, a variedade de tarefas e a segurança no emprego.  

3. Ser feliz além do emprego

Pode parecer óbvio, mas ser feliz na vida em geral contribui para a satisfação no trabalho. Muitas pessoas acreditam que o apenas o inverso é verdadeiro: que serão felizes só quando estiverem satisfeitas profissionalmente. Procure motivos de gratidão e contentamento em toda a sua vida e leve essa mentalidade para sua carreira. 

4. O dinheiro

Se você pensa que o dinheiro faz toda a diferença para sua satisfação profissional, então é hora de revisar seus conceitos. Na realidade, acontece exatamente o contrário. Quanto mais as pessoas se sentem felizes e satisfeitas, mais chances têm de crescer profissionalmente. Isso acontece porque empregados mais felizes são mais eficientes e trazem mais benefícios para empresa, que reconhece isso e os ajuda a crescer. 

5. Estrutura do emprego

A maneira como você se enxerga individualmente e como parte da empresa faz toda a diferença para sua satisfação no trabalho. É importante entender que ser feliz depende muito mais de você mesmo do que de fatores externos. Qualquer emprego oferece estresse e riscos. Saber lidar com eles é que faz a diferença. Pensa naquilo que gostaria de vivenciar em sua carreira e corra atrás desses objetivos, estruturando seu trabalho para que você possa alcançar essas metas. 

6. Flexibilidade

Como citado acima, saber lidar com os problemas faz toda a diferença. Ter mais de uma perspectiva sobre as situações conflitantes ajuda você a evitar conflitos com seus colegas a desenvolver maior flexibilidade e capacidade de inovação. 

7. Objetivos

Você deve pensar em sua carreira como parte de sua vida, e não o principal fator dela. O que mais importa para você? A qualidade de vida ou um cargo alto? Dinheiro ou saúde? Não é impossível obter todas essas coisas juntas, mas para alcançá-las de maneira equilibrada serão necessários sacrifícios e escolhas difíceis que devem ser determinados por seus valores e objetivos. 

8. Viajar no final de semana

Pensar em outras coisas é muito importante. Se você está infeliz no seu trabalho, tem conflitos com colegas implicantes ou não gosta de seu chefe, aproveite os momentos de lazer para pensar em coisas diferentes e descansar. Separar os dois ambientes - pessoal e profissional - é muito importante para sua vida. Nos finais de semana disponíveis, saia com seus amigos, vá viajar com a família e fique com o corpo e mente longe dos problemas do escritório. 

9. Expectativas claras

Você se sente triste e desmotivado em seu emprego atual, mas não consegue pensar em outra ocupação ou mudança? É necessário saber exatamente o que você deseja e o que os outros esperam de você em seu trabalho para que não haja mais frustração e incoerência. Tenhas essas expectativas pessoais e externas colocadas claramente a sua frente para não perder tempo e trabalhos que não combinam com você. 

10. Exercícios Físicos

Muitas vezes o cansaço acumulado pode resultar em desmotivação e infelicidade. Sua saúde faz toda a diferença para sua satisfação. Praticar exercícios físicos, dormir bem e suficiente, ter uma alimentação equilibrada e bons hábitos também contribui para sua felicidade profissional.


Fonte: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/06/13/942327/10-segredos-satisfaco-no-trabalho.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário