O mercado está um pouco assustado com as
características da Geração Y, e em diversos momentos observamos o despreparo de
gestores e de empresas em promover as mudanças que se mostram necessárias e
urgentes. O que mais se observa é uma constante busca por modelos que permitam
o "enquadramento" dos jovens em processos organizacionais que foram
estabelecidos nos últimos 30 anos.
Todo esse cenário tem pressionado os jovens a uma constante adaptação em suas
escolhas, contudo, as expectativas atuais da Geração Y são formadas por
estímulos intensos e diferentes, por isso, esse processo de adaptação não é
fácil.
Na verdade, o que há é uma necessidade de adaptação
diante das transformações que os jovens promovem a cada geração. O processo não
é simples para ninguém, mas, acredito que haverá um equilíbrio na medida em que
essa geração alcançar posições mais consolidadas, onde possa alcançar maior
maturidade e experiência.
Observando atentamente a Geração Y, podemos encontrar
algumas características muito positivas, tais como:
Energia – ser jovem é ter um elevado estoque de
força e habilidades que, se bem direcionado, promove um grande desenvolvimento
através das experiências.
Ousadia – ser jovem é possuir questionamentos que
podem "quebrar paradigmas" e promover transformações em um mercado
muito mais competitivo, onde as empresas necessitam, como nunca, de inovações.
Curiosidade – ser jovem é explorar o novo sem
receios. Em um mundo cada vez mais dependente de tecnologia, tornou-se comum
ver jovens alcançando grande intimidade com os novos equipamentos e novos
processos.
Contudo, é fato que, em um mundo muito mais dinâmico, o
jovem também tem alguns pontos, para os quais precisa dedicar maior atenção,
pois são neles que encontrará suas fragilidades e limitações. Alguns pontos
são:
Escolhas – para o jovem, é natural ficar inseguro
quando precisa fazer escolhas. Essa geração sempre foi estimulada a vencer,
acertar, ser vitoriosa. Não foi preparada para derrotas, perdas e frustrações.
Como fazer escolhas significa "perder" alguma coisa, o jovem de hoje
evita tomar decisões.
Foco – a quantidade de possibilidades e estímulos
sedutores que o jovem encontra atualmente faz com que ele adote um
comportamento superficial diante de todas as coisas. Sem foco, sua trajetória
segue um ritmo mais lento, inclusive para as próprias expectativas.
Valores – os jovens gostam de saber seus
resultados e gostam de compartilhar. A armadilha se instala quando a
competitividade destrói os valores e os resultados são alcançados no melhor
estilo “custe o que custar”.
Certamente, a Geração Y não é muito diferente de outras
gerações. Como antes, sempre veremos características que apresentam o melhor e
o pior de cada jovem. Cabe a cada um saber explorar suas próprias
características, buscando a melhor estratégia para o seu desenvolvimento.
Sidnei Oliveira é consultor, autor e palestrante,
expert em Conflitos de Gerações, Geração Y e Z, desenvolvimento de Novos
Talentos e Redes Sociais, sócio-fundador da Kantu Educação Executiva,
vice-presidente do Instituto Atlantis de preservação ambiental,
consultor-associado da Empreenda Consultoria e membro do conselho de
administração da Creditem Cartões de Crédito.
Colaboração: Erlande Zordan
Fonte: http://msn.clickcarreira.com.br/querocrescer/2012/5/25/3951/o-melhor-e-o-pior-da-geracao-y.html
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