terça-feira, 12 de junho de 2012

Enfrentando monstros no dia a dia


"Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro.
Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você" – Nietzsche
Com esta frase, vamos pensar juntos: Quais os monstros que você anda enfrentando ultimamente? O monstro da diretoria? O monstro dos prazos exíguos? O monstro dos terceirizados?
Qual o monstro que mais aplaca o seu sono?
Depois que você descobrir, inicie a análise que Nietzsche propõe: "Como este monstro está devorando você?"
Os nossos monstros nos devoram diariamente. Precisamos muito de inteligência emocional, precisamos muito de razão, precisamos muito de decisões racionais, baseadas em fatos e não em achismos ou sentimentos.
Sentir é errado, então?
Claro que não, é normal. Agir de maneira doce, amiga, cordial deve ser regra e não exceção. O que é importante é uma análise intrínseca daquilo que nos afeta, pois ao nos afetar mudamos nosso trabalho, mudamos e estamos mais próximos do erro.
Outra reflexão importante a ser feita é sobre o problema e como ele se porta dentro da empresa. Algumas pessoas estão tão habituadas a determinados problemas, resoluções, imposições que agem já condicionadas a estes monstros. É como se o monstro estivesse olhando para você e determinado a sua conduta.
Algo muito parecido com o filme Monstros S.A., ou seja, a ideia era assustar as pessoas e depois descobrirmos que o sorriso é muito mais potente que o medo.
Algumas pessoas agem conforme o medo, agem sempre na defensiva, agem sempre de maneira tentar provar teses, enquanto para o trabalho efetivamente fluir, é necessário confiança. E é através da confiança que podemos sorrir, não é mesmo?
Primeira dica: Enfrente seus monstros. Analise os problemas de maneira racional. Você chegará a conclusão que tirando os sentimentos, a resposta é sempre um sim ou um não e as consequências disto.
Segunda dica: Trate os monstros com seriedade. Alguns lerão este artigo e pensarão ser infantil. Nosso inconsciente necessita de linguagens figuradas para se conhecer. O autoconhecimento é um forte aliado do sucesso.
Terceira dica: Aprenda com os monstros dos outros. Veja na experiência de quem já enfrentou aquela situação as ideias e oportunidades de saída. Aprender com outros é sempre uma possibilidade de minimizar erros.
Não aceite os monstros como algo real. Eles são problemas que devem ficar no armário e lá – no ambiente deles – serem enfrentados. Se você ficar fazendo tempestades em copo dágua, monstros comuns e simples se transformarão em problemas mais do que reais, quase insolúveis.
Enfim,
Cada um, na sua total individualidade, tem seus monstros. Cada um também tem a receita para destruí-los. Cabe a cada um de nós observar, analisar e principalmente enfrentar os monstros para que sejamos exemplos de sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário