quinta-feira, 14 de junho de 2012

7 estratégias para afiar a memória - Regina Célia Pereira


Esquecer o que comeu no jantar de ontem é natural, mas colecionar lapsos pode ser prejudicial e interferir até no seu desempenho no trabalho.

Neurologistas afirmam que dá para preservar a memória usando práticas simples. Mas esses especialistas são enfáticos: nada funciona se não houver motivação e prazer. Confira agora 7 atividades que funcionam como uma espécie de tônico:

1-    Coma direito
Vale apostar em substâncias antioxidantes. Frutas como o morango, o mamão, a uva e o caju estão cheias dessas moléculas protetoras que ajudam a barrar a ação de agentes que lesam nossos neurônios e estão por trás do esquecimento.

2- Ouça música
Há quem diga que bom mesmo é ouvir música erudita. Existem estudos apontando Mozart como o maior aliado das funções cognitivas. É que os sons alteram o ritmo cerebral, o que ajuda na assimilação de informações. Mas se você curte rock, não precisa comprar um CD de sinfonias. Ouça o que lhe agrada, já que está comprovado que o emocional tem papel fundamental na evocação de memórias.

3- Exercite sua cabeça
Talvez você já tenha ouvido por aí que resolver palavras cruzadas e jogar xadrez botam o cérebro para trabalhar. Mas, se ambos não te apetecem, procure o que agrada. Pode ser a leitura de um livro, por exemplo. Essas atividades são capazes de aumentar as sinapses, ou seja, as conexões entre as células cerebrais e isso afasta a amnésia.

4- Pratique atividade física
Os exercícios promovem uma melhora na oxigenação do cérebro, o que auxilia na captação e no armazenamento de informações. Então, calce seu tênis e saia para correr, caminhar, jogar bola...

5- Durma com os anjos
É no sono que ocorre a consolidação da memória. E estudos mostram que isso acontece na fase REM, aquela dos sonhos. Então, não é qualquer cochilo, mas, sim, uma noite bem dormida que mantém os lapsos bem longe.

6- Crie mapas mentais para organizar as ideias
Existe uma ferramenta chamada Mapas Mentais, ou Mind Maps, que auxilia na organização do pensamento e melhora a motivação, imaginação, inteligência e criatividade de uma pessoa. 

7 - Aprenda a relaxar
Seu cérebro precisa de um descanso para não perder o fôlego. Aprenda a esvaziar a mente para que novas ideias possam surgir e também para que ideias importantes não se percam. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário