segunda-feira, 25 de junho de 2012

10 dicas para ser mais criativo


Psicólogo cujo blog está listado no New York Times e Wall Street Journal Eric Barker reuniu 10 dicas valiosas para aumentar a criatividade.

1. Viajar

Entre em um avião. Viaje, mude de país e tenha contato com outras culturas. Diversas pesquisas mostraram que a mudança de ambiente aumenta a criatividade. Por exemplo, um estudo do Centro de Pesquisa Econômica e Política mostrou que um aumento de 10% nas viagens internacionais de uma companhia levou a um aumento de 1% nas patentes da empresa.

2. Use azul

As cores têm poderes mágicos? Não, mas há diversos estudos que mostram que elas têm efeitos em diversos casos. A saber, pesquisadores da Universidade de British Columbia chegaram à conclusão de que vermelho ajuda em testes de memorização, enquanto azul melhora performances em atividades que envolvem criatividade. Adeque-se.
  

3. Seja rejeitado

Segundo estudo do Personality and Social Psychology Bulletin criatividade e depressão estão bastante conectadas. Rejeição social foi associada com criatividade artística. Esse tipo de pesquisa abre um caminho, antes desconhecido, para fornecer evidências biológicas e sociais para artistas (pessoas criativas).

4. Cultive plantas

Cultivar um vaso de plantas aumenta a criatividade, colocar flores no escritório pode aumentar 15% na concepção de novas ideias, árvores e verde na vizinhança têm o poder de acalmar as pessoas e candidatos usando uma caneta de tinta verde resolveram 30% mais anagramas do que aqueles com vermelho. Tudo isso de acordo com Eric Barker.
  

5. Trabalhe para os outros

Estudo publicado pela Personality and Social Psychology Bulletin descobriu que participantes de uma pesquisa geravam mais ideias criativas para pessoas mais distantes de sua realidade do que as próximas ou para eles mesmos. 

6. Aprenda outra língua

A ideia de que pessoas bilíngues são mais criativas não é um mito. Um estudo divulgado por Eric Barker mostra que quem fala mais de uma língua pode ter mais vantagens ao resolver tarefas criativas. Além disso, quem é bilíngue desde criança apresenta funções cognitivas mais flexíveis e desenvolvidas. 

7. Pense em amor, não em sexo

Outro estudo divulgado pelo Personality and Social Psychology Bulletin sugere que, quando as pessoas estão apaixonadas, elas focam em uma perspectiva mais duradoura, o que favorece o pensamento holístico e, por consequência, o pensamento positivo. No entanto, quando experienciamos encontros sexuais, nos focamos no presente e em detalhes concretos favorecendo o pensamento analítico. 

8. Tenha esperança

Funcionários esperançosos, na análise publicada no Creativity Research Journal, foram aqueles que mais foram criativos em todos os sentidos. 

9. Faça uma pausa

Resultados publicados no Creativity research Journal mostram que as pessoas tendem a ser mais criativas e a resolverem problemas quando escolhem fazer uma pausa. Sendo que, quando somos obrigados a tirar um tempo por imposição de outros, essa capacidade cai. 

10. Sorria

Sorrir nos faz sentir bem e aumenta nossa flexibilidade atencional e nossa habilidade de pensar holisticamente. Quando essa ideia foi testada, os resultados mostraram que os participantes que sorriram tiveram melhores performances em tarefas que exigiam uma visão global das situações. Tudo isso, novamente, de acordo com Eric Barker.

Fonte: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/04/19/924485/10-dicas-ser-mais-criativo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário