quinta-feira, 21 de junho de 2012

7 maneiras de dizer não e manter bons relacionamentos


Não deixe o medo da rejeição, de conflitos ou a culpa de magoar os sentimentos dos outros impedirem você de ser ouvido. Veja sete dicas que podem ajudá-lo.

Muitas pessoas têm medo de dizer não. Elas temem os efeitos que essa postura pode causar, pois acham que quando discordam irão perder a amizade dos outros. Homens e mulheres são educados desde muito cedo a evitar dizer não, especialmente quando estão diante de figuras de autoridade como pais, parentes, professores, chefes e outros. Esses valores podem ser a manifestação de uma pressão para a conformidade vinda de posicionamentos religiosos, culturais, de gênero ou institucionais.


É necessário destacar que o respeito deve sempre ser valorizado e mantido. Mas isso não significa que o “não” deve ser banido do vocabulário e visto como sinal de rebeldia. É importante dizer não quando necessário, para que você possa proteger suas próprias barreiras e manter suas prioridades.

Diferente do que muitos pensam, o não dito com inteligência pode preservar relacionamentos ao invés de prejudicá-los. Ao ceder constantemente, as pessoas sentem-se desrespeitadas e desvalorizadas, pois suas vontades passam a não importar para os outros.

Por exemplo, se um amigo pede seu carro emprestado, mas você não se sente confortável com a ideia, há algumas possibilidades, você pode ser direto e dizer simplesmente “não”, ou ser mais diplomático e usar expressões como essas: 

Exclusividade

"Eu prefiro ser o único a dirigir meu carro.”  

Preferência

“Eu prefiro não empresar o meu carro.” 

Mentalidade

“Emprestar meu carro não funciona muito bem para mim.” 

Importância

“É importante para mim que eu mantenha meu carro para uso pessoal.” 

Possibilidades

“Infelizmente, não poderei emprestar meu carro.”

Conforto

“Sinto-me desconfortável ao deixar outras pessoas dirigirem meu carro.” 

Promessa

“Fiz uma promessa comigo mesmo de que não deixaria outras pessoas dirigirem meu carro.”

Diferente do que muitos pensam, o não dito com inteligência pode preservar relacionamentos ao invés de prejudicá-los.


Nenhum comentário:

Postar um comentário