segunda-feira, 11 de junho de 2012

Por que as pessoas não fazem aquilo que disseram que fariam...


Quando realizamos um planejamento, geralmente os grandes projetos são transcritos para um cronograma, com responsáveis, prazos, ações, entre outros indicadores.

Contudo, como se costuma dizer, o papel aceita tudo, e o que percebemos no dia a dia é que, na maioria das vezes, os prazos não são cumpridos e uma ação não finalizada impacta na próxima etapa, atrasando assim a conclusão do projeto ou sobrecarregando os responsáveis das próximas etapas.

Um dos maiores desafios de um líder – se não o maior – é fazer com que seus liderados cumpram com os prazos e ações previamente estabelecidos em seus projetos.

Mas por que muitas vezes os prazos não são respeitados e as pessoas não entregam o que haviam prometido?

Acredito que não exista uma simples resposta para esta pergunta. Devemos analisar alguns fatores antes de chegarmos a uma possível conclusão:

Primeiro fator: fala-se muito na diferença entre comprometimento e envolvimento. Em palestras ou treinamentos empresariais, sempre escutamos o famoso exemplo do bife à cavalo, no qual a galinha está apenas envolvida, pois sua função é a entrega do ovo, e a vaca, que está totalmente comprometida,  justamente por perder a sua vida.

Ninguém deseja que o liderado perca sua vida num projeto, mas o exemplo sempre ilustra a dificuldade em comprometermos os membros da equipe num projeto.

Por este motivo, o líder deve primeiramente envolver a equipe no projeto, com reuniões de esclarecimentos, definição de foco e responsáveis, abertura para críticas e sugestões, deixando claro que todos são importantes e vitais para a realização do projeto. Em resumo, o membro da equipe tem que sentir-se parte do projeto.

Segundo fator: muitos líderes confundem delegar com “delargar”, ou seja, não realizam rotineiramente o acompanhamento das etapas do projeto, deixando de garantir assim a execução dos objetivos. 

As pessoas precisam de acompanhamento, portanto, o líder não pode pensar que sua equipe é madura o suficiente e que conhece as responsabilidades, pois, no final das contas, quem responderá pelo projeto é o líder, e não a equipe.

Muitos líderes cobram a equipe apenas na data de conclusão, o que é um grande risco para o projeto e para a empresa. Como disse anteriormente, uma etapa atrasada acaba sobrecarregando os responsáveis das etapas posteriores, pois geralmente o líder, quando percebe que haverá um atraso, costuma pressionar os demais colaboradores.

Terceiro fator: o líder deve dar o exemplo. Seu lema deve ser: “Façam o que eu faço” e não apenas “Façam o que eu digo”. Se o líder não mostrar comprometimento, como esperar da equipe reciprocidade de comportamento na conclusão das etapas?

Se o líder não envolve a equipe, não compromete seus membros, não acompanha os prazos e nem sequer realiza reuniões periódicas sobre o projeto, dificilmente conseguirá atingir seus objetivos.

Quarto e último fator: o líder deve conhecer as pessoas que trabalham na equipe. Isto não quer dizer que ele deva frequentar a casa dos liderados, almoçar ou apenas se confraternizar com a equipe – o que pode ser feito com discernimento.

Falo do conhecimento das competências, habilidades e atitudes dos seus colaboradores, imprescindíveis para que o líder tenha uma visão sobre os conhecimentos técnicos  de seus liderados e principalmente sobre o comportamento de cada um deles.

Identificando assim as causas do descomprometimento, o líder poderá investir na capacitação de sua equipe e consequentemente na possível correção, principalmente no quesito  comportamental, que é o mais importante, pois dificilmente conseguimos mudar o comportamento de algumas pessoas.

Sendo assim, o líder deve conhecer cada um dos seus colaboradores, pois, trazendo de volta o exemplo do ovo, não podemos nos esquecer do ditado que um ovo podre pode estragar os demais.

Desta maneira, o líder deve: envolver, acompanhar, criticar, elogiar e reconhecer o liderado no momento oportuno. Além disso, deve zelar pelo clima da equipe, abrindo mão daqueles que não são comprometidos por natureza. Tudo isso é o que a equipe espera dele.

Creio que assim, o líder conseguirá maior sucesso na conclusão dos seus projetos e maior comprometimento por parte da equipe.

Enfim, o líder deve estar consciente de que ele também faz parte da equipe, e que não é a equipe que faz parte dele. E, acima de tudo, jamais se esquecer de que ele está lidando com os mais complexos e maravilhosos recursos de uma empresa: as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário