quinta-feira, 16 de agosto de 2012

VAI LEVAR SÓ UM MINUTO??? NÃO ACREDITE!!! - ALEXANDRE FREIRE


Recentemente fiz a seguinte pergunta a algumas pessoas do meu convívio diário: O que você consegue fazer em um minuto?, e vejam o que responderam:


1.   Escovar os dentes;
2.   Urinar no vaso;
3.   Passar o olho sobre a primeira página do jornal do dia;
4.   Esperar conexão da internet via linha discada (duvido!);
5.   Passar o fio dental entre os dentes;
6.   Tratar do cachorro com água e ração.

Repare bem que as respostas foram sinceras e relativamente precisas. São atividades do cotidiano as quais já fazemos há muito tempo, onde a curva de experiência já está na sua maturidade máxima. 

Porém, convido você a ler agora o que estas mesmas pessoas dizem quando respondem a mesma pergunta como profissionais:

1.   A mentira - Você leva seu carro para o mecânico para dar uma olhada em um barulhinho na suspensão. Ele responde: Pode esperar um pouquinho. Isto só vai levar um minutinho pra resolver!

A verdade - A possibilidade de você se atrasar para o próximo compromisso é de 99%. Ele vai demorar meia hora, no mínimo, para detectar o problema do barulhinho... Seu compromisso está ameaçado.

2.   A mentira - Você chega ao consultório médico com uma consulta agendada. O atendimento está atrasado e você pergunta para a recepcionista quando você será atendido. Ela responde: Mais um minutinho pois eu já lhe chamarei!

A verdade – Tem dois pacientes na fila que serão atendidos antes de você. A recepcionista sabe disso, mas não vai lhe dar esta má notícia. Muito provável que você será atendido em meia hora.

3.   A mentira – Seu chefe convida você para uma breve reunião. Uma conversa rápida, diz ele. Você o informa que tem um cliente lhe esperando para fechar uma proposta, mas ele diz: "Calma... vai ser só um minutinho!".

A verdade – Você fala para seu cliente: "Me aguarde só um minuto que estarei de volta". Seu chefe tem várias perguntas para lhe fazer. Você vai responder todas rapidamente, pois sua cabeça está no cliente que lhe espera. A "breve" conversa com seu chefe vai se desenrolar por, no mínimo, meia hora até que você esteja liberado.

4.   A mentira – Você vai a uma pizzaria. Pede uma pizza para duas pessoas. Após meia hora de espera, você reclama com o garçom. Por sua vez, o garçom, muito bem adestrado, responde sem mesmo olhar nos seus olhos: "Já está saindo... Só mais um minutinho...".

A verdade – Ou o garçom esqueceu de fazer seu pedido, ou o pedido saiu errado e teve de ser refeito. Em qualquer uma das situações, pode ficar certo que vai levar mais meia hora para ficar pronta. Aproveite e peça um tira-gosto fácil de fazer, porque senão corre o risco de chegar após a pizza!

5.   A mentira – Ao parar em um posto de gasolina, o frentista oferece trocar o óleo de seu carro. Você reconhece que está na hora de trocar, mas está com pressa. O frentista dispara : "Não é bom arriscar. Vai ser só um minutinho e pronto...".

    A verdade – A pessoa que vai trocar o óleo nunca é a que lhe ofereceu a troca. A pessoa que vai fazer o serviço de troca, está sempre terminando de atender um outro cliente. Entre o momento que ele libera o outro cliente, seu carro é alçado, o óleo velho é retirado e o novo colocado, pode acreditar: com certeza, vai levar meia hora!

Compare agora o que as pessoas disseram fazer em um minuto, com o que estas mesmas pessoas, como profissionais, prometem que conseguirão fazer em um minutinho. 

Na verdade, nós só acreditamos na mentira do um minutinho porque nós também a praticamos no dia-a-dia com nossos chefes, pares, familiares e clientes.

Duas sugestões para não cairmos mais nesta mentira:

Sugestão 1 – Aprender a dizer NÃO. É melhor voltar em outra ocasião, quando tiver mais tempo e sem a pressão de um compromisso importante agendado ou ter um cliente lhe esperando.

Sugestão 2 – Diga SIM, mas multiplique 1 minutinho x 30 minutos. Desta forma, você estará sendo realista com você mesmo, e a mentira se tornará verdade. Vai demorar meia hora. Pode acreditar!

Material retirado dos programas Planejamento e Organização do Trabalho, Gestão do Tempo e da Energia na Era da Informação.

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