Recentemente fiz a
seguinte pergunta a algumas pessoas do meu convívio diário: O que você consegue fazer em um
minuto?, e vejam o que responderam:
1.
Escovar os dentes;
2.
Urinar no vaso;
3.
Passar o olho sobre a primeira página do jornal do dia;
4.
Esperar conexão da internet via linha discada (duvido!);
5.
Passar o fio dental entre os dentes;
6.
Tratar do cachorro com água e ração.
Repare bem que as
respostas foram sinceras e relativamente precisas. São atividades do cotidiano
as quais já fazemos há muito tempo, onde a curva de experiência já está na sua
maturidade máxima.
Porém, convido você a ler agora o que estas mesmas pessoas
dizem quando respondem a mesma pergunta como profissionais:
1.
A mentira - Você leva seu carro
para o mecânico para dar uma olhada em um barulhinho na suspensão. Ele
responde: Pode esperar um pouquinho. Isto só vai levar um minutinho pra
resolver!
A verdade - A possibilidade de
você se atrasar para o próximo compromisso é de 99%. Ele vai demorar meia hora,
no mínimo, para detectar o problema do barulhinho... Seu compromisso está
ameaçado.
2.
A mentira - Você chega ao
consultório médico com uma consulta agendada. O atendimento está atrasado e
você pergunta para a recepcionista quando você será atendido. Ela responde:
Mais um minutinho pois eu já lhe chamarei!
A verdade – Tem dois pacientes na
fila que serão atendidos antes de você. A recepcionista sabe disso, mas não vai
lhe dar esta má notícia. Muito provável que você será atendido em meia hora.
3.
A mentira – Seu chefe convida você
para uma breve reunião. Uma conversa rápida, diz ele. Você o informa que tem um
cliente lhe esperando para fechar uma proposta, mas ele diz: "Calma... vai
ser só um minutinho!".
A verdade – Você fala para seu
cliente: "Me aguarde só um minuto que estarei de volta". Seu chefe
tem várias perguntas para lhe fazer. Você vai responder todas rapidamente, pois
sua cabeça está no cliente que lhe espera. A "breve" conversa com seu
chefe vai se desenrolar por, no mínimo, meia hora até que você esteja liberado.
4.
A mentira – Você vai a uma
pizzaria. Pede uma pizza para duas pessoas. Após meia hora de espera, você
reclama com o garçom. Por sua vez, o garçom, muito bem adestrado, responde sem
mesmo olhar nos seus olhos: "Já está saindo... Só mais um
minutinho...".
A verdade – Ou o garçom esqueceu
de fazer seu pedido, ou o pedido saiu errado e teve de ser refeito. Em qualquer
uma das situações, pode ficar certo que vai levar mais meia hora para ficar
pronta. Aproveite e peça um tira-gosto fácil de fazer, porque senão corre o risco
de chegar após a pizza!
5.
A mentira – Ao parar em um posto
de gasolina, o frentista oferece trocar o óleo de seu carro. Você reconhece que
está na hora de trocar, mas está com pressa. O frentista dispara : "Não é
bom arriscar. Vai ser só um minutinho e pronto...".
A verdade – A pessoa que vai
trocar o óleo nunca é a que lhe ofereceu a troca. A pessoa que vai fazer o
serviço de troca, está sempre terminando de atender um outro cliente. Entre o
momento que ele libera o outro cliente, seu carro é alçado, o óleo velho é
retirado e o novo colocado, pode acreditar: com certeza, vai levar meia hora!
Compare agora o que as
pessoas disseram fazer em um minuto, com o que estas mesmas pessoas, como
profissionais, prometem que conseguirão fazer em um minutinho.
Na verdade, nós
só acreditamos na mentira do um minutinho porque nós também a praticamos no
dia-a-dia com nossos chefes, pares, familiares e clientes.
Duas sugestões para não
cairmos mais nesta mentira:
Sugestão 1 – Aprender a dizer NÃO. É melhor voltar em outra ocasião, quando
tiver mais tempo e sem a pressão de um compromisso importante agendado ou ter
um cliente lhe esperando.
Sugestão 2 – Diga SIM, mas multiplique 1 minutinho x 30 minutos. Desta forma,
você estará sendo realista com você mesmo, e a mentira se tornará verdade. Vai
demorar meia hora. Pode acreditar!
Material retirado dos
programas Planejamento e Organização do Trabalho, Gestão do Tempo e da Energia
na Era da Informação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário