quarta-feira, 29 de agosto de 2012

O Valor de Ser Pró-ativo




Uma das características mais apreciadas no mundo corporativo, a pró-atividade, é um dos principais atributos que garante a produção de resultados notáveis. 

A pró-atividade é conceituada como a habilidade de "prever" uma situação e agir antes de ela acontecer. Então, o pró-ativo é um profissional que antecede problemas, mudanças ou necessidades futuras de forma hábil e competente, em vez de apenas reagir. 
Isso significa tomar o controle e fazer as coisas acontecerem ao invés de apenas adaptar se a uma situação ou esperar que algo aconteça. “É não esperar chover na farinha para comer o pirão.” 

A pró-atividade pode ser comparada com outros comportamentos relacionados com o trabalho, tais como a proficiência. Apesar de não ser sinônimo de iniciativa, este atributo faz parte do indivíduo pró-ativo. Sempre alerta, possui agilidade, assertividade, busca soluções e oportunidades e principalmente assume responsabilidade pelos seus atos e pela conquista de suas metas. Valoriza o que precisa ser feito, agregando valor para a empresa, departamento e para sua carreira. É um profissional comprometido com os resultados. 

Entendo comprometimento como a disposição para transformar promessas em realidade. 
O autor do livro Em Busca do Sentido, Dr. Viktor Frankl, usou a palavra proativa para descrever uma pessoa que assumiu a responsabilidade pela sua vida, ao invés de olhar para as causas.


Ressaltou a importância da coragem, da perseverança, da responsabilidade individual e da consciência da existência de escolhas, independentemente da situação. Afirmou que  mesmo nas piores circunstâncias, as pessoas podem fazer e encontrar um significado.

Pró-atividade é uma atitude focada diante das dificuldades.

Importante ressaltar que a pró-atividade não se restringe a comportamentos de desempenho extra função. O profissional pode ser proativo em seu papel, por exemplo, mudando a forma de executar uma tarefa essencial para ser mais eficiente.

Dicas para desenvolver a pró-atividade:

1. Avalie seus procedimentos e processos. Sempre ao término de uma tarefa pergunte-se se foi bom e o que poderia ser melhor. Examine analiticamente o que e como você poderia executar a tarefa de maneira mais eficiente (mais rápido, menos custo, menos estresse e com maior qualidade). Perguntas chave para o pensamento crítico: “O que”, “por que” e “e se?”; assim você vai estar preparado para atingir resultados superiores aos esperados.

2.   Administre bem o seu tempo e deixe um espaço para os imprevistos.

3.   Atenção ao seu trabalho, aos procedimentos, as pessoas, as necessidades e quais objetivos deseja alcançar. Esteja de corpo e alma comprometidos para o sucesso do que você esta fazendo ou planejando.

4. Previna o surgimento de problemas pensando no que poderia dar errado e já buscando soluções antecipadamente, um plano B, ou ações para evitá-los. Pensar no que pode dar errado não é ser uma pessoa negativa e sim precavida.

Lembre-se que existem várias respostas certas, vários caminhos que podem ser tomados. Quem estiver atento e agindo de maneira criativa e inovadora, estará construindo uma carreira de muito sucesso.

Profissionais PRÓ-ATIVOS são infinitamente melhores que os demais e sempre irão se destacar na carreira e na vida.

Por Patrícia Santos 

Fonte: http://www.patriciasantos.com.br/downloads/artigos/pro-ativo.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário