A competitividade tornou-se uma das palavras mais fortes do meio
organizacional e não é para menos. Afinal, diante de tantos processos
inovadores, os profissionais precisam estar atualizados para garantir a
empregabilidade. Por isso, no dia a dia, cada colaborador procura o seu espaço
na empresa em que atua e isso, por sua vez, significa mostrar o talento que
possui e a contribuição que é possível dar ao negócio. Confira abaixo algumas
maneiras que o funcionário pode revelar seu valor para a organização,
respeitando logicamente ética diante dos seus pares.
1 - Pró-atividade - Antecipar-se ao problema e chegar ao gestor com a solução. Hoje, as empresas desejam que os profissionais não só atuem quando a dificuldade chega, mas sim tenham visão do futuro. É muito mais positivo para o profissional apresentar para a liderança uma proposta do que apenas uma situação problemática que já se instituiu na empresa.
1 - Pró-atividade - Antecipar-se ao problema e chegar ao gestor com a solução. Hoje, as empresas desejam que os profissionais não só atuem quando a dificuldade chega, mas sim tenham visão do futuro. É muito mais positivo para o profissional apresentar para a liderança uma proposta do que apenas uma situação problemática que já se instituiu na empresa.
2 - Espírito de equipe - É indispensável
ter a consciência de que não se vai a lugar algum sozinho. O profissional que
quer mostrar seu valor para a empresa também precisa saber trabalhar em equipe
ou ele acabará isolado e, consequentemente, perderá espaço ao invés de ganhar.
3 - Aprendizado contínuo - Estar disposto a
sempre aprender, todos os dias, com todos que o cercam e ir à busca de novas
fontes de conhecimento. Acreditar que é o "dono da verdade" ou se
recusar a compartilhar experiências com seus pares é um retrocesso na carreira
de qualquer profissional. Aprender, aprender e aprender é uma ação contínua em
um mercado globalizado.
4 - Negócio da empresa e a concorrência - Ter visão do negócio não é mais privilégio dos profissionais A ou B,
mas sim de todo colaborador que deseja ter uma boa projeção no futuro. Conhecer
o negócio e ter conhecimento sobre o mercado em que a empresa atua, bem como em
relação à concorrência, permite que o funcionário tenha uma ação estratégica em
suas atividades e se destaque daqueles que apenas cumprem as atividades que
chegam às suas mesas.
5 - Superação de limites como meta pessoal - Se o profissional atingiu uma meta determinada, ótimo! O dever foi
cumprido, mas não significa que ele deva cair na zona de conforto. Pelo
contrário, pois cada desafio apresentado deve ser visto como um estímulo para
sua constante melhoria. Superar limites faz parte da realidade corporativa,
então arregaçar as mangas deve ser um hábito diário.
6 - Satisfação dos clientes internos e externos - Todo profissional deve atuar com foco no negócio da empresa e ter
consciência de que sua contribuição faz o diferencial para a organização.
Quando se tem essa visão, contribui-se tanto com a satisfação do cliente
interno (os colegas de trabalho) quanto o cliente externo - que compra os
serviços da empresa e traz capital de giro. Trabalhar bem também significa
atender bem, superar as expectativas de quem está ao seu lado todos os dias,
como daquele que irá chegar consumir o produto final da companhia.
7 - Comunicação - Quem não se comunica,
prende-se em uma ostra e se isola do mundo. Não se concebe mais a imagem de um
profissional que pense que a comunicação interpessoal seja um supérfluo para a
vida da empresa. No processo de comunicação torna-se fundamental saber
expressar suas ideias, bem como ouvir o que demais têm a dizer.
8 - Abertura à inovação - As inovações
chegam às empresas numa velocidade cada vez maior e por esse motivo dizer
"não" ao novo negar-se ao próprio desenvolvimento. Só conhecendo um
novo ponto de vista, por exemplo, é possível abrir a mente para avaliar se sua
atuação na empresa pode ser melhorada.
9 - Criatividade - Ao contratar um
profissional, a empresa espera que ele demonstre seu talento no dia a dia e
isso pode ocorrer através do potencial criativo que cada indivíduo possui.
Registre-se aqui que ser criativo não significa ter ideias mirabolantes, mas
ter a capacidade de pegar o que já existe na empresa, utilizá-la de forma inovadora
e mais rentável. Pequenas ideias já renderam grandes resultados.
10 - Sem medo de errar - Quem tem êxito
na vida já arriscou e é quase certo de que cometeu erros na sua trajetória.
Pensar que é infalível é outro "pecado" grave que o profissional
comete contra si, pois todo ser humano é passível de erros. E só erra quem
tenta fazer algo. Lembre-se que no processo de aprendizagem, o erro sempre
estará presente.
Fonte: http://www.rh.com.br/Portal/Carreira/Dicas/8019/10-maneiras-do-profissional-mostrar-seu-valor-a-empresa.html
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