quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Como ter sucesso na busca por um emprego


A maioria das pessoas reclama da dificuldade em encontrar uma oportunidade no mercado de trabalho, mas muitas vezes não se dá conta de que pode estar seguindo pelo caminho errado. 

Não adianta, por exemplo, distribuir milhares de currículos sem prestar atenção se cada uma daquelas oportunidades se encaixa em seu perfil. Para traçar uma estratégia de sucesso, você precisa levar em consideração a sua idade. 

Dependendo da sua faixa etária, a forma de procurar emprego é diferente.

A reportagem do MUNDO EMPRESARIAL conversou com duas consultoras em Recursos Humanos do Grupo Dinâmica RH sobre o assunto. 

Elas deram dicas de como buscar um emprego com sucesso de acordo com a idade. 

Confira:

Dos 18 aos 24 anos

De acordo com a consultora LILIA ATHAÍDE, o estágio nessa faixa etária é o mais recomendável. 

"Para conseguir uma oportunidade, procure na Internet empresas que estejam contratando, listas telefônicas, páginas amarelas e anuários, endereços de organizações nas quais você possui interesse em trabalhar. 

Além disso, é recomendável que faça o cadastro em diversos sites de emprego. É possível ainda procurar agências de emprego e de consultoria em recursos humanos e enviar o seu currículo para todas. 

Muitas empresas possuem um espaço no próprio site para registro do currículo de profissionais interessados em trabalhar nela. Vale a pena se cadastrar" orienta.

A consultora LUIZA BETTY indica que as organizações esperam que os jovens sejam capazes de assumir compromissos e terem responsabilidades. 

"Por isso, desde o início mostre que você possui vontade de trabalhar, aprender, ouvir e contribuir com a empresa. Na busca por um emprego, o jovem poderá contar com a ajuda da Internet, que é uma das grandes aliadas para quem está em busca de uma oportunidade. 

Além disso, é importante contar com a indicação de amigos, parentes e dos professores. Estes poderão ser considerados as referências profissionais que o jovem ainda não adquiriu. É fundamental participar de inúmeras atividades que poderão ajudar a driblar a falta da experiência profissional e a conquistar uma vaga no competitivo mercado de trabalho". 

LILIA ATHAÍDE lembra que uma ótima chance de beneficiar sua carreira pelo resto da vida é buscar a oportunidade de trabalhar em uma multinacional. "Um jovem que estagiou em uma multinacional é muito valorizado, pois nestas empresas os estudantes aprendem a planejar mais, além de sofrerem uma cobrança intensa referente ao cumprimento de metas".

Segundo LUIZA BETTY, para aqueles que estão começando, é preciso ser bastante flexível e aceitar trabalhar em atividades que em princípio possam não ter relação com o que se almeja. "Geralmente as vagas para os jovens profissionais estão concentradas em atividades temporárias como as oferecidas pelos Shopping Centers, Setor Alimentício, Lojas, Parques de Diversão, Telemarketing, Recepção em Eventos e Feiras. 

Nenhum tipo de atividade deve ser descartada, já que ela poderá proporcionar novos conhecimentos e contatos com profissionais de outras áreas", aconselha.

Dos 25 aos 39 anos

Nessa fase, segundo LILIA ATHAÍDE, o profissional já teve tempo de criar sua rede de relacionamento, o chamado networking. Então, para ela, essa é a melhor forma de procurar emprego nessa faixa etária. 

"O networking tem sido uma das maneiras mais eficazes, pois constrói relações, cria impressões favoráveis e ainda faz com que o profissional ganhe visibilidade no mercado de trabalho. 

LUIZA acrescenta que também é indicado procurar emprego nos sites das grandes empresas do ramo onde você esteja investindo a sua formação e experiência. 

"A maioria tem links para o departamento de recursos humanos e áreas para cadastros ou currículos virtuais, os quais você deve preencher e aguardar por uma oportunidade".

LILIA fala sobre o perfil mais desejado pelos empregadores quando o candidato tem entre 25 e 39 anos: "ele deve ser capaz de atuar em organizações empresariais públicas ou privadas, nas funções de direção, assessoria, planejamento e consultoria, demonstrando uma capacidade analítica, compreendendo as organizações, seus processos, limitações e relações de negociação com os ambientes interno e externo. 

O profissional não deve estacionar só porque já possui uma graduação. A empresa espera que o profissional esteja se atualizando nessa fase, realizando cursos de pós-graduação voltada para sua área específica ou mesmo um MBA". 

Patrícia complementa: "é a fase de fazer, de mostrar resultados, por isso serão valorizados os profissionais que possuem visão de futuro, capacidade analítica e compreensão da organização como um todo. Espera-se que o profissional consiga colocar em prática as suas idéias, muito mais do que simplesmente idealizar grandes projetos".

Depois dos 40 anos

Segundo LUIZA os profissionais acima de 40 anos são mais caros para as empresas do que profissionais jovens devido à ampla experiência profissional, e este é o principal motivo dos empregadores terem preconceito contra a idade. 

"Nessa situação, a melhor opção é não mencionar a idade no currículo e deixar para esclarecê-la durante as entrevistas de emprego. Além disso, é interessante elaborar uma carta de apresentação. Redija um texto de impacto, no qual mostre que você é o perfil ideal para a vaga. 

O profissional nessa faixa etária também poderá contar com os serviços de recolocação profissional, que consiste em orientar o candidato sobre o mercado de trabalho".

LILIA lembra sobre a importância do networking: “nessa idade, é ainda mais importante cultivar os contatos, ligando para amigos, visitando empresas, participando de atividades sociais, enfim, permanecendo na lembrança das pessoas”. 

Ela também fala sobre o currículo: “atualize-o com objetividade e clareza. Encaminhe seu currículo para todas as pessoas em empresas que possam ter interesse no seu perfil profissional e na sua colaboração. E mande também para as empresas de recrutamento, que podem intermediar ótimas oportunidades”.

Ainda de acordo com LUIZA, os setores mais apropriados para procurar emprego quando se tem acima de 40 anos são os que necessitam de consultores como por exemplo entidades do Terceiro Setor. 

"O Terceiro Setor contrata para serviços específicos e temporários pessoas que já possuem um determinado grau de experiência e que não têm um vínculo exclusivo de trabalho. Setores como Administração de Negócios, Contabilidade, Marketing e Previdência Privada também contratam um número significado de consultores/prestadores de serviços", alerta.

O mercado de trabalho é bastante competitivo. Por isso, você deve concentrar todo o seu conhecimento e energia para buscar uma oportunidade no mercado de trabalho. 

Elabore uma estratégia que leve em consideração o seu perfil. Certamente, logo você terá encontrado o que tanto procura: um emprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário