quinta-feira, 23 de agosto de 2012

RH esse desconhecido...saiba o que é RESILIÊNCIA - Alexandre Peconick

Com quê rapidez você se levanta após uma “queda”? Seu gestor quer saber...

Chova ou faça sol, calor ou frio, quem tem boa resiliência se adapta a qualquer tipo de situação e sabe como “dar a volta por cima”
    
     Reagir a situações limites que te jogam no fundo do poço, como perder um emprego, separar-se do cônjuge ou terminar um namoro são um desafio constante na vida de qualquer ser humano. Como afirma Kelly Young: “o problema não é o problema. O problema é sua atitude com relação ao problema”.

Você certamente irá sofrer porque a nós nos foi ensinado que coisas deste tipo nos provocam dores. Você se afunda em si mesmo e pode até chegar a   afirmar “que está no fundo do poço”.

      Para mais, a sociedade como um todo (pais, amigos, parentes, professores) nos ensina que acontecimentos ruins como o erro, a falha ou o fracasso também são coisas horríveis. Mas ninguém nos ensina como aprender com eles e vislumbrar novos caminhos para nos tornarmos melhores, se as coisas vierem a se repetir.

      Imagine-se agora ocupando um cargo de alta gerência ou superior em uma organização líder de mercado. Certamente você estará sofrendo pressões, cobranças, sobrecarga de tarefas, medo de desemprego, entre outras sensações. E como você reage a isto?

      Em qualquer destas situações acima, citadas apenas como exemplos, iremos reagir de acordo com nossas crenças e nossos valores. Mas, o que devemos ter em conta, que é pela mente que iremos perceber tais fatos. E estes fatos irão gerar respostas após serem “filtrados” pelas nossas mentes.

      Portanto, nossas reações boas ou ruins vão depender de como nossa mente interpreta o evento ou a situação. E isto é algo individual, ou seja, cada ser humano reage de uma maneira. Assim sendo, o estresse pode ser compreendido como a forma de se perceber cada fato ou evento. O que para uns pode representar um risco ou uma fonte de estresse, pode não ser para outros. O que pode, para uns, representar um risco em um determinado momento de suas vidas, pode não sê-lo em outro momento.

      A diferença está em nossa reação. A vivência de algo negativo nos ensina a reagir de forma diferente e mais serena caso o mesmo evento venha a se repetir, o que faz com que não tenhamos as mesmas reações. E não iremos tê-las porque nos adaptamos, nos reajustamos e aprendemos a reagir de forma mais inteligente para não chegarmos, novamente, “ao fundo do poço”.

      Esta capacidade humana tem o nome de Resiliência. É uma palavra oriunda da Física e definida como a propriedade pela qual a energia armazenada em um determinado corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora de uma deformação elástica (Dicionário Aurélio), ou seja, a capacidade de um corpo voltar ao seu estado normal após ter sofrido uma pressão (deformação) que foi removida.

     Em Ciências Sociais, a resiliência é “uma qualidade de resistência e perseverança da pessoa humana face às dificuldades que encontra. Em Medicina, é “a capacidade que o indivíduo tem de resistir, por si próprio ou por medicamentos, a uma doença, infecção ou intervenção”. Em Biologia, é “a capacidade que a natureza tem de se reorganizar após passar por uma situação de devastação). Já em Psicologia é “a capacidade que o ser humano tem em superar situações adversas (perdas, estresse, crises) com o mínimo de disfuncionalidade no seu comportamento, adaptando-se ou ajustando-se à nova situação”.

     Segundo outros especialistas, Resiliência atende pelo seguinte significado: “um indivíduo submetido a situações de crises, estresse ou perdas e que sabe vencer sem lesões severas (rachaduras) é um resiliente Já aquele(a) que não possui resiliência é chamado(a) “homem ou mulher de vidro”, que se “quebra” ao ser submetido a pressões e situações estressantes. A idéia de resiliência pode ser comparada às modificações da forma de uma bexiga parcialmente inflada: se comprimida, adquirindo as formas mais diversas e retornando ao seu estado inicial após a remoção das pressões exercidas sobre a mesma”.

    Deste modo, Resiliência é a capacidade que o indivíduo possui em saber lidar com pressões e situações difíceis e adversas, sem prejuízo de sua saúde física e de seu equilíbrio emocional. Quem é resiliente consegue recuperar-se após vencer cada desafio. E, quanto mais resiliente é a pessoa, menor será o índice de doenças e maior será seu desenvolvimento pessoal. Resiliência significa equilíbrio entre tensão e capacidade de lutar, além de servir de aprendizado para estarmos preparados quando outra situação adversa acontecer. Pessoas resilientes abrem-se para outro nível de consciência.

     Atualmente, várias organizações têm fornecido ferramentas e treinamentos nesta área, pois aquele colaborador que não desenvolve a resiliência poderá apresentar queda de produtividade e desenvolvimento de doenças. Com isto, todos os colaboradores e líderes terão a oportunidade de aumentar o conhecimento de si mesmos, mudar suas respostas, tanto comportamentais como emocionais, diminuir a ansiedade e o estresse frente as adversidades e aumentar sua confiança quando incertezas se fizerem presentes.

COMO DESENVOLVER E/OU AUMENTAR A RESILIÊNCIA

• mentalizar seu projeto de vida, mesmo que não possa ser colocado em prática imediatamente. Sonhar com seu projeto é confortante e reduz a ansiedade; 

• aprender e adotar métodos práticos de relaxamento e meditação; 

• praticar esporte para aumentar o ânimo e a disposição; 

• procurar manter o lar em harmonia, pois isto representa “o ponto de apoio   para recuperar-se”; 

• aproveitar parte do tempo para ampliar conhecimentos, pois isto aumenta a autoconfiança; 

• assumir riscos (ter coragem), pois não adianta brigar com os problemas mas enfrenta-los para não ser destruído por eles; 

• tornar-se um(a) “sobrevivente” repleto(a) de recursos no mercado de trabalho; 

• usar a criatividade e a imaginação para quebrar a rotina e mudar seus hábitos para resolver situações imprevistas, adversas e delicadas; 

• transformar-se em um otimista incurável, visualizando sempre um futuro bom e melhor; 

• apurar o senso de humor (desarmar os pessimistas); 

• separar bem quem você é e o que você faz; 

• permitir-se sentir dor, recuar e, às vezes, enfraquecer para, em seguida, retornar ao seu estado original.

VANTAGENS

     O desenvolvimento da resiliência pode proporcionar ao ser humano as seguintes vantagens:

• permitir nossa reciclagem pessoal através da renovação de nossas energias e da reintegração ou ajustamento à uma nova realidade; 

• fornecer a oportunidade de curar velhas feridas; 

• descobrir novas formas de lidar com a vida e de nos organizarmos de modo   mais eficaz; 

• melhor preparação para lidarmos com pressões; 

• fornecer meios de reduzir pressões desnecessárias, reconhecendo como são criadas e mantidas; 

• desenvolver a capacidade que cada um tem de se adequar e flexibilizar às   situações sem perder seus objetivos.

A resiliência fortalece o desempenho mantendo as habilidades e competências necessárias para que o indivíduo continue seu aprendizado, seu desenvolvimento e ascenção de sua carreira profissional.

Para Frederic Flach, as características da pessoa resiliente são:

• capacidade de aprender; 

• auto-respeito; 

• criatividade na solução de problemas; 

• habilidade em recuperar a auto-estima quando diminuída ou temporariamente perdida; 

• independência de espírito: autonomia; 

• liberdade e interdependência; 

• habilidade de fazer e manter amigos; 

• disposição para sonhar; 

• bom senso de humor; 

• grande variedade de interesse.

Já, para Eduardo Camello, autor do livro “Supere – A arte de lidar com as adversidades”, são reslientes as pessoas que possuem uma combinação das   seguintes qualidades:

CARACTERÍSTICAS DA PESSOA RESILIENTE

• são bastante confiantes: acreditam em si mesmos e naquilo que são capazes de fazer; 

• gostam e aceitam mudanças: encaram as situações de estresse e adversidades como desafios a serem sempre superados; 

• têm baixa ansiedade e alta extroversão: são abertos a novas experiências e formas de fazer as coisas. Nunca desanimam: 

• têm autoconhecimento e auto-estima positivos: conseguem administrar seus sentimentos e suas emoções em ambientes imprevisíveis e emergenciais; 

• são emocionalmente inteligentes: conhecem suas emoções, sabem administrá-las, conseguem automotivar-se, reconhecem emoções em outras   pessoas e sabem manejar relacionamentos; 

• são altamente criativos: procuram constantemente por inovações. Não se conformam com a monotonia; 

• dispõem de uma eficaz capacidade de resposta: mantêm altos níveis de clareza, concentração, calma e orientação frente a uma situação adversa.

     Comece a prestar mais atenção a você mesmo quando situações adversas, como um acontecimento do passado lhe trouxer lembranças amargas ou ser acometido por uma doença ou uma perda, ou ... e você ficar “para baixo” ou deprimido. Este é o momento que a vida está lhe dando para saber, realmente, se você é resiliente ou não.


Nenhum comentário:

Postar um comentário