terça-feira, 7 de agosto de 2012

Falta ATITUDE para ter atitude - Marcos Sousa


Reza a sabedoria oriental que “se não mudarmos a direção em que caminhamos, terminaremos exatamente onde começamos”. 

O que acontece se pegarmos uma bola e com uma caneta começarmos a traçar uma reta em sua superfície sem mudar de direção? 

Voltaremos ao mesmo ponto que partimos. 

Agora parece lógico, não? 

A terra também é redonda. Você pode já ter ouvido algo semelhante:

 “Se você continuar fazendo o que sempre vem fazendo, você não conseguirá obter nada diferente do que já tem”. 

Mas para mudar de direção o que precisamos? Vontade, coragem, ação, e principalmente, ATITUDE. Qual é a diferença entre dois funcionários que começam a trabalharem juntos numa empresa como estoquista, e 15 anos depois, um vira presidente da companhia e outro vira o melhor estoquista da empresa? Além de competência, um teve ATITUDE

Qual é a diferença entre os que fazem a diferença em uma empresa e o resto da companhia? A tal ATITUDE. Podemos agir com ATITUDE para com os outros e com nós mesmos. 

ATITUDE se resume em fazer algo a mais do que os outros esperam, seja na empresa, fazendo algo a mais para o seu chefe, seja em sua vida, fazendo algo a mais pelos seus parentes e amigos. Quando todos perceberem que você fez algo não esperando nada em troca, passarão a vê-lo com outros olhos. Verão você como uma pessoa que faz a diferença, que teve uma ATITUDE de fazer algo por eles, de se importar com eles. Mesmo que não retribuam, você não precisará cobrar, pois a vida será generosa e te compensará. Fazendo algo a mais pelos outros, estaremos fazendo algo a mais para nós mesmos. 

ATITUDE se resume também a fazer algo para te tirar de onde você está, de transformar sua vida, de te arrancar da zona de conforto que você vive. Por que você não consegue avançar? Obter mais sucesso em sua vida? A resposta é simples. Por que você não resolveu ainda em sua mente que tem que te tirar daí, de onde você está agora. 

Caminhe por outras ruas, leia livros, faça aquele curso de violão que você tanto queria, vá fazer algo pelas pessoas carentes, salte de asa-delta ou de pára-quedas, faça uma trilha na mata, faça aquele curso de inglês, entre na universidade, faça cursos específicos em sua área de trabalho. Se você está insatisfeito com o seu cargo, prove a você mesmo que poderá mudar de cargo e assumir novas responsabilidades. Se apresente ao mundo! 

A partir de agora, você dirá o quanto poderá ganhar em sua empresa assumindo novas responsabilidades, fazendo algo a mais do que você já faz, agregando mais valor aos outros. Você dirá o quanto poderá viver em sua vida. Não fique parado, mova-se, salte, pule, corra, mas saia de onde você está. Tem que ser hoje, já, nesse momento. 

Que tal começarmos antecipando para o dia de hoje aquelas promessas que sempre fazemos no final do ano, e nunca cumprimos: nesse ano novo vou emagrecer, não vou mais beber, vou parar de fumar, vou dar mais atenção à minha família, vou tirar um tempo maior para mim mesmo, vou aprender a mergulhar, vou entrar num curso de teatro, vou comprar meu apartamento, etc. 

Que tal termos ATITUDE para pensarmos e agirmos a partir de hoje e não esperar pelo dia 31 de dezembro para fazê-lo. Tenho certeza que se você começar hoje e praticar com vontade e fé, você conseguirá fazer um "ano" diferente. 

Se todos passarem a fazer algo a mais pelos outros, um dia, alguém estará fazendo por você. 

Pense e reflita. 

O único limite intransponível que existe na vida é o limite na nossa mente. 

Por: Marcos Sousa - www.marcos_a_sousa.oi.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário