Porque gestores e colaboradores devem se preocupar com os detalhes desta
ferramenta de relacionamento do dia a dia das empresas
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O feedback aponta um caminho
Já questionava o sábio
Tim Maia: “Cadê o retorno?” A capacidade de um profissional avaliar o quanto
já caminhou na empresa rumo a um objetivo não é uma tarefa que ele possa
realizar sozinho: para isso é imprescindível que ele ouça de outro
profissional informações sobre como é visto na empresa.
Este é o “tal”
FEEDBACK, ou “retorno”. Se um músico precisa saber se está tendo “retorno” de
sua voz o mesmo ocorre com qualquer profissional em relação às suas ações,
que são, em primeira instância “a sua voz”. Afinal, vivemos em sociedade e o
fruto de nosso trabalho não interessa apenas a nós mesmos, mas,
invariavelmente, a um bom número de pessoas.
Feedback é, portanto,
o processo de fornecer dados a uma pessoa ou grupo ajudando-o a melhorar seu
desempenho no sentido de atingir seus objetivos.
Para que haja êxito na
comunicação do feedback as barreiras devem ser rompidas e estabelecida uma
relação de confiança e segurança. De forma bem resumida e prática
esclarecemos abaixo uma questão sob a qual se debruçam muitos gestores ávidos
por solucionar crises de relacionamento interno em suas empresas.
O feedback pode ser de dois tipos:
• aberto - é óbvio e direto. Obtido através de
perguntas e de observação, durante a realização de exercícios e testes.
Mostra o que o ouvinte captou e o que não captou. Pode ser falsificado.
• velado - é obtido através da prática de observar
a reação do ouvinte a estímulos externos. Pode se obtido na sua expressão,
posição, movimentos e atitude. Como é expressado inconscientemente, diz a
verdade.
O que fazer antes de dar feedback
Quando vamos dar feedback precisamos conhecer alguns
dados importantes, tais como:
A) Se o feedback for individual:
1. Por que queremos dar feedback a outra pessoa?
• para puni-la.
• para desabafar e sentirmo-nos aliviados.
• para demonstrar nossa inteligência e habilidade.
• para ajudar outra pessoa a alcançar seus objetivos de maneira mais efetiva.
2. E quanto à pessoa que recebe feedback?
• é difícil dar feedback a uma pessoa que não está
preparada para recebê-lo ou não sinta a sua necessidade.
• a pessoa pode estar solicitando feedback porém não recebe por diversas
razões, pois sentem não ter nada de útil para lhe falar ou sentem que ela não
está reparada, ou sentem que o feedback não lhe será útil,. ... etc.
As pessoas precisam do
feedback, tanto do positivo quanto do negativo, precisam saber não apenas o
que estão fazendo ineficientemente mas também o que realizam com eficiência
3. Porque certas pessoas acham difícil dar
feedback?
• nossa cultura tem certas normas contrárias à
expressão de sentimentos pessoais aos outros.
• têm medo de que, se derem feedback, a pessoa fique chocada e com isso perca
um amigo.
• receiam que ao darem feedback a outra pessoa os ataque ou puna.
• temem que seu feedback seja mal interpretado.
• não sabem como lidar com o assunto.
4. Porque as pessoas comumente reagem ao
feedback?
Como o feedback é visto
geralmente como crítica, as pessoas muitas vezes reagem defendendo-se de uma
das seguintes maneiras:
• preferem não ouvir o que lhes é dito - rcepção
seletiva.
• duvidam dos motivos da pessoa que lhe dá o feedback.
• negam a validade dos dados do feedback.
• racionalizam procurando justificar seu comportamento.
• atacam as pessoas que lhes dão feedback, apontando-lhes também alguns de
seus erros.
B) Se o feedback for de grupo:
O grupo também tem
necessidade de receber informações sobre o seu desempenho, sua atmosfera de
trabalho, se existe rigidez nos procedimentos, subutilização de pessoas, se
existe confiança no líder, se existe maturidade no grupo, ...etc.
1. Os mesmos problemas envolvidos no feedback individual
estão presentes no de grupo, em maior ou menos grau
2. O grupo pode receber feedback de:
• membros atuando como
participantes-observadores.
• membros selecionados para desempenhar uma função específica de observador
par ao grupo.
• consultores externos ou especialistas que vem para fazer observações,
valendo-se de perspectivas mais objetivas.
3. formulários, questionários, folhas de reação,
entrevistas.
Importância do Feedback
É muito importante
obter feedback. Existem muitos métodos para descobrir o que os clientes,
parceiros e fornecedores pensam ou sentem sobre os serviços e produtos de sua
empresa.
Através do feedback
podemos identificar necessidades e responder aos seguintes questionamentos:
Você sabe ...
- O que o seu cliente, parceiro e fornecedor querem?
- O que eles precisam?
- O que eles pensam?
- O que eles sentem?
- Que sugestões teriam para apresentar a você?
- Se estão ou não satisfeitos?
FEEDBACK é uma
forma de comunicação que auxilia uma pessoa ou grupo entender como sua
atuação está afetando outras pessoas ou grupos.
Portanto...ao dar feedback
Para ter eficiência, o feedback deve ser:
• descritivo ao contrário de ser um processo de
avaliação: ao relatar um evento, sem julgamentos, reduzem-se as
possibilidades de reações defensivas. Quem ouve, usa o dado e a informação
como julgar conveniente;
• específico ao contrário de verbalizar uma generalização: "na última
reunião você fez o que tem feito outras vezes, deixou de ouvir a opinião dos
demais e novamente fomos forçados a aceitar sua decisão". Ao verbalizar
desta maneira, indicou-se o comportamento na determinada reunião e em outras,
porém, não se acusou a pessoa de "controlador ou autoritário".
• compatível com as motivações e objetivos de ambos (emissor e receptor):
quando atende apenas ao interesse de desabafo do emissor pode ser muito
destrutivo, de acordo com a agressividade presente, irritação ou raiva.
• direcionado a esferas de atuação em que o receptor tenha possibilidade de
aperfeiçoar: características pessoais, idiossincrasias, limitações de
raciocínio e outras manifestações individuais não podem ser apontadas como
falhas mas toleradas como próprias daquele indivíduo.
• solicitado , desejado e oportuno: é útil quando os observadores podem
ajudar e mais próximo do comportamento ou fato em questão.
• referir-se à pessoa presente: falar no próprio nome e não fazer referências
a terceiros - "muita gente já falou sobre isso de você". O feedback
serve para aperfeiçoar o comportamento de alguém em relação a nós e nosso
grupo.
Como receber feedback
• Ouça cuidadosamente e evite interromper.
• Saiba que é incômodo e, às vezes, até doloroso. Respire fundo para relaxar
os músculos.
• Faça perguntas se precisar esclarecer alguns aspectos. "Como eu faço
ou digo para você me ver como agressivo?"
• Reformule o que o outro está lhe dizendo, para que confira se ouviu e
entendeu.
• Reconheça o que é correto e adequado no "feedback". Concordar que
seus relatórios estão atrasados é bem diferente de concordar que você é
irresponsável.
Assimile, com calma o tempo, o que ouviu. Peça tempo
para pensar, se necessário.
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quarta-feira, 29 de agosto de 2012
O valor do FEEDBACK ou “RETORNO” - Alexandre Peconick
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