terça-feira, 21 de agosto de 2012

A VOZ PODE SER O PATINHO FEIO DA SUA COMUNICAÇÃO


Atualmente, é inquestionável a afirmação de que “a maneira como nos comunicamos faz a diferença nas relações pessoais e profissionais”. Estamos vivendo uma era em que as pessoas buscam relações saudáveis, harmoniosas e eficazes. Com isso, temos constatado a busca dos profissionais, e das pessoas em geral, desenvolverem e aprimorarem sua competência comunicativa. Muito se fala sobre técnicas de apresentação, comunicação escrita, verbal, interpessoal, corporativa; a voz, um dos principais recursos presentes em quase todas as formas de comunicação, se não utilizada em toda a sua potencialidade, acaba sendo uma espécie de “patinho feio”.

Considerando o contexto profissional, a qualidade do relacionamento é essencial, indispensável e decisiva em qualquer contato, seja ele pessoal ou por telefone. A comunicação profissional, neste contexto, é um diferencial para que o objetivo do relacionamento, quer seja uma venda, uma prestação de serviços com qualidade, entre outros, seja alcançado. Para que isso aconteça os recursos vocais, a linguagem oral e corporal, dicção e escuta devem ser utilizados adequadamente.

Não é raro encontrarmos pessoas com dificuldades em estabelecer uma comunicação adequada por apresentarem atitudes vocais ineficazes. Devemos, assim, atentar ao “como falamos”.  Não basta sabermos apenas “o que” falar. O domínio do conteúdo não garante uma performance positiva.

Devemos escutar a nossa voz e prestar atenção às nossas emoções. Afinal, é ela que transmite o que somos e sentimos e ouvi-la é o primeiro passo para mudanças e aprimoramento! 
A utilização adequada dos recursos vocais é responsável para que o comportamento comunicativo gere uma imagem positiva, resultando em uma comunicação com segurança, credibilidade, cordialidade, assertividade e objetividade.

Atitudes vocais inadequadas podem comprometer a qualidade da comunicação.
Veja o “quanto” está em jogo sua imagem de comunicador, em relacionamentos pessoais e profissionais:

1-Atitude vocal negativa – Uso ineficaz da entonação, ou seja, falta de melodia na voz, ausência de musicalidade. O impacto negativo é determinado pela voz monótona que transmite indisponibilidade, desmotivação e insegurança ao interlocutor.
Atitude vocal positiva – Modular a voz de acordo com o contexto, variando o tom, agudos e graves, favorece o impacto positivo. Transmite segurança, disponibilidade em se comunicar e simpatia ao interlocutor. A entonação adequada é um dos recursos vocais mais importantes; sendo empregada adequadamente, confere ao discursoenvolvimento, simpatia e disponibilidade.

2-Atitude vocal negativa – Utilizar velocidade rápida pode transmitir ansiedade e pressa ou, ao contrário, lenta, demonstra despreparo, desinteresse e insegurança. Além disso, a velocidade rápida pode comprometer a dicção, dificultando a compreensão da fala pelo interlocutor.
Ao falarmos rápido pode ocorrer ainda uma falta de coordenação entre a respiração e a fala, podendo gerar cansaço e esforço vocal.
Atitude vocal positiva – Utilizar velocidade moderada, com um ritmo que possibilite articular adequadamente os sons, transmite clareza de idéiasdisponibilidade e segurançaao interlocutor.  É fato que podemos controlar a velocidade e modificar o padrão que utilizamos. Para tanto, é necessário treino e disciplina. O uso do gravador é um recurso bastante interessante para colaborar na conscientização da comunicação.

3-Atitude vocal negativa - Utilizar o volume de voz forte pode transmitir agressividade e autoritarismo, gerando um desconforto ao interlocutor.
Atitude vocal positiva - Utilizar volume de voz moderado,transmite tranqüilidade e equilíbrio. Como a velocidade, o volume de voz também pode ser controlado. Prestar atenção, treinar e solicitar feedback às pessoas que estão ao seu lado pode colaborar para a melhora. Neste caso, as gravações também são eficientes.

4-Atitude vocal negativa - Articular ineficazmente os órgãos da fala (lábio, língua, mandíbula). Refere-se ao movimento restrito dos mesmos o qual pode comprometer a inteligibilidade do discurso. Além disso, limita a projeção dos sons.
Atitude vocal positiva - Articular os órgãos da fala de maneira que o interlocutor compreenda todos os sons das palavras. Uma dicção adequada gera segurança e clareza de idéias e demonstra real compromisso de se fazer entender.

Vale lembrar que o diagnóstico das Atitudes Vocais Negativas pode ser feito por aqueles que “escutam” sua voz e não apenas por você; mas ouvir atentamente sua voz é o primeiro passo para a mudança. Para maior fidedignidade de sua análise, use um gravador e peça feedback ao seu interlocutor.

Investir na sua comunicação lhe trará relações positivas, favorecendo a empatia! Utilize a voz em seu favor, conheça os recursos da sua própria voz e valorize sempre a sua maneirade comunicar!  Os clientes, internos ou externos, vão agradecer!

Material Retirado do Pocket MBA Comunicação Integrada

RENATA GARCIA ALLOZA
Consultora Sênior do Instituto MVC e Diretora da COMUNIK

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