Atualmente, é inquestionável a
afirmação de que “a maneira como nos comunicamos faz a diferença nas
relações pessoais e profissionais”. Estamos vivendo uma era em que as
pessoas buscam relações saudáveis, harmoniosas e eficazes. Com
isso, temos constatado a busca dos profissionais, e das pessoas em geral,
desenvolverem e aprimorarem sua competência comunicativa. Muito se fala sobre
técnicas de apresentação, comunicação escrita, verbal, interpessoal,
corporativa; a voz, um dos principais recursos presentes em quase todas as
formas de comunicação, se não utilizada em toda a sua potencialidade, acaba
sendo uma espécie de “patinho feio”.
Considerando o contexto profissional,
a qualidade do relacionamento é essencial, indispensável e
decisiva em qualquer contato, seja ele pessoal ou por telefone. A comunicação
profissional, neste contexto, é um diferencial para que o objetivo do
relacionamento, quer seja uma venda, uma prestação de serviços com qualidade,
entre outros, seja alcançado. Para que isso aconteça os recursos vocais, a
linguagem oral e corporal, dicção e escuta devem ser utilizados adequadamente.
Não é raro encontrarmos pessoas com
dificuldades em estabelecer uma comunicação adequada por apresentarem atitudes
vocais ineficazes. Devemos, assim, atentar ao “como falamos”.
Não basta sabermos apenas “o que” falar. O domínio do conteúdo
não garante uma performance positiva.
Devemos escutar a nossa voz e prestar
atenção às nossas emoções. Afinal, é ela que transmite o que somos e sentimos e
ouvi-la é o primeiro passo para mudanças e aprimoramento!
A utilização adequada dos recursos
vocais é responsável para que o comportamento comunicativo gere uma
imagem positiva, resultando em uma comunicação com segurança, credibilidade,
cordialidade, assertividade e objetividade.
Atitudes vocais inadequadas podem
comprometer a qualidade da comunicação.
Veja o “quanto” está em jogo sua imagem
de comunicador, em relacionamentos pessoais e profissionais:
1-Atitude vocal negativa –
Uso ineficaz da entonação, ou seja, falta de melodia na voz,
ausência de musicalidade. O impacto negativo é determinado pela voz monótona
que transmite indisponibilidade, desmotivação e insegurança ao interlocutor.
Atitude vocal positiva –
Modular a voz de acordo com o contexto, variando o tom, agudos e graves,
favorece o impacto positivo. Transmite segurança, disponibilidade em se
comunicar e simpatia ao interlocutor. A entonação
adequada é um dos recursos vocais mais importantes; sendo empregada
adequadamente, confere ao discursoenvolvimento, simpatia e disponibilidade.
2-Atitude vocal negativa – Utilizar velocidade rápida
pode transmitir ansiedade e pressa ou, ao contrário, lenta, demonstra
despreparo, desinteresse e insegurança. Além disso, a velocidade rápida pode
comprometer a dicção, dificultando a compreensão da fala pelo interlocutor.
Ao falarmos rápido pode ocorrer ainda
uma falta de coordenação entre a respiração e a fala, podendo gerar cansaço e
esforço vocal.
Atitude vocal positiva – Utilizar
velocidade moderada, com um ritmo que possibilite articular adequadamente os
sons, transmite clareza de idéias, disponibilidade e segurançaao
interlocutor. É fato que podemos controlar a velocidade e modificar o
padrão que utilizamos. Para tanto, é necessário treino e disciplina. O uso do
gravador é um recurso bastante interessante para colaborar na conscientização
da comunicação.
3-Atitude vocal negativa - Utilizar
o volume de voz forte pode transmitir agressividade e
autoritarismo, gerando um desconforto ao interlocutor.
Atitude vocal positiva - Utilizar
volume de voz moderado,transmite tranqüilidade e equilíbrio. Como a velocidade,
o volume de voz também pode ser controlado. Prestar atenção, treinar e
solicitar feedback às pessoas que estão ao seu lado pode
colaborar para a melhora. Neste caso, as gravações também são eficientes.
4-Atitude vocal negativa - Articular ineficazmente
os órgãos da fala (lábio, língua, mandíbula). Refere-se ao movimento restrito
dos mesmos o qual pode comprometer a inteligibilidade do discurso. Além disso,
limita a projeção dos sons.
Atitude vocal positiva -
Articular os órgãos da fala de maneira que o interlocutor compreenda todos os
sons das palavras. Uma dicção adequada gera segurança e clareza de
idéias e demonstra real compromisso de se fazer entender.
Vale lembrar que o diagnóstico das
Atitudes Vocais Negativas pode ser feito por aqueles que “escutam” sua voz e
não apenas por você; mas ouvir atentamente sua voz é o primeiro passo para a
mudança. Para maior fidedignidade de sua análise, use um gravador e peça
feedback ao seu interlocutor.
Investir na sua comunicação lhe trará
relações positivas, favorecendo a empatia! Utilize a voz em seu favor, conheça
os recursos da sua própria voz e valorize sempre a sua maneirade
comunicar! Os clientes, internos ou externos, vão agradecer!
Material Retirado do Pocket MBA Comunicação
Integrada
RENATA GARCIA ALLOZA
Consultora Sênior do Instituto MVC e
Diretora da COMUNIK
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