segunda-feira, 15 de abril de 2013

TORNE UMA CRÍTICA EM FEEDBACKS CONSTRUTIVOS



O ato de criticar é um ótimo teste para suas habilidades de comunicação. 

Usando a técnica adequada, você consegue transformar um comentário    aparentemente negativo em uma mensagem motivadora para todos os envolvidos. 

O tom de voz e a escolha das palavras são fundamentais para ter sucesso na empreitada. Se você demonstrar  irritação prepare-se para enfrentar problemas – as pessoas perceberão seu nervosismo e se encolherão de medo. E se, para piorar, você for demasiadamente rude, sua crítica pode se tornar uma questão pessoal.

Veja como tornar uma critica num feedback construtivo:

Seja direto
Quando a situação é desconfortável, nossa tendência é demorar a entrar no assunto, mas o resultado é que isso só aumenta a agonia. 

Tente apresentar seu feedback de modo objetivo, sem subterfúgios ou explicações desnecessárias.

Verifique suas suposições: 
Deixe bem claro que você acredita na capacidade do funcionário de melhorar. 

Faça seus feedbacks, mas deixe nas entrelinhas uma mensagem positiva. 

“Você pode fazer melhor” é sem dúvida mais animadora do que “Você é uma causa perdida”.

Preserve a autoestima do colaborador: 
Tranquilize-o dizendo “Talvez você não esteja sabendo...” 

ou 

“Tenho uma sugestão e gostaria de ouvir sua opinião”.

Fale de maneira sincera e positiva

Se seu feedback for bem intencionado, não há motivo para se mostrar hesitante, frio ou insensível. 

O nível de entusiasmo da sua voz vai definir o tom da resposta do colaborador.

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