É comum reclamarmos que
as pessoas não fazem o que esperamos delas, não realizando sequer o que
consideramos óbvio. O grande problema das solicitações não serem atendidas
como o esperado é fruto de falhas no processo de formulação do pedido, ou
seja, falha de comunicação.
Agimos como se as
pessoas tivessem a obrigação de adivinhar o que queremos. Ninguém possui bola
de cristal e só existe um instrumento que possibilite ao outro descobrir
exatamente o que, e como queremos que as coisas sejam realizadas. Este
instrumento é a comunicação!
A qualidade
da sua vida é o resultado da qualidade da sua comunicação. O
ato da fala é um dos maiores poderes concebidos ao ser humano. O Homem é a
única espécie capaz de transmitir conhecimento de uma geração a outra e de
expandir continuamente este conhecimento, à medida que o transmite.
Nossas
solicitações não são atendidas porque não sabemos pedir. Geralmente
escuto muitos os gestores reclamarem: os subordinados não fazem o que foi
solicitado, e era óbvio o que era para ser feito...
Eu pergunto: Obvio
para quem?
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Na nossa cultura quem
pede muito é chamado de “pedinte” “pedinchão”; como ninguém gosta de ser
rotulado, passa a pedir menos do que precisa e a exigir mais do que realmente
pediu.
As mulheres são campeãs. Quando chega alguma data festiva, das típicas em que se presenteia, o esposo atencioso pergunta o que a esposa deseja ganhar. Ela, criada para ser Amélia, mulher de verdade, agradece e verbaliza – Nada não! Não vamos gastar. O marido não muito convencido fica como escoteiro “Sempre Alerta”. No café da manhã a amada esposa reclama da sanduicheira que esta com antiaderente desgastado. O esposo rapidamente entende o recado – Ela quer uma sanduicheira nova. Pronto, a confusão foi armada. Ele empolgado chega com o presente e não consegue entender o rosto de ingratidão da esposa, que não queria nada e mesmo assim ganhou o lindo eletrodoméstico. Ela por sua vez o acusa de insensível. Nas empresas as mesmas frustrações de expectativas se repetem constantemente. Os pedidos são mágicos, toda vez que um pedido é bem formulado aumenta as chances de mudar o futuro, as relações e os resultados. Pedir gera uma oportunidade real de que algo aconteça. As chaves para fazer um pedido bem feito:
E a maior de todas as
gratidões é sermos úteis na vida das pessoas que nos cercam. E toda vez que
você puder atender alguma solicitação, não se espante se a pessoa mais
realizada e feliz for você, afinal somos o reflexo do que projetamos na vida
dos outros. Peça e seja atendido, mas saiba pedir e ser grato aos que lhe
atendem. Pedir é uma arte, atender é uma satisfação quando existe qualidade
nas relações humanas.
Peça o necessário, estabeleça e comunique suas expectativas, cheque as condições de realização do seu pedido, o entendimento das suas expectativas e comemore os resultados! “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á”, como Jesus disse a seus discípulos. Assim é a recomendação, assim também é a realidade! |
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