sexta-feira, 12 de abril de 2013

Sete competências para tornar-se um líder


Antes de virar chefe, profissionais precisam de competências específicas, assim como um bom planejamento de carreira. Embora as pessoas não nasçam com todas essas competências, especialistas afirmam que ao longo da profissão elas podem ser praticadas e desenvolvidas.

Para um profissional que pretende tornar-se líder e passar a gerir ou conduzir uma equipe, ele precisa, antes de tudo, de muito estudo e planejamento. “O profissional precisa planejar a sua carreira sabendo onde quer chegar e como vai chegar” declara Cristiane Domingues Ribas, consultora executiva de RH da De Bernt Entschev Human Capital.

Segundo Cristiane, um fator que pode ajudar no desenvolvimento da liderança é a participação em grupos onde existam oportunidades de gerenciar pessoas, como grupos de atividades voluntárias ou em cursos de especialização, pós-graduação e idiomas. Nesses ambientes, sempre há chances de organizar um trabalho e formar grupos. Dessa forma, o indivíduo pode exercer a liderança como gestor de grupo e distribuir tarefas e prazos, por exemplo. “Praticar a liderança é extremamente produtivo, pois permite ao profissional vivenciar exemplos reais de gestão de pessoas, bem como analisar se tem perfil e prazer em liderar” comenta a consultora.

Cristiane revela sete competências para tornar-se um bom líder.

1. Identificar e desenvolver talentos

“Ao invés de mostrar novas ideias o tempo todo, o chefe deve saber orientar, desenvolver e treinar as pessoas para que elas tragam novas ideias” comenta a consultora.

Ainda segundo Cristiane, o líder deve estar envolvido com os colaboradores. Isso significa demonstrar felicidade e satisfação ao ver as pessoas acertando e crescendo profissionalmente. Dessa forma, os funcionários se sentirão mais valorizados e parte da companhia.

2. Planejar e definir metas

Segundo a especialista, além de um planejamento de carreira, ou seja, conhecer aonde se quer chegar e como pretende chegar, o processo de liderança envolve o ato de aproximar a equipe, definindo o papel e as tarefas de cada integrante do grupo e auxiliando-os a focar na entrega dos resultados e no cumprimento das metas.

3. Abrir mão do reconhecimento em prol da equipe

Saber nomear e dividir as conquistas com toda a equipe, ao invés de reclamar as glórias somente para si é outra forte competência do líder. “É importante saber reconhecer a parcela de contribuição de cada integrante da equipe e valorizar as ideias de cada um. Isso os incentiva a continuar contribuindo para o sucesso do grupo” comenta Cristiane.

4. Ser resiliente

Com o dinamismo atual do mercado e situações mudando cada vez mais rápido, os gestores precisam ser ágeis e focados nas soluções, ao invés de lamentar os problemas. Os líderes devem ter bom equilíbrio emocional para saber lidar com situações difíceis e desafiadoras de maneira mais produtiva e assertiva. Desta maneira, não perdem a cabeça em momentos de conflito ou crise.

Um líder resiliente é positivo em relação aos problemas e procura encontrar a melhor solução com tranquilidade e assertividade. Além disso, é flexível e aceita com maior facilidade as novidades e propostas. Segundo a consultora, eles persistem, se auto motivam e aprendem com os funcionários.

5. Escutar

Além de se comunicar e relacionar com facilidade, um bom líder precisa, antes de tudo, saber escutar – que é diferente de saber ouvir. Escutar significa considerar as propostas feitas, estar atento aos que os demais dizem, perceber e compreender as informações que a empresa lhe repassa. “É o ato de se preocupar com o que está ouvindo e compreender essas informações, demostrando assim interesse real pelas pessoas e pelo que dizem. Isso também as valoriza.” diz Cristiane.

6. Servir de exemplo

Para ser um bom gestor, o líder precisa servir de exemplo a seus subordinados. Humildade e respeito são características intrínsecas para uma gestão eficaz. Ser humilde permite ter uma equipe capaz de brigar e defender seus ideais. Isso acontece pois acreditam no papel do líder como conciliador e porque ele sabe reconhecer a capacidade, o conhecimento e o valor moral de seu time.

7. Gerenciar

O papel de gestão envolve muitos conflitos, processos, riscos e envolvimento com pessoas. “O profissional deve ter capacidade de avaliar situações e obter resultados, incentivar o trabalho em equipe e realizar feedbacks aos funcionários. A incapacidade de lidar em grupo, inclusive, é o principal fator eliminatório de candidatos a cargos executivos”.

Nesse ponto entra também a capacidade de comunicação e de relacionamento com clientes, fornecedores, superiores e subordinados. O lado relacional é um passo importante que envolve várias outras habilidades: de fazer planejamentos, de tomar decisões e ter iniciativa, por exemplo. As pessoas precisam confiar em seus líderes. Profissionais que possuem essas competências são escassos no mercado, por isso possuem alto valor. 

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