segunda-feira, 22 de abril de 2013

NETWORKING, A IMPORTÂNCIA DOS RELACIONAMENTOS


Ter um bom relacionamento com as pessoas, principalmente no meio virtual, onde criação de relacionamentos e ensejos para conversas são mais fáceis e rápidos, é um dos pontos-chave rumo à consecução de um objetivo.

Fazer contatos, trocar ideias, receber e enviar mensagens, essas e outras são maneiras de ter um bom relacionamento e gerir os contatos online. A importância disso, incontestavelmente, é a formação de um bom networking, uma boa rede de relacionamentos que, mais cedo ou mais tarde, servirá para lhe trazer benefícios e, muito importante e gratificante, criará oportunidades para que você ajude as pessoas e seja ajudado – benefícios mútuos.

O QUE É ‘NETWORKING’?

Networking é uma rede de relacionamento que você constrói em sua área de trabalho/atuação. Pode ser em qualquer profissão e/ou atividade, sem restrições! Qualquer profissional ou atuante em determinada área de atividades pode montar uma rede de contatos e relacionamentos, bastando, para isso, conhecer pessoas, relacionar-se com elas, estar em contato constante e proveitoso, de modo que essas relações sejam proveitosas para todas as partes envolvidas.

ONLINE NETWORKING OU NETWORKING VIRTUAL

“Tradicionalmente”, os networkings são montados através de contatos pessoais, telefonemas, correspondências, e coisas neste sentido. Geralmente, é um amigo ou colega de trabalho que lhe apresenta determinada pessoa e esta pessoa, depois de algum tempo, passa a fazer parte de seu grupo de contatos.

Devemos considerar “depois de algum tempo”, porque para se agregar indivíduos em um networking são necessárias várias coisas, e não é só porque você acaba de conhecer alguém muito bom ou muito influente no que faz que seja possível considerá-lo como já parte de sua rede de contatos.

Na verdade, o networking se forma de maneira mútua, quer dizer, não funciona se somente uma das partes considerar a outra como “ponto de contato”; para dar certo, o networking deve envolver vontades e objetivos mútuos, deve acontecer de, tanto você, quanto aquele que conheceu relacionarem-se entre si, de forma produtiva, agradável e útil, a fim de que, agora sim, seja considerado que mais uma pessoa entrou em sua rede de contatos.

Mas, atualmente, algo muito comum de acontecer é o networking virtual, ou “online networking”, no qual não é mais preciso conhecer pessoalmente seus contatos, e o relacionamento e as interações se dão através dos meios de comunicação online, como programas de mensagem instantânea (instant messengers), e-mail, redes de relacionamento como Linked In e Facebook, redes sociais, blogs e microbloging.

Como mencionado, o networking online é mais simples e mais fácil de ser formado devido a fatores como:

•Facilidade de contato com outras pessoas. Através da internet é muito fácil entrar em contato com outras pessoas.

•Facilidade de meios para o contato com outras pessoas. Como citado, existem diversas maneiras de se entrar em contato com outros indivíduos ou coletividades, tais como mensageiros instantâneos, e-mail, microbloging, fóruns, dentre outros.

•Rapidez com que os contatos se dão, de forma praticamente gratuita. Devido a esta diversidade de maiôs de comunicação virtual e o grande número de pessoas que acessam a rede mundial, é possível conhecer grande número de pessoas – gerenciar e manter os conhecidos é que é a questão. E uma grande vantagem é que os que se têm com isso são ínfimos, praticamente nulos, comparados à grandiosidade e vantagens em se ter um bom networking.


COMO MONTAR UM BOM NETWORKING

•Ter um bom networking, com os contatos certos, não é um trabalho que se faz da noite para o dia. Pelo contrário, é atividade que se faz no dia-a-dia, a fim de se conseguir bons contatos com boas pessoas, seja o contato inicial proposital ou não.

•Seja bom no que faz (ou, pelo menos, tente)

•Conseguir um “ponto de contato” no networking é tarefa mútua, que deve ser bom para ambas às partes envolvidas. Para alguém considerar “ser bom” ter você na rede de contatos, você deve apresentar características que façam de você bom em algo – especificamente, algo que seja, indiretamente, bom para a pessoa, também.

•Afinal, ninguém vai querer tê-lo em seu networking simplesmente “para constar”. Não funciona como no Orkut, onde adicionar contatos é apenas para somar números, em vão. No networking, os contatos não são em vão: os contatos numa networking são para se ajudarem mutuamente e, de forma conjunta, todos os envolvidos crescerem.

•Para iniciar seu networking, também não é obrigatório que você seja o maior expert numa área de atuação. O simples fato de você ter interesse legítimo em aprender sobre alguma coisa ou atividade chamará atenção para os mais consolidados naquilo e, sendo ativo em comunidades e seguindo determinadas práticas, rapidamente você consegue formar uma boa rede de relacionamentos.

•Comece com contatos já existentes

•Assim que se começa com a atividade online, rapidamente os novos contatos e amigos virtuais aparecem. Entretanto, neste primeiro momento, nem sempre se está pensando em um networking profissional.

•A partir do momento em que se pensa em formar um networking para atividades mais sérias e compromissadas, é uma boa tática procurar conhecer melhor os contatos que você já tem, mas, até então, apenas era para “lazer”. Pode ser que descubra que muitos de seus contatos trabalhem em áreas afins da sua e seu networking já tem um bom começo.

•Os conhecidos diretos de seus contatos também são uma ótima pedida. É mais fácil e confiável se um contato seu fala para um amigo ou colega sobre suas qualidades e competências, ou sobre a vontade de iniciar um novo negócio ou atividade. Para a pessoa que recebe a indicação de um colega direto sobre você, é mais fácil de “abrir a cabeça” para a situação e, rapidamente, mais contatos entrarão em seu networking.

•Expansão gradual

•Montar uma boa rede de relacionamentos é tarefa para vários meses, vários anos. Na verdade, é tarefa que não termina jamais, é infinita, já que sempre você conhece novas pessoas, tem novas ideias e atualiza seus conceitos.

•Em todas essas situações, o processo de “angariar” novos contatos é mais fácil, mais simples, mais suave. Dá-se de forma mais gradual e natural e permite que você seja conhecido e divulgado através de seus contatos mais diretos.


CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE NETWORKING

•Estatísticas mostram que cerca de 50% a 70% das pessoas têm seu último emprego graças a indicações de contatos de seu network pessoal. Se tamanha porcentagem é válida para os empregos “tradicionais”, o mesmo vale para os trabalhos e atividades, em geral, na internet, principalmente na web.

•Ter uma boa rede de contatos virtuais é a melhor maneira de lograr sucesso em atividades virtuais, principalmente as que envolvem a intensa e primordial utilização de grande número de pessoas – a maioria das atividades online, diga-se de passagem.

•Entretanto, como comentado anteriormente, deve-se saber que para se estruturar um bom networking é preciso tempo e dedicação e, também, de um pouco de “sorte”. Um networking de qualidade certamente é superior a um networking de quantidade. O bom, mesmo, é unir ambos, ter um networking numeroso e de qualidade, entretanto, quando isso não for possível, primar pela qualidade, em detrimento à quantidade, é a melhor estratégia.

•Estudando mais a fundo sobre networking, pesquisando em sites que falam sobre o assunto, certamente você encontrará meios para formar seu próprio networking de qualidade e, com certeza, conhecerá e permanecerá em contato com pessoas que o ajudarão a crescer, pessoal e profissionalmente e terá a oportunidade de também ajudar a outras pessoas a crescer.


Fonte: Escola Dinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário