sexta-feira, 19 de abril de 2013

Planeje para dar o melhor de si


Diante de poucos empregos e da grande concorrência no mercado, é cada vez mais necessário dar o melhor de si não só para se manter no trabalho, mas principalmente para alçar novos vôos e destacar-se.

Então, que tal parar para pensar e analisar o que você pode fazer para dar o melhor de si ou o que pode fazer para ir além do que você já faz? Todas as habilidades e competências que você tem podem melhorar sempre, mas para isso você terá de avaliá-las periodicamente.

Primeiro liste quais são as suas habilidades. A nossa valorização interna é diferente da valorização que os outros fazem de nós, portanto, compare como você se vê com a maneira com a qual as pessoas que te conhecem bem vêem você. Peça para elas listarem as suas habilidades também. Atente que os profissionais mais eficientes são os que têm um bom auto-conhecimento e, conseqüentemente, um equilíbrio entre a percepção que têm de si mesmos e as percepções que os outros fazem de si.

Em segundo lugar, procure centralizar suas ações e esforços nas principais habilidades que você encontrou em ambas as listas e que são fundamentais para o desenvolvimento do seu trabalho. Analise para descobrir quais delas precisam passar por um processo de melhora e o que você pode fazer para que isso aconteça.

Você conseguirá assimilar os novos conhecimentos decorrentes das suas ações a respeito das suas habilidades se torná-los realidade. A experiência faz parte da aprendizagem, portanto, anote as melhoras que você for obtendo em cada uma das habilidades que você eleger para aprimorar.

O seu papel é de se auto-ajudar para ter outro ponto de vista diante das situações profissionais, questionando-se e encontrando as respostas dentro de você mesmo para tomar as suas próprias decisões e planejar suas ações.
Boa sorte!

Dica:

Assim como as empresas fazem seus Planos de Negócios para orientar as ações necessárias para o desenvolvimento, que tal você fazer o mesmo? Já pensou em fazer um “Plano de Melhora” para orientar as ações necessárias para a sua performance e carreira? Encare a sua carreira como um negócio, como o seu maior empreendimento.

Vale aqui colocar que você não pode deixar de fora do seu “plano de melhora” as reações que você tem de forma espontânea e automática nas situações cotidianas e que não envolvem o seu trabalho.

Às vezes estamos tão absortos na nossa rotina e deveres profissionais que deixamos isso fora do trabalho. Eu acredito que isso seja um erro, até porque é a sua espontaneidade, originalidade que o faz ter um diferencial competitivo no ambiente profissional. 

Alie sua espontaneidade com suas habilidades, dentro do seu “plano de melhora”, para encontrar a sua excelência profissional e enfraquecer, ou quem sabe neutralizar, as suas debilidades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário