É inegável que o ritmo acelerado da
atualidade leva pessoas a listarem prioridades para manterem a vida "em
ordem". No ambiente de trabalho, a competitividade e o alto grau de
cobranças que os profissionais recebem das empresas faz com que milhões
trabalhadores foquem-se apenas em suas atividades e a grande maioria esquece de
que também precisa de cuidados com a saúde. Mas quando se fala em realizar um
check-up, praticar algum exercício físico, por exemplo, a resposta vem
rapidamente: "Não tenho tempo". Listo abaixo algumas dicas que podem
auxiliar os profissionais a cuidar da saúde, mesmo que estejam no horário de
expediente.
1 - Muitos
são os profissionais que não lembram que possui uma coluna e se sentam de
qualquer forma em suas cadeiras, mesmo que essas lhes permitam uma postura
ergonomicamente correta. Observe se você sabe sentar-se corretamente e se
coloca diante do computador sem sacrificar sua coluna, seus braços e suas
pernas.
2 - A
empresa em que você atua oferece programas de qualidade de vida? Ótimo,
mantenha-se informado quais são as ações desenvolvidas e participe de alguma
atividade. Aulas de ginástica laboral pode parecer perda de tempo, mas não são.
Converse com a área de Recursos Humanos e veja quais são os objetivos das
propostas apresentadas pela organização com vistas à melhoria da qualidade de
vida no trabalho.
3 - Não
podemos deixar de mencionar o fator higiene, quando nos referimos à saúde do
trabalhador. Você já comentou que a sala em que você trabalha está suja ou,
então, os banheiros precisam de uma visita da vigilância sanitária? Mas,
quantas vezes você parou para perguntar se contribuiu para a limpeza da sua empresa:
jogando o lixo produzido no local adequado? A equipe da limpeza pode ser
eficiente, mas precisa que as pessoas também façam a sua parte e sejam, no
mínimo, civilizadas.
4 - Independentemente
do cargo exercido, há trabalhadores que precisam usar equipamentos de segurança
como, por exemplo, botas e capacetes. Contudo, esses "adereços" não
são tão confortáveis e de bom gosto. Então, por que devo usá-los? Resposta
simples: para garantir a sua integridade física e livrá-lo de um acidente que
pode deixar sequelas por toda a vida.
5 - O
dia está tão corrido que ir ao banheiro e parar alguns minutos para beber água
não vale à pena. É melhor deixar tudo isso para a hora do almoço, pois o tempo
não para. Não precisa ser médico para imaginar que, em breve, o aparelho
urinário dessa pessoa logo pedirá socorro.
6 - Tempo,
ah o tempo! O relógio não ajuda e muitas pessoas deixam "pulam" o
almoço, pois acreditam que a produtividade irá aumentar se elas não saírem dos
postos de trabalho. Quando a pessoa não se alimenta ou substitui o almoço por
um "salgadinho", ela está convidando-se a adoecer o próprio organismo
e caso isso ocorra, não haverá comprometimento que faça o profissional
apresentar os resultados esperados pela empresa.
7 - Tudo
bem, o colaborador decide almoçar. Mas ao invés de fazer sua refeição em local
adequado, escolhe um local exclusivo: sua mesa que possui bem à frente uma planilha
enorme que precisa ser concluída. Alguém acredita que uma pessoa consiga fazer
uma boa refeição digerindo o alimento, teclando e fazendo cálculos ao mesmo
tempo? Há quem transforme isso numa rotina.
8 - Caso
consiga almoçar no refeitório ou no restaurante e lhe sobrou uns 20 minutos,
aproveite esse tempo para caminhar ou conversar com algum colega. Prefira
assuntos que não estejam relacionados ao trabalho, pois isso aliviará um pouco
a sua mente.
9 - O
estresse é inevitável para que vive em um mundo tão acelerado. Nas empresas, as
pessoas apresentam constantes dores de cabeça, gastrites e outros problemas.
Para minimizar os fatores estressantes, organize-se. Mantenha suas atividades
em dia e se puder concluir um relatório antes da data prevista, faça-o. Não
deixe tudo para a última hora, pois imprevistos podem ocorrer.
10 - Já
que falamos em estresse, mentalize o seguinte: quando você chega à empresa e
está com algum problema pessoal, isso não lhe dá o direito de
"descarregar" sua tensão no primeiro colega de trabalho que passa
pela sua frente. Lógico que é impossível nos desligarmos completamente daquilo
que nos espera fora dos portões da empresa, mas evite conflitos. Se você não
está muito bem para conversar, respire fundo, escute uma música suave, faça
algo que o ajude a relaxar. O clima organizacional ficará muito grato e sua
pressão arterial também.
Por Patrícia Bispo
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