segunda-feira, 8 de abril de 2013

Seis dicas para triunfar em uma entrevista de emprego


Millôr Fernandes, um dos ícones do jornalismo brasileiro, certa vez sentenciou: “Muitas vezes basta uma frase pra gente atingir uma posição privilegiada. O problema é saber que frase é essa”. Para cruzar o processo seletivo que leva para um tão sonhado posto de trabalho, o contexto não é muito diferente. A frase de Millôr ilustra bem o mar de incerteza que cerca um recrutamento profissional. Basta lembrar as reações naturais do postulante à vaga ao receber a ligação-convite para uma entrevista de emprego: “E agora, o que faço?”. “O que devo falar na entrevista?”. “Como devo me vestir”. “Será que estou preparado?”. Jéssica Monteiro, psicóloga e uma das consultoras especialistas em recrutamento e seleção da De Bernt, consultoria paranaense de recrutamento de executivos, revela para o Portal AMANHÃ algumas pílulas que podem ajudar – e muito – nesse momento crucial do processo seletivo. 

De antemão: se você acha que ensaiar frases e planejar assuntos para a entrevista é o caminho certo, esqueça. Um comportamento natural – e espontâneo, acima de tudo - é o melhor atalho para a contratação. Outro aspecto importante é a influência da subjetividade na entrevista. Muitas vezes o profissional se frustra ao receber uma negativa em um processo seletivo – especialmente em ocasiões nas quais a vaga parecia ser desenhada para ele. Jéssica ressalta que, de fato, as vagas, muitas vezes, são ideais para o perfil do profissional - mas a cultura da empresa não é compatível com as ambições do profissional. 

Embarque nos bastidores de uma entrevista e veja os seis fatores que mais atraem os recrutadores de seleção.

1- Comunicação

Essa é uma competência que influencia todas as etapas de um processo seletivo. “A capacidade de comunicação é avaliada do primeiro contato com o candidato”, comenta Jéssica. Possuir uma postura aberta, saber ouvir, trazer informações relevantes sobre os projetos realizados, além de objetividade e clareza são características positivas. Além disso, pessoas com esse perfil encaram assuntos complexos de forma hábil e pronta. 

2- Reputação e Relacionamento

Manter contato com antigos gestores e subordinados denota a capacidade de relacionamento e transparência na empresa e nas equipes por onde passou. Segundo a consultora, manter a boa reputação entre atuais e antigos empregadores é essencial para alcançar o próximo desafio de carreira.

3- Planejamento

Possuir metas e prazos definidos são balizadores importantes no processo seletivo. O candidato que demonstra a capacidade de estabelecer objetivos e pensar em uma estratégia para alcançá-los leva vantagem.

4- Capacidade de tomar decisão

É preciso demonstrar capacidade de avaliar a repercussão que uma mudança profissional pode ter na vida pessoal e familiar. Se a vaga pretendida é para uma cidade diferente da de residência, por exemplo, o candidato terá que saber avaliar todo os impactos e tomar a decisão correta para ele naquele momento.

5- Consciência emocional

Os recrutadores valorizam aquela pessoa que sabe reconhecer as emoções e seus efeitos. Os que possuem essa competência demonstram possuir autoconhecimento, aguçada percepção sobre seus sentimentos e sobre suas motivações. Dessa forma, têm mais controle sobre os comportamentos, as atitudes e metas a cumprir.

6- Iniciativa

Os candidatos que possuem prontidão para agir e “agarrar” as oportunidades apresentadas podem superar as expectativas em relação ao que lhes é solicitado ou pedido. Pessoas com esse perfil geralmente saltam por cima de burocracias e procuram flexibilizar as regras para terem o trabalho bem feito e em tempo hábil. Além de tudo, mobilizam os colegas de trabalho pela motivação e determinação.





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