O Linkedin tem sido uma peça chave nos processos de
Recrutamento e Seleção conduzidos tanto pelos profissionais de RH das empresas,
como para headhunters como eu.
Essa rede social tem funcionado com uma espécie
de vitrine para profissionais que estão em transição no mercado, bem como
aqueles que estão apenas mantendo seu networking ativo.
Aqui vão algumas dicas para você utilizar essa valiosa
ferramenta a favor da sua carreira, evitando “arranhões” à sua imagem. As dicas
que dou a seguir são, na sua maioria, baseadas em fatos reais que já vi
acontecer:
1) Ao fazer o seu perfil, inclua informações
detalhadas sobre sua atuação em cada empresa, seus resultados, sua equipe.
Mostre a sua melhor “face”, evitando a auto-promoção – não precisa utilizar
chavões como ‘perfil de liderança, pró-ativo’.
Os seus resultados atestam isso
muito melhor do que você mesmo. Eu não costumo aceitar convites de conexão de
perfis que não estejam minimamente elaborados, porque não sou “colecionadora de
contatos”.
Por isso, invista tempo e energia em elaborar o seu perfil com
informações relevantes.
2) Não saia por aí distribuindo convites de
conexão indiscriminadamente.
Busque profissionais que tenham a ver com a
sua área de atuação, ex-colegas, pessoas que você conhece, gente que se
destaque pela contribuição que tem dado à rede.
Não adianta nada ter 2.000
contatos, se apenas 10 deles têm algum tipo de sinergia com você. Isso não é
networking, isso é ser franco-atirador.
3) Junte-se apenas a Grupos que você efetivamente
consegue participar – eu, por exemplo, recebo vários convites para
participar de Grupos. Porém minha cota de participação séria e relevante já
está esgotada.
Como não tenho condições de participar de mais grupos,
simplesmente não aceito os convites. E caso surja um Grupo de meu interesse,
terei que abrir mão de um para entrar no outro.
Vejo perfis em que os
profissionais participam de 20 grupos. Como conseguem? Provavelmente a
participação deles é passiva, só recebem, nada contribuem. Assim não vale!
4) Responda a todas as mensagens – nem que seja uma vez por semana, responda a todos os convites e mensagens que receber.
Além da óbvia boa educação, isso demonstra que você está ativo na rede e não é “mais um”.
Seja seletivo com os convites que receber, e se for para recusar algum, procure justificar, com respeito.
5) Não utilize a rede para mandar mensagens
comerciais – é uma gafe imperdoável.
Verifique o perfil do profissional
para ver a qual abordagem ele está aberto e atenha-se ao que ele quer receber
de você.
Você pode ofertar serviços, especialmente de RH que é o tema de rede,
desde que feito de forma pessoal e elegante, nunca em forma “coletiva”.
6) Cuidado com as ferramentas de compartilhamento
tipo Twitter e BlogLink.
Às vezes você esquece que ativou o twitter para
aparecer no Linkedin e o Bloglink para captar artigos do seu blog – e o
resultado é que mensagens de cunho muito pessoal acabam aparecendo nos
‘updates”.
O ideal é utilizar a internet como se fosse “a viva voz” ou seja, só
escreva o que você diria a viva voz e em público. Caso contrário, você se expõe
e dá um tiro no pé.
Já vi coisas inacreditáveis (inclusive palavrões)
aparecerem de repente no perfil de um profissional supostamente sério.
Portanto, CUIDADO!
7) Compartilhe informação relevante – O
Linkedin não é o Orkut nem o Facebook, pois esses dois permitem um perfil a ser
compartilhado com amigos e familiares.
O Linkedin é estritamente
profissional, por isso, as informações que você posta têm que ser relativas ao
seu mercado, à sua linha de atuação e de preferência importantes para os outros
profissionais.
Evite dar “bom dia, boa tarde, boa noite”, discutir os
resultados do seu time do coração ou mandar mensagens carinhosas ao seu par.
Não é lugar para isso.
8) Last but not least – por último, mas
não menos importante – Por favor, não utilize os Grupos do Linkedin para
“chorar as pitangas” da sua busca por trabalho ou mesmo para falar mal do
mercado.
É uma “queimada total de filme” – apresente-se de forma
positiva, sempre de cabeça erguida diante dos outros membros do Grupo,
contribuindo com informações relevantes, compartilhando dicas sobre carreira e
fazendo networking de qualidade.
É para isso que a rede social Linkedin foi
criada – para ser uma vitrine de profissionais de excelente nível, que podem
ser encontrados pelas empresas e por profissionais de RH e com isso alavancar
as suas carreiras, intercambiando informações de qualidade.
Você pode e deve
aproveitar essa oportunidade com inteligência e sabedoria.
Boa sorte!
Fonte: Celia Spangher - Diretora de Gestão do Talento da Maxim
Consultores
Colaboração: Cris Pacheco
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