quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Ver, Focar para Transformar

“Contam que em uma marcenaria houve uma estranha assembleia!

Foi uma reunião onde as ferramentas se juntaram para acertar suas diferenças.
Um martelo estava exercendo a presidência, mas os participantes exigiram que ele renunciasse.

A causa?

Fazia demasiado barulho e além do mais passava todo tempo golpeando.
O martelo aceitou sua culpa. Porém pediu que fosse expulso o parafuso, alegando que ele dava muitas voltas para conseguir algo.

Diante do ataque o parafuso concordou em sair, mas por sua vez pediu a expulsão da lixa. Disse que ela era muito áspera no tratamento com os demais, sempre causando atritos.

A lixa acatou, com a condição de que o metro também fosse expulso, pois sempre media os outros, segundo as suas próprias medidas, como se fosse o único perfeito.

Foi então que o marceneiro chegou, juntou todas as ferramentas e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro, o parafuso … extraindo de cada um o seu melhor.

E a rústica madeira se transformou em belos móveis!

Quando o marceneiro foi embora, as ferramentas retomaram a discussão.

Contudo o serrote adiantou-se e disse:

Senhores, ficou evidente que todos nós temos defeitos, mas o marceneiro trabalha com nossas qualidades, ressaltando nossos aspectos mais valiosos!

Portanto, em vez de pensar nas nossas fraquezas, devemos nos concentrar em nosso pontos fortes! A escolha é nossa.

Então a assembleia compreendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limpar e afinar asperezas e o metro era preciso e exato. Todos, naquele momento, sentiram-se como uma equipe capaz de produzir com qualidade.

Uma alegria contagiou a todos pela oportunidade de trabalharem juntos!”

Muitas vezes nos deparamos com situações semelhantes, nas quais somos julgados e até inferiorizados. Contudo compete a nós escolhermos para onde iremos direcionar nosso foco e assim direcionar as condutas da nossa vida. 

Inclusive é nossa escolha aceitarmos ou não o que dizem da gente. E, infelizmente, há pessoas que atacam para se defender, mas não percebem que com isto, apenas conseguem afastar as outras pessoas, correndo o risco de afastar aqueles que amam.

Ainda podemos pensar que nossa cultura estimula a competição cada vez mais cedo. Mas para mostrarmos o que temos de melhor não precisamos depreciar as qualidades e exaltar as diferenças dos outros.

Você pode ser o marceneiro para cada pessoa que faz parte da sua vida possa expressar o que tem de melhor para oferecer!

Assim, fortalecemos nossos laços afetivos e atraímos pessoas na mesma energia para nossa vida! Então qual é a sua escolha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário