quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Delegar não significa DeLargar!


Você já deve ter ouvido, “...não adianta delegar nada para o fulano, eu passei determinada tarefa para ele e agora tive que ouvir do meu cliente que eu não fiz o que ele me pediu”. 

Este é um típico caso em que, ao invés de delegar, o profissional DeLargou uma tarefa, porque toda vez que se delega algo a alguém, o profissional a quem você delegou assume a responsabilidade com você na realização desta tarefa, ou seja, a responsabilidade pelo resultado final continua sendo sua. 

Se algo sair errado, pense que talvez você não tenha escolhido a pessoa certa, não tenha sido claro em suas diretivas, não tenha acompanhado devidamente o andamento da tarefa ou não tenha definido prazos razoáveis. 

Delegar não significa apenas transferir tarefas, “passar o abacaxi”. Delegar é mais do que uma ação, é um estilo de gestão que permite que sua equipe desenvolva habilidades e conhecimentos até alcançar o topo de seu potencial. Quando você não delega, desperdiça os talentos existentes em sua equipe e deixa de aprender com eles. 

Mas, como delegar de maneira eficaz? 

Primeiro, decida o que será delegado, não esquecendo que existem algumas tarefas que não podem ser delegadas, como: motivar a equipe, elogiar, repreender e avaliar o desempenho dos profissionais, enfim todas as tarefas que são de responsabilidade do cargo que você ocupa. 

Decidido o que irá delegar, defina a quem delegará a tarefa. Você encarregaria um funcionário que não tem fluência em inglês para redigir ou revisar um relatório neste idioma? Por isso é importante conhecer o potencial das pessoas que trabalham com você. 

E o tempo para execução desta tarefa? É preciso decidir quando delegar, afinal você precisará de tempo para explicar o que deve ser feito, como deve ser feito e o prazo para a finalização. Assim, confira se há tempo hábil para que a delegação não gere frustração. 

E agora o mais importante: tenha sempre em mente que quando você delega uma tarefa, esta não tem que ser feita como você a faria, mas de acordo com os propósitos e objetivos definidos por você. 

Se achou complicado delegar, saiba que para ser possível o seu crescimento é preciso deixar algumas tarefas para trás para assumir outras. 

Geralmente, é difícil o gestor abrir mão de algumas tarefas que gosta de executar e que normalmente faz muito bem pois, muitas vezes, são em parte responsáveis pelo seu sucesso dentro da organização. Porém, é impossível, em uma empresa moderna, ser um líder eficaz sem saber delegar de modo eficaz, principalmente porque o líder é avaliado não só pelo seu desempenho individual, mas também pelo desempenho da equipe subordinada a ele. 

As empresas esperam que seus gerentes e líderes saibam delegar objetivando desenvolver novas habilidades em sua equipe, além de realizar um trabalho mais estratégico e menos operacional dedicando maior parte do tempo à resolução de problemas ligados aos negócios da empresa. 

Pense nisso na próxima vez que sentir aquele impulso de “eu resolvo tudo sozinho”. Agindo assim, não estará ajudando a empresa, a equipe e nem você mesmo. 

“Mude seus pensamentos e estará mudando seu mundo” 
Norman Vicent Pearle. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário