Como lidar com a frustração
pela ausência de reconhecimento e nos tornar mais visíveis?
Dias atrás me recordei da parábola que contava a estória de uma garota que se sentia desvalorizada, desrespeitada estava perdendo o amor próprio pela falta de reconhecimento e insucesso em sua vida.
Dias atrás me recordei da parábola que contava a estória de uma garota que se sentia desvalorizada, desrespeitada estava perdendo o amor próprio pela falta de reconhecimento e insucesso em sua vida.
Ao procurar seu professor,
este concordou em ajudá-la, desde que ela vendesse um anel dele pelo melhor
preço, desde que obtivesse ao menos uma moeda de ouro.
Após muito tentar, não
conseguiu nada melhor que duas moedas de prata. Ao voltar decepcionada, o professor
orienta que ela vá a em um lugar onde possam realmente conhecer o valor daquele
anel, ou seja em uma joalheria. Ao passar pela avaliação do joalheiro, ele
avalia o anel em 60 moedas de ouro.
A moral desta parábola é que
somente quem realmente conhece aquilo que está sendo oferecido, sabe dar o
respectivo valor. O mesmo ocorre em nossas vidas, ou seja, somente seremos
avaliados adequadamente, pelas pessoas que nos conhecem profundamente,
valorizam nossas qualidades, habilidades e competências, mesmo que precisemos
de muitas melhorias, saberão mensurar nosso valor.
Eventualmente alguns
colaboradores se sentem desvalorizados no local de trabalho e por outras
pessoas com as quais convivem direta ou indiretamente. Este sentimento é
manifestado através da percepção individual seja pelo simples fato de um sentimento
de descaso ou por razões explícitas como por exemplo quando há uma avaliação
que mais parece ser um julgamento de um líder o qual não conhece os valores e
habilidades de cada profissional de sua equipe e não está preparado para avaliá-los
e passa então a realizar julgamentos e não avaliações.
E como lidar com esta
frustração pela ausência de reconhecimento e nos tornar mais visíveis? Parte
responsabilidade pela frustração cabe a nós mesmos quando acreditamos que para
tudo o que fazemos devemos receber os "tapinhas nas costas" e os
"parabéns".
É preciso agir com
profissionalismo e não somente com emoção. O reconhecimento não será obtido
óbvio mas sim pelo excepcional. Reconhecimento e respeito são razoavelmente
distintos. O respeito pelo profissional deve existir o tempo todo. Devemos
respeitar o esforço, a dedicação, o ser humano etc. Já o reconhecimento como
"premiação emocional" será mais perceptível por parte dos gestores,
quando o colaborador realizar algo que exceda as expectativas dele e da
empresa. Por isso é necessário que sempre se busque fazer tudo com maestria e
seja apaixonado pelo que se faz. Quando temos amor por nossa atividade, realizamos
sempre com dedicação. Já quando apenas fazemos algo que somos pagos para fazer,
permanecemos em um universo limitado e mecânico.
Dar e receber um feedback com
seu gestor poderá ser muito interessante e conveniente pois demonstrará
interesse em ser um profissional ainda mais competente e preocupado em
apresentar melhores resultados à empresa. Muitos acreditam que devem esperar
uma reunião exclusiva para isso, mas os melhores e mais sinceros feedbacks são
obtidos informalmente. É através destes feedbacks informais que você terá uma
prévia de como poderá ser sua avaliação de desempenho.
Melhore seu relacionamento
interpessoal e busque sempre proporcionar bons resultados em seu trabalho bem
como maior interação com os colegas de trabalho. O bom relacionamento
contribuirá para que mais pessoas que se interessem por você como amigo e como
profissional e provavelmente auxilie na obtenção de feedbacks mais positivos,
que irá auxiliar tanto para sua realização profissional como a consequência que
será o reconhecimento explícito por seus gestores e colegas de trabalho!
Por Wagner Campos, Consultor
Empresarial, Diretor da True Consultoria e Especialista em Varejo, Marketing e
Logística e apresentador do programa de TV Pessoas Empresas e Negócios.
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