sábado, 20 de outubro de 2012

Confira vantagens e desvantagens de ficar muito tempo no mesmo emprego - BRUNA SANIELE


Estabilidade e segurança. 

Essas são as duas características que fazem com que os profissionais permaneçam na mesma empresa por anos, segundo especialistas. Caso a empresa ofereça aprendizado constante, diversidade de funções e o funcionário goste do que faz, não há motivo para sair da empresa, independente do tempo de casa. No entanto, quem fica anos fazendo o mesmo tipo de trabalho e não se aprimora pode ser considerado acomodado e terá problemas no mercado de trabalho, dizem os especialistas em recrutamento.

Primeiro, é preciso esclarecer que não há um número certo de anos que o funcionário deve ficar na empresa. "Isso varia de acordo com cada caso. Um profissional pode ter novas responsabilidades e desafios em uma empresa mesmo depois de 20 anos, enquanto outro pode cair na zona de conforto já no primeiro ano. O importante é que o período seja sempre de aprendizado", afirma Carlos Ferreira, diretor da consultoria em gestão de carreiras 4Hunter.

"A principal questão neste caso não é o tempo que o profissional trabalhou em uma empresa, mas sim o quanto ele se desenvolveu na organização nesse período. É indicado que o profissional permaneça na empresa enquanto houver possibilidades de crescimento, desafios e aprendizado, bem como ao passo que estiver feliz com aquilo que faz", diz a consultora de Recursos Humanos (RH) Lílian Santos, da empresa de seleção e recrutamento Catho. Ela destaca ainda que as empresas trabalham para manter seus bons empregados e investem cada vez mais na identificação e valorização de seus talentos, disponibilizando cursos, treinamentos e planos de carreira. 

"As grandes organizações não querem perder excelentes profissionais."

Para a especialista em comportamento Branca Barão, há 15 anos era muito valorizado o profissional que possuía registros longos na carteira. "Ele era considerado estável, disciplinado, esforçado e persistente. Mas, atualmente, esse paradigma mudou e com ele diminuiu o medo que as pessoas tinham de se aventurar por novas experiências. Atualmente, as empresas consideram corajoso, ambicioso e flexível o profissional que arrisca e muda."

Fazer constantemente uma análise da carreira é mais importante que a preocupação com o tempo de casa, dizem os especialistas. Para Ferreira, é preciso ter "consciência da carreira". "O profissional precisa saber o que quer da carreira e se o projeto de crescimento da empresa corresponde às suas expectativas para o futuro."

"Caso tenha conquistado promoções, ocupado diferentes funções, encarado desafios, obtido aprendizados constantes e buscado aprimoramento em sua área, certamente está indo bem, mas se estiver há muitos anos na empresa, na mesma função, sem promoções, sem perspectivas e sem investir em atualização e novos conhecimentos técnicos, esse profissional está acomodado", diz Lilian. Confira as principais vantagens e desvantagens de permanecer muito tempo na mesma empresa, segundo os especialistas:

Vantagens:

Segurança e adaptação

Para Lílian, uma das vantagens de trabalhar em uma mesma empresa é a segurança, já que o profissional está dentro de um terreno conhecido e adaptado à política e cultura organizacional da companhia. "Sentir-se seguro pode ser algo bom para quem possui dificuldades para assumir riscos ou se adaptar a novos ambientes e a pessoas desconhecidas."


Especialização

Branca diz que o fato de um funcionário permanecer muitos anos em uma empresa faz com que esse profissional se torne um grande especialista, possuindo muito conhecimento específico sobre o negócio. "Ter um grande conhecimento é um ponto positivo se esse for o objetivo daquele profissional", diz. "O vasto conhecimento do negócio e necessidades empresariais poderá contribuir para que o profissional se destaque no desenvolvimento de estratégias ou promoção de resultados", afirma Lilian.


Carreira ascendente

O consultor de RH Laerte Leite Cordeiro, destaca que trabalhar muitos anos em uma mesma empresa permite uma carreira ascendente e de sucesso. Segundo ele, quando o profissional conhece bem a organização ele tende a assumir cargos mais importantes, com salários e responsabilidades equivalentes.


Desvantagens

Zona de conforto

Para Lílian, o ponto negativo em trabalhar em uma mesma empresa é a "zona de conforto" - que ocorre quando o funcionário aceita permanecer por anos no mesmo cargo, com mesmo salário e executando sempre as mesmas atividades, sem buscar novos objetivos e desafios. É o profissional que para no tempo e não se preocupa em continuar interessante para o mercado. "Não é para insistir em uma relação que já não traz vantagens para esse funcionário", afirma Ferreira.


Falta de aprimoramento

"Outro fator negativo é quando o profissional deixa de acompanhar a evolução e necessidades do mercado e fica defasado. Tal fator será prejudicial em sua performance dentro da empresa, bem como para o caso de ter que buscar um novo trabalho", diz Lílian. "Esse profissional deixa de se aprimorar e se torna um funcionário ruim tanto para sua empresa como para outras empresas", completa Ferreira.


Emprego único

Para Cordeiro, o profissional acostumado demais à cultura organizacional de uma empresa pode virar um "executivo de uma empresa só". "É alguém que não consegue se adaptar a outra realidade, o que é um problema. Nesse caso, se o executivo for demitido ou se pretender buscar alternativas, pode encontrar dificuldades no mercado de trabalho", afirma.


Metas não cumpridas

Para a consultora da Catho, o profissional deve estabelecer metas que o ajudem a definir se continuar na empresa é ideal ou se o melhor é mudar. Se a empresa já não consegue cumprir essas metas, é hora de mudar. "Se os planos que você estabeleceu para a sua carreira para os próximos cinco, dez, ou 15 anos não podem ser cumpridos pelo que a empresa te oferece, é hora de buscar novos desafios", diz o diretor da 4Hunter.


Fonte: Terra
Colaboração: Marlene.Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário