Quem não sonha com uma boa promoção, com um bônus, com
um prêmio da empresa, com o reconhecimento do trabalho executado?
Tudo isso é muito natural e desejável mas, há um porém,
algumas pessoas tem dificuldade de se controlar após um bom resultado e começam
a exigir cada vez mais reconhecimento. Essa busca pode causar alguns problemas
na vida pessoal e também na vida profissional do indivíduo.
Por este motivo, é importante saber dosar, é importante agir de forma
consciente, é imprescindível aproveitar a oportunidade que um reconhecimento
profissional traz e buscar pela realização que ele proporciona.
Fique de olhos nas dicas:
1- PRAZER x TRABALHO
Encontrar prazer no que faz é fundamental para alcançar o sucesso.
Algumas pessoas aprendem que o trabalho é sempre alguma coisa “dura”, árdua,
pesada. Aprendem que só se trabalha por necessidade, que a hora ruim é a hora
de ir para o trabalho. Frequentemente o trabalho é comparado a luta, a guerra.
Mas, não é preciso ser assim, é possível encontrar prazer no que se faz, olhar
o lado bom. Lembrar que se você busca o sucesso na sua carreira então, você não
trabalha para sobreviver antes, trabalha para viver. Você quer mais, é ousado,
acredita em si mesmo.
Coloque o foco nas oportunidades, crie objetivos para o seu crescimento
profissional, desenvolva um projeto e coloque seus planos em ação, tudo isso
gera estímulo e nos leva a uma visão mais positiva em relação ao nosso
trabalho.
E se mesmo assim odeia o que faz então veja a próxima dica.
2- CARREIRA
Escolher uma carreira que corresponda às nossas habilidades, ao que nos
identificamos é um ponto chave para ser bem sucedido profissionalmente. Se você
conquista o sucesso na carreira errada, ele será passageiro e terá custado um
preço muito alto.
Ingressando na carreira certa ou até mesmo mudando para a carreira certa suas
chances de obter sucesso e êxito profissional serão muito maiores.
Invista em você mesmo, se tiver dúvidas busque o esclarecimento e encontre a
carreira adequada para você.
3- INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE
A ambição quando misturada com criatividade, inovação e
uma certa dose de ousadia, pode criar o ambiente certo para o sucesso.
Escolha um tema que você domine e crie um projeto,
coloque uma idéia em ação, faça um planejamento, crie uma apresentação e leve
esse projeto em frente.
A falta de confiança em nós mesmos pode nos estagnar,
por isso é importante um pouco de ousadia. Estude bem todo o planejamento antes
de colocar em prática e vá em frente, crie um plano de metas, negocie.
4- ATUALIZE-SE
Manter-se atualizado é fundamental para quem espera algum crescimento na
carreira. Nos dias atuais, tudo muda muito rapidamente, não importa o ramo da
sua empresa/negócio. O trabalho já passou por uma série de evoluções e hoje em
dia as empresas buscam por pessoas que pensam, que tomam decisões, que lideram
a si mesmas, que desenvolvem novas competências.
Portanto, ficar parado é a
pior coisa que você pode fazer e quando nos referimos a atualização, estamos
falando do lado profissional e do lado pessoal também, porque habilidades como
comunicação, assertividade, liderança, entre outras são específicas para cada
indivíduo.
Um bom Coach pode
ajudá-lo nesta tarefa.
5- LIDAR COM A FRUSTRAÇÃO
Saber lidar com as possíveis frustrações vão ajudá-lo a não perder o equilíbrio
e a persistir em seus objetivos. Lembre-se que só quem ousa, só quem aceita o
desafio, só quem faz a diferença é que corre o risco de se frustrar. Quem
cultiva a inércia não tem a menor chance de errar mas, também não sai do lugar.
O que costumamos chamar de fracasso pode muitas vezes se transformar numa
grande oportunidade. Mudar a forma como olhamos para uma determinada
circunstância, tomar uma posição mais firme e determinada, usar da
flexíbilidade de pensamento são fatores que nos levam a ver cada situação de
“fracasso” como uma semente de sucesso.
Nossa cultura nos ensina a desprezar o erro, há um certo desdém para com quem
erra entretanto, isso é uma grande mentira, não há uma pessoa sequer no mundo
inteiro que tenha acertado sem ter corrido o risco de
errar.
6- O MEDO
Cuidado com a arrogância, muitas pessoas quando começam a se destacar em seus
ambientes profissionais tornam-se arrogantes, sentem-se senhores de tudo e
deixam de ouvir, de ver e de perceber coisas importantes.
A arrogância nada mais é que um dos efeitos do medo. Medo de não conseguir
manter o status, de não conseguir continuar crescendo profissionalmente. O
problema é que o reconhecimento profissional é feito de fases e o medo só faz
encurtar cada fase. Como eu disse antes, a arrogância produzida pelo medo
o levará a desperdiçar boas oportunidades, vai estimular a má vontade dos seus
companheiros de trabalho e vai embrutecer a sua percepção.
Quando você obtiver algum reconhecimento, procure compartilhar os méritos,
divida a sua conquista com as pessoas que trabalham com você. Isto é
positivo em vários aspectos.
CONCLUSÃO
Alcançar o sucesso profissional também envolve uma certa paz de espírito,
equilíbrio, satisfação. Conseguir uma promoção, um prêmio ou um bônus e junto
com isso uma carga bruta de tensão e estresse não é sucesso.
Lembre-se que tudo são fases, curta e viva cada uma com tranquilidade, com o
compartilhar de méritos e de responsabilidades. Perceba que merece o
reconhecimento pelo seu trabalho e planeje novamente, ouse outra vez, coloque
em prática seus planos, mas não deposite a sua felicidade no resultado, isso é
fracasso certo e você está em busca do sucesso, não é mesmo?
Então, crie o ambiente certo, cerque-se de estímulos, acredite mais em si mesmo
e boa sorte.
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