Conheça os principais pontos e desafios deste método utilizado em processos
seletivos
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Uma entrevista em processo
seletivo vai muito além de um simples papo para conferir se aquilo que o
candidato escreveu no currículo corresponde à realidade. E uma Entrevista por
Competência consiste na “ferramenta” mais usual das consultorias de Recursos
Humanos, como é o caso do Grupo LET para captar com eficácia garantida os
profissionais ideais para os perfis exigidos pelo mercado.
A situação em que se
desenvolve a entrevista é, em si mesma, uma situação social em que o
entrevistador e o entrevistado interagem não apenas através das palavras que
pronunciam, mas também da inflexão da voz, gestos, expressão fisionômica e
demais traços pessoais e manifestações do comportamento.
Deve-se recorrer à
entrevista sempre que se tem necessidade de dados que não podem ser
encontradas em registros ou fontes documentárias e que se espera que alguém
esteja em condições de prover. Assim, quando se trata de conhecer a atitude,
preferência, opinião de um indivíduo a respeito de determinado assunto,
ninguém está mais em condições do que ele para dar tais informações.
É esperado que o processo
seletivo, após identificar e estimular a se candidatarem a uma vaga na
organização, possibilite distinguir, no grupo de candidatos, quais apresentam
maiores condições para desempenhar as funções do cargo a contento.
E como saber, de maneira mais segura e objetiva, quais candidatos se sairiam
melhor em uma determinada função? Será que nossos comportamentos passados
podem nos dar indícios de nossos comportamentos futuros? A Entrevista por
Competência é exatamente a chave para solucionar esta questão.
Na entrevista por
competências, parte-se do pressuposto de que os comportamentos passados podem
dar indícios de comportamentos futuros, e por isso adota-se como instrumento
de trabalho uma pesquisa de comportamentos e resultados anteriores,
objetivando a previsão de comportamentos futuros que podem ou não colaborar
para o sucesso do profissional na organização.
Muito se fala de competência, mas afinal o que é
isso?
COMPETÊNCIAS são o conjunto de
conhecimentos + habilidades + atitudes que tornam um profissional importante
para sua organização e para toda e qualquer empresa (nesse caso dizemos que
este profissional tem EMPREGABILIDADE), por meio de características que
atendem às necessidades do mercado como um todo.
Portanto para isso é preciso saber, saber fazer e
querer fazer.
Competências técnicas x comportamentais
As COMPETÊNCIAS TÉCNICAS
estão relacionadas a INTELIGÊNCIA INTELECTUAL (QI), ou seja, a quantidade de
conhecimento formal e acadêmico que o indivíduo conseguiu adquirir (domínio
de idiomas, formação acadêmica, domínio de metodologias de trabalho, etc.).
Já as COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS
dizem respeito a INTELIGÊNCIA EMOCIONAL (QE), ou seja, o nível de equilíbrio
e adequação com o indivíduo interage com o meio em que está inserido. São
exemplos de competências comportamentais habilidades como pró - atividade,
flexibilidade, criatividade, organização, comunicação, foco em resultados,
ousadia, planejamento, administração do tempo, etc.
As COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS
tem sido preocupação recente do mercado de trabalho, que há não muito tempo
atrás observava apenas a habilidade técnica do profissional. Com a evolução
tecnológica e e a necessidade das pessoas estabelecerem diferentes tipos de
relacionamentos, cresceu a importância do SER HUMANO para o sucesso do
negócio.
Dessa forma, muitos
trabalhadores considerados exímios tecnicamente estão sendo desligados das
suas organizações em função da falta de COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS, ou
seja, em geral não apresentam jogo de cintura, não conseguem conviver em
clima harmônico e não sabem atuar em equipe.
Porém, as várias mudanças
ocorridas nas empresas nos últimos anos (globalização, aumento da
competitividade, necessidade da utilização de técnicas avançadas de negociação),
trouxeram com elas a necessidade do trabalho em equipe e consequentemente a
valorização das COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS (QE).
Foi para atender a demanda dos
selecionadores e gestores, que passaram a precisar saber mais sobre as
competências pessoais dos candidatos, que surgiu o conceito de SELEÇÃO POR
MÚLTIPLAS COMPETÊNCIAS e as técnicas para a realização de ENTREVISTA POR
COMPETÊNCIA.
São passos preliminares:
• Definir as competências críticas do negócio.
• Definir as competências humanas criticas e essenciais par ao cargo.
• Fazer o levantamento do perfil ideal para a posição.
• Estabelecer a régua de medição de competência.
• Mapear e conceituar as competências de acordo com o perfil ideal
previamente levantado;
• Elaborar o roteiro da entrevista comportamental.
• Estabelecer padrão de comparação de resposta dos candidatos.
Para ajudar no levantamento do PERFIL IDEAL é importante ter em mente:
• Os valores e missão da empresa, da área e do gestor requisitante;
• Os motivos ou força propulsora para a abertura da vaga;
• As atribuições e atividades a serem desempenhadas pelo novo
colaborador;
• Nível de responsabilidade, decisões e ações exigidas do cargo;
• As informações que deverão ser passadas para os candidatos: salário, benefícios,
local de trabalho, horários, etc.
• Eventuais exigências legais para o desempenho da função;
• As competências técnicas que são pré-requisitos para ocupar a posição:
experiência profissional específico (ter ocupado determinado cargo ou
participado de projetos específicos);
• As COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS importantes para o desempenho pleno da
função, ou seja, o conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e
comportamentos que podem indicar o nível de equilíbrio e adequação com que o
novo colaborador irá interagir com o meio em que está inserido.
O fortalecimento da parceria
entre selecionador e requisitante é imprescindível em todas as etapas do
processo. Porém esta etapa sugere que o requisitante forneça a descrição das
atividades e comportamentos imprescindíveis para a eficácia do colaborador no
cargo, que possibilitarão a elaboração do mapeamento e conceituação das
competências.
Preciosos indicadores das atividades e comportamentos
são:
• Descrição de cargo atualizada;
• Maiores desafios do cargo;
• Maiores erros cometidos no cargo;
• Mudanças ocorridas recentemente;
• Projetos a serem desenvolvidos em curto prazo;
• Projetos que foram desenvolvidos pela equipe.
A Entrevista por Competência
Através da técnica de
entrevista por competência, o entrevistar irá coletar exemplos de situações
vividas pelo candidato, procurando saber o que ele fez, sentiu e pensou e
quais os resultados da sai ação em determinada situação. Para planejar a
Entrevista por Competência, o selecionador deve ter em mãos o Perfil de
Competências, que ajudará na elaboração de perguntas específicas para
investigar cada atributo ou Competência.
As perguntas utilizadas na Entrevista por Competência
devem ser:
• Claras e objetivas;
• Abertas e específicas;
• Com foco em competências;
• Usar o verbo de ação no passado;
• Investigar como aconteceu determinada ação;
São exemplos de perguntas com foco em competências:
• Conte-me sobre uma situação imprevista que você
administrou na sua função e como se saiu.
• Conte-me sobre um grande problema que você ajudou a solucionar, no qual
suas idéias foram bem aproveitadas e valorizadas.
• Quais as idéias ou sugestões mais produtivas que você teve na sua área de
atuação.
• Conte-me sobre uma situação em que você precisou abrir mão de suas idéias
em favor da equipe.
• Descreva uma situação em que você assumiu responsabilidade por uma tarefa
que não fazia parte de suas atribuições e porque?
• Conte-me sobre mudanças que você implementou na sua rotina.
• Conte-me sobre a negociação mais importante e com melhor resultado que você
já obteve.
• Descreva-me uma situação em que você entrou em conflito com um colega de
trabalho e como administrou essa situação?
ALGUMAS DICAS SOBRE O QUE VOCÊ DEVE SABER PARA PODER
ENTREVISTAR CANDIDATOS
Sobre a vaga:
1. Por qual razão está havendo uma vaga na
organização que irá contratar?
2. Você tem um bom conhecimento da vaga?
3. Quais são as competências e os requisitos de acesso inerentes à
vaga?
Sobre o indivíduo:
4. Qual é o aspecto mais importante da pessoa que você pretende
admitir?
5. Qual o desempenho do indivíduo no passado em relação aos pré-requisitos da
vaga?
6. Como você visualiza o candidato junto às pessoas que trabalham na
organização?
7. Você visualiza as competências necessárias à empresa na pessoa que quer
contratar?
8. Quais as reais oportunidades de crescimento que o candidato poderá vir a
ter se contratado na empresa?
Sobre a organização:
9. Quais são as projeções da organização para os cinco anos?
10. Quais as necessidades para alcançar essas projeções?
11. Quais são as maiores forças e fraquezas da organização?
12. Você consegue identificar a posição competitiva da empresa no
mercado?
13. Como você define a filosofia, a missão, a visão da organização?
14. Qual a situação financeira da empresa? Quais os seus ativos e os seus
passivos.
15. Qual o negócio da empresa?
16. A empresa tem estratégia e competências organizacionais definidas?
17. Quais as principais expectativas da empresa em relação aos
funcionários?
18. Quais os principais valores, princípios e ideais da empresa?
19. Quais as vantagens em trabalhar na empresa?
20. Como você visualiza o futuro da organização?
Conheça algumas vantagens da Entrevista por
Competência:
• Seleção feita com mais foco, mais objetividade e
por um processo sistemático
• Maior facilidade para prever o desempenho futuro
• Maior garantia de uma contratação de sucesso
• Boa adequação do profissional à empresa e à atividade a ser
desempenhada
• Turnover mais baixo e melhora na produtividade
• Evita prejuízos com reabertura de processos seletivos e com funcionários
ineficientes.
• Diminui a influência de opiniões, sentimentos ou preconceitos dos
selecionadores.
• O candidato tende a não mentir, pois deve citar um fato que realmente
ocorreu.
• Fornece dados concretos sobre desempenho do candidato, facilitando o
feedback para o candidato.
• Fortalece a parceria entre área requisitante e área de Seleção
• A área de Seleção ganha maior credibilidade junto aos seus clientes requisitantes
• A área de Seleção faz um marketing positivo da empresa junto aos
candidatos, passando uma imagem de profissionalismo, ética e respeito pelo
ser humano.
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segunda-feira, 1 de outubro de 2012
Entrevista por Competência: o caminho para atingir uma vaga - Alexandre Peconick
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