segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O cliente não tem razão...ele é a razão!


Hoje nos encontramos em um tempo onde pode-se discutir vários aspectos entre direitos e deveres do cliente, mas uma coisa não se pode ignorar, "O cliente ".

Com a evolução de relacionamento entre cliente e empresa, me faz lembrar da frase que já cansei de ouvir: "O cliente sempre tem a razão". 
Porém minha percepção é que tudo evoluiu, a forma de relação entre pai e filho, esposa e marido, professor e aluno, homem e animal, e como não poderia ser diferente a relação, cliente e empresa. Desta forma a nossa antiga frase, pode ser modernizada para O cliente não tem razão...ele é a razão! a razão do negócio existir!"

O cliente é o "rei do pedaço". O dinheiro está com ele. O poder de compra e recompra está com ele. Se ele decidir não comprar seu produto, seu serviço sua empresa simplesmente deixa de ter sentido.

Muitas empresas estão perdendo espaço exatamente por se acharem mais importantes que o cliente. 

Não basta ter só um produto bom, tem que ter serviço bom, relacionamento bom, pós-venda bom, e principalmente, o cliente precisa perceber tudo isto para confiar no seu produto e na sua empresa. Ele quer se sentir importante, ou melhor, o cara mais importante para a empresa.

Buscam cada vez mais serviços, exclusivos, personalizados, que atendam suas necessidades e desejos específicos.

O grande desafio de hoje, talvez o ponto máximo, é transformar seu cliente no seu vendedor, transformar seu cliente em seu parceiro, seu acionista e para conquistar isto, pode começar praticando esta regra básica: "O cliente é a sua razão de existir!!!"

Faça com que o cliente perceba isso, onde a partir dai o mesmo será um propagador constante do seu serviço/empresa...e esse é o melhor dos mundos para qualquer empresa.


Colaboração Marcos Belem

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