quarta-feira, 17 de outubro de 2012

A PARCERIA PROFESSOR/ALUNO - L. A. COSTACURTA JUNQUEIRA

No contexto de uma sociedade globalizada é senso comum que não se pode sobreviver sem a colaboração de parceiros; no âmbito educacional onde o compartilhamento do conhecimento se torna o objetivo principal, a importância ainda é mais significativa.

Por que algumas pessoas têm mais facilidade para atrair parceiros, fazer networking, enquanto outras parecem ter a habilidade de afastar as pessoas?

Nossa tese é que algumas têm mais habilidades de que outras para criar o que chamamos clima de parceria.

O entendimento do que seja clima de parceria deve ser o mais amplo possível, englobando as relações professor/aluno, as ações de um executivo que deseja buscar novos relacionamentos, de um vendedor que necessita mostrar os benefícios de seu produto para o cliente etc. Tudo o que implicar em colocar a outra parte mais disposta a nos ouvir e, portanto, aceitar com mais facilidade o que vai ser dito, se enquadra em nosso conceito.

Como então criar esse clima?

O primeiro passo consiste em aceitar que tudo o que for dito e feito antes e durante as relações com a outra pessoa influenciará negativa ou positivamente o clima de parceria. É preciso pois planejar o que vai ser dito/feito e como isto acontecerá.

A partir daí quais seriam as ações, comportamentos, estratégias que facilitariam esse processo?

Ouvir
Quem vai se relacionar com alguém deve primeiro, mostrar que está disposto a aprender. Aprender o que o outro precisa/necessita aprender. A solicitação de feedback ajuda bastante nesse processo. O que facilita então a criação do clima é passar para o outro que estamos dispostos a nos orientar pelas suas expectativas, necessidades.

Ser flexível
Nossa capacidade de nos colocarmos no lugar do outro, aceitar diferenças na forma de pensar da outra parte é também muito importante.

Estar presente/disponível sempre
Em alguns cursos já ouvimos dos participantes que o maior aprendizado ocorre durante os intervalos, almoços etc, nos contatos com o professor. O problema é que muitos professores usam estes intervalos para se ausentar do grupo, contatar terceiros, criando distância e não proximidade com as pessoas. Será que isso também não acontece nas reuniões que temos com possíveis parceiros!

Ter humildade
Para efeito de nosso conceito, ser humilde é não usar/mostrar seu conhecimento posição, etc, em qualquer relacionamento. A relação precisa ser de igual para igual, já que existem objetivos e interesses comuns.

Gerar confiança
O processo de geração de confiança pode ser decomposto em 4 dimensões:
·         Credibilidade: cumprir o que promete
·         Coerência: dizer o que pensa e sente
·         Abertura: dividir com os outros o seu conhecimento
·       Aceitação: aceitar que o outro seja/pense diferente, evitar preconceitos / pré julgamentos

Ser empático/carismático
Empatia e carisma são características de uma pessoa para a qual o relacionamento com os outros é fundamental; de certa forma ela se coloca à disposição de todos para ser o porta voz do grupo. Identifica-se com o problema dos outros. Para ela o "eu" não existe, é sempre o "nós" que conta.

Ter paciência
Os ritmos de pessoas diferentes, são diferentes; a velocidade do relacionamento deve ser, sempre, sob medida e ter em vista o ritmo da outra parte.

Trabalhar os fatos
Os fatos aproximam as pessoas, as opiniões podem afastá-las. Fatos, dados têm uma natureza informativa, enquanto que opiniões são, por definição, avaliativas. Evidentemente que ambos devem ser abordados e colocados, mas por que não começar pelos fatos?

Evitar subterfúgios
Agendas ocultas, táticas em demasia, cartas na manga certamente não contribuem para criação de um clima de parceria.

Abrir novas janelas
Ajudar a outra parte a ver um problema/situação por um ângulo diferente daquele normalmente visto.

Interessar-se pelo negócios (do outro)
Nada conquista mais as pessoas e as coloca "In the mood for partnership" do que falar sobre o que elas já sabem, acrescentando coisas que elas não sabem.

A esta altura do texto Você deve estar pensando que esquecemos de mencionar algumas aspectos importantes relativos à criação de um clima de pareceria. Com toda certeza algo foi esquecido. Nossa tese é que o importante talvez seja não buscar o perfeccionismo, mas praticar a operacionalização dos conceitos/ações aqui colocados.

Boas parcerias
Vice-Presidente do MVC 
M. VIANNA COSTACURTA ESTRATÉGIA E HUMANISMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário