A competitividade tornou-se uma das
palavras mais fortes do meio organizacional e não é para menos. Afinal, diante
de tantos processos inovadores, os profissionais precisam estar atualizados
para garantir a empregabilidade. Por isso, no dia a dia, cada colaborador
procura o seu espaço na empresa em que atua e isso, por sua vez, significa
mostrar o talento que possui e a contribuição que é possível dar ao negócio.
Confira abaixo algumas maneiras que o funcionário pode revelar seu valor para a
organização, respeitando logicamente ética diante dos seus pares.
1 - Pró-atividade - Antecipar-se ao problema e chegar ao gestor com a solução. Hoje, as empresas desejam que os profissionais não só atuem quando a dificuldade chega, mas sim tenham visão do futuro. É muito mais positivo para o profissional apresentar para a liderança uma proposta do que apenas uma situação problemática que já se instituiu na empresa.
1 - Pró-atividade - Antecipar-se ao problema e chegar ao gestor com a solução. Hoje, as empresas desejam que os profissionais não só atuem quando a dificuldade chega, mas sim tenham visão do futuro. É muito mais positivo para o profissional apresentar para a liderança uma proposta do que apenas uma situação problemática que já se instituiu na empresa.
2 - Espírito de equipe - É indispensável ter a consciência de que não se vai a lugar
algum sozinho. O profissional que quer mostrar seu valor para a empresa também
precisa saber trabalhar em equipe ou ele acabará isolado e, consequentemente,
perderá espaço ao invés de ganhar.
3 - Aprendizado contínuo - Estar disposto a sempre aprender, todos os dias, com todos
que o cercam e ir à busca de novas fontes de conhecimento. Acreditar que é o
"dono da verdade" ou se recusar a compartilhar experiências com seus
pares é um retrocesso na carreira de qualquer profissional. Aprender, aprender
e aprender é uma ação contínua em um mercado globalizado.
4 - Negócio da empresa e a concorrência - Ter visão do negócio não é mais privilégio dos
profissionais A ou B, mas sim de todo colaborador que deseja ter uma boa
projeção no futuro. Conhecer o negócio e ter conhecimento sobre o mercado em
que a empresa atua, bem como em relação à concorrência, permite que o
funcionário tenha uma ação estratégica em suas atividades e se destaque
daqueles que apenas cumprem as atividades que chegam às suas mesas.
5 - Superação de limites como meta pessoal - Se o profissional atingiu uma meta determinada, ótimo!
O dever foi cumprido, mas não significa que ele deva cair na zona de conforto.
Pelo contrário, pois cada desafio apresentado deve ser visto como um estímulo
para sua constante melhoria. Superar limites faz parte da realidade
corporativa, então arregaçar as mangas deve ser um hábito diário.
6 - Satisfação dos clientes internos e externos - Todo profissional deve atuar com foco no negócio da
empresa e ter consciência de que sua contribuição faz o diferencial para a
organização. Quando se tem essa visão, contribui-se tanto com a satisfação do
cliente interno (os colegas de trabalho) quanto o cliente externo - que compra
os serviços da empresa e traz capital de giro. Trabalhar bem também significa
atender bem, superar as expectativas de quem está ao seu lado todos os dias,
como daquele que irá chegar consumir o produto final da companhia.
7 - Comunicação - Quem
não se comunica, prende-se em uma ostra e se isola do mundo. Não se concebe
mais a imagem de um profissional que pense que a comunicação interpessoal seja
um supérfluo para a vida da empresa. No processo de comunicação torna-se
fundamental saber expressar suas ideias, bem como ouvir o que demais têm a
dizer.
8 - Abertura à inovação - As inovações chegam às empresas numa velocidade cada vez
maior e por esse motivo dizer "não" ao novo negar-se ao próprio
desenvolvimento. Só conhecendo um novo ponto de vista, por exemplo, é possível
abrir a mente para avaliar se sua atuação na empresa pode ser melhorada.
9 - Criatividade - Ao
contratar um profissional, a empresa espera que ele demonstre seu talento no
dia a dia e isso pode ocorrer através do potencial criativo que cada indivíduo
possui. Registre-se aqui que ser criativo não significa ter ideias
mirabolantes, mas ter a capacidade de pegar o que já existe na empresa,
utilizá-la de forma inovadora e mais rentável. Pequenas ideias já renderam
grandes resultados.
10 - Sem medo de errar - Quem tem êxito na vida já arriscou e é quase certo de que
cometeu erros na sua trajetória. Pensar que é infalível é outro
"pecado" grave que o profissional comete contra si, pois todo ser
humano é passível de erros. E só erra quem tenta fazer algo. Lembre-se que no
processo de aprendizagem, o erro sempre estará presente.
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