Em um mundo cada vez mais conectado, a linha entre a
vida pessoal e profissional fica cada vez mais tênue.
Segundo números do Ibope
Nielsen Online, das 63,5 milhões pessoas com acesso à internet, 48 milhões são
usuários ativos em casa ou no trabalho.
Outra pesquisa, lançada no começo de
janeiro, mostra que o Brasil já é o quarto
país do mundo a ter mais perfis no Facebook e, quando se trata de
Twitter, ocupamos a terceira
posição.
Inevitavelmente, entre tantos amigos dessas e outras
redes, muitos são colegas de trabalho e, se você não quiser queimar o seu filme
na web e nem no seu emprego, o cuidado com os posts deve ser constante -- ainda
mais se você trabalhar em áreas que envolvam o uso frequente da internet.
Segundo Ana Luiza Mano, consultora de RH e integrante do NPPI (Núcleo de
Pesquisa da Psicologia em Informática da PUC-SP), as redes sociais podem ter
peso decisivo na hora da contratação de um funcionário.
“Seleções têm várias
etapas, uma delas é identificar o comportamento do candidato nas redes sociais.
Uma vez, organizei uma seleção em que 100 pessoas concorriam a uma vaga e só um
deles tinha LinkedIn [rede social específica para contatos profissionais].
Claro que ele acabou saindo na frente", conta a especialista.
Alguns chefes costumam ficar de olho no perfil de seus
empregados. Por isso, é importante procurar saber qual é a política de uso das
redes sociais da empresa em que você trabalha. Para Ana Luiza, se o
profissional procura usar a rede social a seu favor, também é essencial pensar
muito bem no teor de seus posts.
"Fale algo que seja relevante. Por isso,
é necessário refletir antes de postar. O que você posta não é mais seu, é de
todo mundo. E por mais que você bloqueie o seu perfil ou coloque filtros,
alguém pode invadi-lo e ver o seu histórico."
Segundo Ana Luiza, pega bem fazer uma autopromoção, discretamente, em páginas
pessoais. Assim, o profissional se sai bem com a chefia ou atrai a atenção de
profissionais da área. Outra dica dela é mentalizar que, a partir do momento
que se é funcionário de algum lugar, o profissional passa a representar o
empregador. "Já vi casos de pessoas que foram demitidas por falarem coisas
que não condizem com a empresa ou elogiarem um concorrente", explica.
Relevância das redes
Apesar da crescente importância das redes sociais para o profissional, as
páginas não fazem milagres e boa apresentação e currículo continuam sendo
indispensáveis. Portanto, não é necessário se preocupar demasiadamente com o
seu desempenho nas redes; aja naturalmente e saiba o que está acontecendo nas
páginas pessoais do momento. Segundo Carolina Stilhano, gerente de Comunicação
da Catho Online, o rendimento nas entrevistas é a característica mais relevante
na hora de conseguir um emprego.
A representante do site de empregos brasileiro também
afirma que “as redes sociais na carreira ainda não são tão impactantes no
Brasil” e, de acordo com a pesquisa "A Contratação, a Demissão e a
Carreira dos Executivos Brasileiros 2011" --realizada pela empresa no ano
passado, em território nacional--, as redes sociais apresentam apenas 0,2% de
relevância na hora de conquistar um emprego.
Ainda de acordo com os dados do relatório, a cada 100 profissionais
desempregados, cerca de 28 procuram empregos em redes sociais. Na hora de
divulgar as vagas, essas páginas da web têm apenas 3% de importância, sendo a
indicação de pessoas de dentro da empresa o método mais comum na hora de
comunicar a existência de um novo posto, com 47,6%.
Apesar dos números desanimadores, a headhunter Joyce Cerigner, da JC
Consultores, destaca a importância da atuação dos profissionais na web.
"Realmente, ficamos de olho ou colocamos algum anúncio específico para
cada função nessas páginas", afirma a consultora.
Dez dicas para usar as redes sociais a seu favor:
1. Informe-se sobre as regras e políticas de uso
da sua empresa para as redes sociais durante o período de trabalho;
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2. Não fale mal do seu trabalho ou elogie
empresas concorrentes nas redes sociais;
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3. Poste assuntos que sejam relevantes para seus
seguidores;
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4. Pense nas consequências do seu post antes de
publicá-lo;
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5. Se estiver desempregado, acompanhe perfis que
divulgam vagas;
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6. Mostre que domina a rede social que está
usando;
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7. Coloque no currículo o endereço de redes
sociais relevantes que participa ou de blog pessoal;
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8. Evite dividir opiniões polêmicas,
principalmente as que envolvam qualquer tipo de preconceito;
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9. Analise qual é a importância das redes
sociais na sua área de atuação e jogue com isso;
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10. Participe, também, de redes sociais que são
voltadas apenas para a área profissional.
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Fontes: Ana Luiza Mano e Carolina Stilhano
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Fonte: UOL
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