Saber dizer não e
estabelecer objetivos profissionais são algumas atitudes características
Ser produtivo não é estar ocupado o tempo todo. Uma
pessoa altamente produtiva é aquela que consegue tomar decisões, concluir
tarefas e ainda se destacar com ideias inovadoras.
Para ter sucesso
na carreira é recomendável fazer uma autoavaliação
sobre o rendimento no trabalho. Se antes ser uma pessoa produtiva era associado
a produção em massa, hoje espera-se de um profissional produtivo ser capaz de
fazer as escolhas certas.
Confira nas
páginas seguintes sete hábitos que merecem ser adotados:
1
- Estabelecer critérios e saber dizer não
Para o diretor
de conteúdo e facilitação da FranklinCovey Brasil, Luciano Meira, não é humanamente
possível atender a todas as demandas que surgem ao longo do dia ou da semana.
“É preciso dizer não para algumas coisas e dizer sim para outras. Quando você
aceita fazer todas as tarefas, você gasta energia, tempo e atenção e não faz nenhuma
com qualidade”, explica.
Uma pessoa
altamente produtiva tem um filtro extremamente eficaz e, por isso é capaz de
detectar a todo o momento quais atividades realmente merecem atenção. Nesse
caso, menos é mais.
2
- Ter os objetivos profissionais e pessoais estabelecidos
Que tipo de
resultado faz sentido para você? Ao estabelecer qual o resultado você quer atingir
no seu papel profissional ou mesmo na família, chegar ao equilíbrio pode
parecer mais fácil.
“Metas levam
tempo para serem cumpridas e quando você sabe exatamente onde você quer chegar
fica claro como você deve agir no trabalho, em casa ou nas horas vagas”,
explica Meira.
3
– Planejar diariamente o que precisa ser feito
De acordo com
Meira, o planejamento semanal deve ser feito antes de a semana começar e não é
recomendável economizar tempo na hora de pôr tudo no papel. Ao fim de um dia também
é indicado dedicar dez minutos para anotar o que precisa ser feito no dia
seguinte.
Para o
especialista, a rotina de uma pessoa produtiva se conecta com as grandes metas
e isso só é possível realizando pequenas tarefas
4
– Acessar o e-mail periodicamente
Entre
computadores e smartphones, fica difícil de manter a concentração no ambiente
de trabalho. Mas pequenas atitudes podem economizar tempo, energia e evitar
distrações. Estabeleça horários para acessar o correio eletrônico. E se for
usuário do Microsoft Outlook, aprenda a utilizar suas ferramentas.
Meira diz que
simples mudanças como aplicar regras, direcionar mensagens para a pasta de spam
ou para que e-mails de determinada pessoa sejam marcadas como importantes podem
evitar com que você acesse a caixa incessantemente.
“A tecnologia
tem quer um meio de produtividade e não de distração”, resume o diretor de
conteúdo da FranklinCovey Brasil.
5
– Evitar ser “multitarefa”
Ser
“multitarefa” pode parecer uma vantagem, mas não é. Trabalhar em mais de uma
tarefa alternadamente além de não garantir que fique pronta mais rápido, a
qualidade também ficará aquém do desejável.
“Ser preciso
evita um desgaste de energia e tempo”, afirma Meira.
6
– Adotar intervalos
Em vez de mandar
e-mail ou telefonar, caminhe até a mesa do seu colega de trabalho se deseja
falar com ele pontualmente. Saia, nem que seja por cinco minutos, do seu
ambiente de trabalho em intervalos de uma hora ou uma hora e meia. Trabalhar
interruptamente não é garantia de um trabalho melhor.
Caso esteja
concentrado e não quer ser interrompido, tranque a porta e avise que não deseja
ser incomodado.
7
– Cuidar da saúde
“Pessoas
sedentárias tendem a perder muito mais energia e se sentirem muito cansadas
rapidamente”, diz Meira.
Não se
surpreenda se uma pessoa que é altamente produtiva no trabalho também encontra
tempo para ter hobbies, como praticar esportes. Além disso, o especialista afirma que é preciso
prestar atenção na alimentação e na qualidade do sono.
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