Estudos
realizados com milhares de líderes (homens e mulheres), dos mais
variados campos de atividades, revelaram quatro qualidades comuns a
todos eles.
1. Alta
dose de criatividade.
2. Grande
capacidade de motivar pessoas e desenvolver-lhes o potencial.
3.
Considerável concentração em fazer o trabalho bem feito.
4. Uma
crença inabalável nos resultados positivos, sem receio de possíveis
fracassos.
1.
Seja objetivo.
Um dos
aspectos marcantes da liderança é saber definir
claramente os objetivos a
serem atingidos e adotar uma atitude positiva que demonstre a crença de
que eles serão realizados. Por objetividade, entende-se também a
atitude direcionada do chefe, sem perda de tempo, devaneio ou
insegurança, tanto no relacionamento interpessoal quanto na execução
das tarefas.
2.
Saiba compreender os outros.
Uma
característica do líder eficaz é a capacidade de colocar-se no lugar do outro,
ou seja, a empatia, mesmo que ele não comungue com os mesmos pensamentos
dessa pessoa .Você deve saber entender o ponto de
vista de terceiros e respeitá-los, deve ter a sensibilidade em aceitar os outros
como eles são, ter a consideração por eles, mesmo que
discorde dos seus pontos de vista.
3. Use a
flexibilidade.
O líder
versátil tem alta flexibilidade de estilo ao comandar pessoas.
Para cada
pessoa, adote o estilo de liderança que melhor se adapte às características
dela.
4. Saiba
comunicar-se.
O líder não
é um pessoa introvertida. Ao contrário, ele
é comunicativo, sabe
dialogar, trocar idéias e pedir sugestões ao seu pessoal sobre
as tarefas que
os afetam.
Outro aspecto que caracteriza a boa comunicação é não
apenas saber falar e expor os seus pensamentos, mas também saber
ouvir, pois, se você prestar atenção ao que está sendo dito, ficará surpreso ao
descobrir quantas informações úteis estão sendo fornecidas e que antes
poderiam passar inteiramente despercebidas
5. Use a
autoridade da forma correta.
O uso da
autoridade é uma prerrogativa exclusiva da chefia, pois liderança e
autoridade são as duas faces de uma mesma moeda. Todo líder
possui autoridade – formal ou não -, mas nem toda pessoa investida de
autoridade é líder. Liderar significa possuir capacidade, discernimento para
comandar pessoas, e isso é mais do que muitos chefes sabem fazer.
Autoridade
é credibilidade para mandar e ser obedecido. O verdadeiro chefe, que
também é líder, sabe que é investido de autoridade, mas dificilmente
faz uso dela, pois consegue que as tarefas sejam realizadas pela
confiança que ele inspira nas pessoas.
O líder
sabe fazer com que a intenção se traduza em ação e que a ação se
transforme em realidade. Ele também é
capaz de sustentar essa realidade,
não a deixando definhar, pois mais difícil do que realizar algo é mantê-lo e
sustentá-lo. Isso o verdadeiro líder sabe fazer melhor do que ninguém,
seja ele supervisor de equipe ou diretor.
6.
Tenha maturidade de comportamento.
Muitos
chefes têm comportamento imaturo, com freqüentes mudanças de humor,
mudanças de idéias e de objetivos. Eles colocam em polvorosa
seus infelizes liderados, que nunca sabem o que os espera a cada novo
dia que se inicia. É uma das formas mais rápidas de desmotivar e provocar
a perda de confiança das pessoas, além de colocar em risco a produção e
o alcance de metas. Se você é desse tipo, mais do que um abacaxi,
você tem um cacho de dinamites nas mãos.
Tenha uma
atitude madura, confiante e positiva, dando segurança aos colaboradores,
quanto às suas idéias e comportamento. Todo chefe que é líder tem
um comportamento estável e previsível. Isso não significa que não possa,
às vezes, aborrecer-se, zangar-se ou mudar de idéia, mas, quando
o fizer, deverá ser um ato consciente de sua
parte, assumindo total
responsabilidade por esse comportamento.
7.
Mantenha todos bem informados.
Cuidado com
os boatos. Eles só surgem quando há pouca ou nenhuma informação
e só causam desapontamentos, mágoas, insegurança e raiva.
Tome
providências para interromper os boatos; melhor ainda: não deixe nem mesmo
que comecem. Deixe claras as coisas desde o início e certifique-se
de que seus subordinados saibam que podem encontrar em você a
verdade. E, se porventura, houver algo sigiloso que você não possa dizer-lhes,
eles entenderão sua atitude.
8. Conheça
bem o seu pessoal.
Você só
poderá saber da capacidade de sua equipe conhecendo
as pessoas que
a compõem, isto é, suas habilidades, talentos, aspirações profissionais,
deficiências etc. Isto é básico para quem aspira ter uma equipe
motivada e atuante.
9.
Seja um exemplo para os outros.
Como chefe
você está sempre na vitrine e – quer queira ou não –
está exposto aos
olhares das pessoas; por isso mesmo, é muito mais observado
do que observa. Quer você esteja ciente disso ou não, geralmente
seus subordinados procuram em você um padrão de comportamento,
uma referência. Suas atitudes, suas decisões, sua postura, a maneira
pela qual se conduz, influenciam mais a eles do que qualquer instrução
que você possa dar ou qualquer disciplina que queira impor.
10. Mantenha-se
atualizado.
Mantenha-se
a par dos eventos de seu campo de atuação. Participe de treinamentos,
seminários, congressos, palestras e eventos similares que o atualizem
com as novas técnicas de gerenciamento. Converse com pessoas que
têm experiência nas áreas em que você não possui familiaridade.
11. Irradie energia.
Carregue-se
de energia positiva. A energia é uma característica bastante conhecida
de todos os realizadores em todas as áreas de atuação. Líderes atuantes
sempre transmitem otimismo e confiança. Adote um comportamento do tipo
“tudo é possível”. Você verá como isso irá energizar os outros, fazendo-os
se desdobrarem, atacar os trabalhos mais difíceis, superar condições
desfavoráveis e chegar ao sucesso.
12. Mostre ao seu pessoal um quadro mais amplo.
Faça com
que entendam como eles contribuem para um trabalho de
perspectiva
mais ampla. Se o trabalho for muito monótono, amplie o serviço,
de modo que
eles possam lidar com a tarefa do começo ao fim. Promova
rodízio
entre o seu pessoal, e amplie assim o trabalho deles, ensejando
maior
aprendizado. Mostre-lhes constantemente como o trabalho de cada um
do
departamento está contribuindo para os objetivos globais da organização.
13. Treine e promova o seu pessoal.
Ofereça
regularmente treinamentos ao seu pessoal (não
apenas uma vez a cada dois
anos),contribuindo para a reciclagem e atualização deles. O retorno desse
investimento será em forma de maior motivação e produtividade.
Promova as
pessoas de sua equipe tanto em cargos quanto em salário se tiver autonomia
para isso, embora a maioria dos chefes não tenham esse poder. Se não houver
possibilidade desse tipo de promoção, ainda poderá estimular os subalternos
de muitas outras formas, como, por exemplo, divulgar na empresa um bom
trabalho feito por alguém, indicar uma pessoa para cargos mais altos, permitir
que apresentem projetos para implantação de um novo procedimento ou
rotina perante outras pessoas, fazer alguém estagiar em outra
empresa etc.
14. Estabeleça
metas exeqüíveis. Estabeleça padrões de desempenho.
Metas
exageradas ou inatingíveis provocam frustrações
e prejudicam o moral.
Estabeleça objetivos ambiciosos mas atingíveis, e terá êxito. Porém, tão importante
quanto as metas são os padrões de desempenho que o seu pessoal terá de
cumprir buscando maior qualidade e produtividade. Estabeleça de comum
acordo como cada um de seus liderados seu desempenho quanto a:
prazo (data
de início e de conclusão da tarefa),
quantidade a ser executada e
qualidade
(qual o padrão exigido).
Esses três itens servem tanto para a área administrativa
quanto a técnica e operacional.
15. Mergulhe fundo.
Esteja em
meio ao seu pessoal e trabalhe tanto quanto eles. Dificuldades e problemas
que possam ocorrer você só descobrirá estando junto a eles e não
observando-os com um binóculo de cima de uma torre de marfim.
Além disso,
seus subordinados têm de ter a oportunidade de se aproximar de você
como pessoa. Ria com eles, relaxe com eles, esteja com eles. Sua liderança
não tardará a fazer efeito, e resultados positivos não tardarão a aparecer.
Evite, entretanto, o excesso de intimidade (nem revele segredinhos pessoais),
e quando tiver de chamar a atenção de alguém, faça-o em particular
e sem rodeios. Assertividade e objetividade são características de líderes
atuantes.
16. Exija dedicação.
Empenhe-se
pessoalmente e dê as melhores condições para que o seu pessoal
produza com motivação e confiança, mas exija por parte deles o mesmo
empenho e dedicação. Demonstre seu interesse por eles e, ao mesmo tempo,
mostre que você espera real dedicação deles.
17. Desenvolva
o trabalho de equipe.
Estabeleça
planos de desenvolvimento profissional para cada um de seus colaboradores
e faça com que todos se auxiliem mutuamente. Sempre que possível,
estimule projetos ambiciosos e faça com que os resultados seja fruto de um
trabalho em conjunto, e não apenas individual. Faça com que a equipe
tenha orgulho de si mesma e terá plantado a semente do envolvimento e da
produtividade.
Condensado
do livro “Manual do Chefe em Apuros”, de Ernesto Artur Berg,
Juruá Editora,
2a. edição.
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