Muitas vezes, um profissional pode dominar competências técnicas e
comportamentais para atender às expectativas da organização.
No entanto, não é apenas a boa vontade e o empenho do funcionário
que exercem influência sobre sua performance, afinal a empresa que o contratou
também tem que dar suporte para que suas equipes sintam-se estimuladas a vencer
e a superar desafios todos os dias.
Confira abaixo, fatores que quando somados impactam positivamente
nos resultados e na entrega dos talentos organizacionais.
1 - Liderança - A atuação do líder junto
à sua equipe é fundamental, para que a obtenção de resultados surja não apenas
como uma meta a ser atingida, mas sim como um desafio que permita aos liderados
entenderem que aquele momento que vivenciam é uma oportunidade de
desenvolvimento.
Nesse sentido, a liderança precisa trazer consigo e colocar em
prática competências técnicas e comportamentais.
2 - Valorização - Quando a pessoa que realiza um bom trabalho, dá o melhor de
si e supera até mesmo as expectativas do que lhe foi solicitado, muitas vezes,
para continuar naquele ritmo acentuado de motivação espera, no mínimo, que seu
esforço seja reconhecido.
Há organizações que possuem políticas de gratificações, mas nem
sempre a remuneração é suficiente para motivar o profissional. Prova disso, é
que muitas empresas já constataram que uma cesta de benefícios atraentes, por
exemplo, não é suficiente para reter um talento.
Existe também a valorização que se revela através do
reconhecimento verbal ou de um feedback, desde que dado pelo gestor e seja bem
conduzido.
3 - Diálogo - Infelizmente existem empresas que pensam que uma boa
política de comunicação interna se faz através de um processo unilateral. No
entanto, não basta apenas repassar informações através de canais internos por
mais que esses tenham o respaldo da alta direção e um visual atraente.
Para que haja um processo eficaz é indispensável escutar o que
pensam os profissionais.
Além dos canais internos, a comunicação corporativa também se
fortalece pelo relacionamento face a face, situação muito relevante para o bom
entendimento entre líder-liderados.
4 - Equipe - Não há quem consiga "carregar" sozinho e em suas
"costas" uma empresa. Por isso, trabalhar em equipe tornou-se uma
competência muito valorizada para as organizações que buscam formar equipes
estratégicas.
Nesse momento, entram em cena outros fatores indispensáveis como:
- assertividade,
- empatia,
- vontade de compartilhar o
conhecimento com o colega de trabalho e
- saber pedir ajuda, quando
necessário.
5 - Metas - Toda empresa necessita trabalhar com foco em resultados e
por esse motivo são determinados planos de ação. Contudo, de nada adianta
traçar objetivos que fogem à realidade e tampouco podem ser conquistados do
"dia para a noite" ou "num passe de mágica".
É extremamente viável estabelecer metas com tempo suficiente para
que essas possam ser atingidas.
Caso contrário, o resultado será uma equipe estressada e formada
por profissionais que não sabem qual rumo devem tomar para cumprir os prazos
determinados.
6 - Apoio - Se as metas são
cobradas dos profissionais, a empresa precisa dar respaldo para que os
funcionários possam atingi-las.
Trocando em miúdos: para realizar um bom trabalho, os
profissionais precisam contar com os equipamentos necessários para a execução
das suas atividades.
7 - Ambiente saudável - Não existe algo mais desagradável do que chegar ao ambiente
de trabalho e encontrar o local desprovido das mínimas condições de higiene.
Não destaco aqui uma infraestrutura requintada, mas sim uma que permita aos
funcionários acesso a salas, banheiros ou refeitórios limpos.
Um lembrete: sempre será bem-vinda uma campanha de conscientização
interna para lembrar que o local de trabalho saudável só existe, quando os
funcionários também fazem a sua parte.
Afinal, de nada adianta pedir ao pessoal da limpeza que recolha o
lixo, se os profissionais jogam as "bolinhas de papel" no cesto.
8 - Avaliação do clima - Acompanhar os bastidores do que ocorre nos
"corredores" da organização é uma estratégia para avaliar o clima
organizacional. Independentemente da ferramenta utilizada, os dirigentes devem
identificar os pontos fortes da gestão, bem como os fracos e aqueles que
precisam ser trabalhados, a fim de que possam ser evitados problemas futuros que
impactem negativamente no desempenho dos profissionais.
9 - Carreira - O funcionário que veste a camisa da empresa e se aplica com
tenacidade às suas responsabilidades tem em mente que sua dedicação trará
resultados não apenas para a organização, mas também para sua carreira.
Sempre que possível, a empresa deve manter um canal aberto para
conversar com o funcionário e saber o que ele espera em termos de perspectivas
de ascensão profissional.
A partir do momento em que se elabora um plano de carreira, por
exemplo, ganha tanto a empresa quanto o colaborador porque ele buscará o
desenvolvimento de novas competências técnicas e comportamentais que abrirão
novas oportunidades de crescimento interno.
10 - Xô estresse - Diante de tanta exigência no meio organizacional, a
presença do estresse tornou-se inevitável.
Para que seus níveis não ultrapassem os limites aceitáveis e
prejudiquem, consequentemente, o desempenho dos funcionários as empresas podem
recorrer a ações simples como:
- promoção de atividades que
deixem o ambiente de trabalho mais descontraído;
- adoção de ginástica
laboral;
- criação de um espaço para que
as pessoas possam tomar um cafezinho quando a mente
"travar";
- realização de atividades que
registrem datas comemorativas com confraternizações ou atividades de
lazer.
Os investimentos em QVT nem sempre exigem investimentos elevados,
mas podem proporcionar resultados significativos para o dia a dia da empresa.
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