sábado, 28 de abril de 2012

Projeto quer dar dignidade e visibilidade a trabalhadores “invisíveis”


“Pesquisa mostra que garis são ‘invisíveis’ a maioria das pessoas”, segundo matéria publicada na Folha.com ( http://www1.folha.uol.com.br/multimidia/videocasts/1036959-pesquisa-mostra-que-garis-sao-invisiveis-a-maioria-das-pessoas-veja.shtml, em janeiro. O problema da invisibilidade na cidade atinge também outros profissionais, como os carroceiros.

Em São Paulo,  aproximadamente 90% de todo o lixo reciclado é coletado pelos carroceiros. Mesmo assim eles muitas vezes não são vistos ou são ignorados e desrespeitados. O grafiteiro Mundano percebeu essa realidade e para tornar esses profissionais mais visíveis passou a pintar suas carroças, dando uma nova cara ao instrumento de trabalho e, por meio da arte, concedendo uma nova visibilidade a esses trabalhadores.

O próprio grafiteiro salientou na conferênciaTEDxVer-o-Peso (http://www.youtube.com/watch?v=CXwstjBc2sw&feature=youtu.be ) a questão que aproxima sua arte, o grafite, da coleta de materiais recicláveis que é “um trabalho honesto, mas marginalizado. Assim como o Grafite”.

Ao todo foram cinco anos pintando carroças e se relacionando com os agentes ambientais de diversas cidades como Buenos Aires, Santiago e Salvador. O resultado desse tempo de projetos com os coletores ajudou a dar origem ao projeto PIMP MY CARROÇA, que atualmente está em processo de captação no Catarse ( http://catarse.me/pt/projects/582-pimp-my-carroca).

Segundo Mundano, a busca pela plataforma de crowdfunding veio da necessidade de transformar o trabalho que desenvolvia sozinho em algo coletivo. Assim, dar maior alcance à ação e tornar mais coletores mais visíveis por meio da arte.

Atingindo a meta de captação, o projeto vai realizar uma grande ação social durante a Virada Sustentável. Serão 50 carroças “pimpadas”, além da pintura serão oferecidas consultas médicas gratuitas, alimentação e roupa do projeto para os catadores que quiserem participar. O trabalho será realizado em vários “PITSTOPS” e que contarão com um palco para shows.

As carroças “pimpadas” pelo projeto receberão o grafite e uma frase que qualquer um pode ajudar a escolher. Para sugerir, basta mandar um email para: PIMPMYCARROÇA@gmail.com ou twittar com a hashtag #PIMPMYCARROÇA. Para contribuir com o projeto acesse o link: http://catarse.me/pt/projects/582-pimp-my-carroca

Detalhes

Se atingirmos 100% do valor do projeto, acontecerá uma grande ação social, sustentável e artística que pimpará 50 carrroças e dará mais dignidade e segurança para 50 catadores de material reciclável. Mas o projeto pode beneficiar muito mais do que apenas 50 catadores se conseguirmos ultrapassar essa meta inicial, só depende da sua doação e o seu comprometimento em espalhar a ideia e conseguir mais apoiadores.

O PIMP MY CARROÇA está previsto pra acontecer no início de Junho, dias antes do RIO+20 e durante a Virada Sustentável de São Paulo. O local ainda não foi definido por questões burocráticas, mas precisa ser bem simbólico e com espaço adequado para viabilizar a construção de váriosPITSTOPS e abrigar um palco para grandes músicos animarem os voluntários durante essa verdadeira maratona.

Os custos do projeto são transparentes ( http://bit.ly/H92MIY ) e podem diminuir expressivamente com doações e parcerias e assim a pimpada será ainda maior e mais bacana. Esses são aguns itens que buscamos parcerias: laternas de energia solar, retrovisores, buzinas, faixas refletivas, pneus, pregos, tinta spray, latex, cordas, luvas, tecidos, carretos, comidas, bebidas, óculos de grau, geradores de energia, banheiros químicos, central médica, infraestrutura de palco para shows e muitas horas de centenas de voluntários, cada qual com sua especialidade que agregará muito ao projeto.

“Fico imaginando a carroceata com centenas de catadores sorridentes, com o tanque cheio de combustível, saúde em dia e com suas carroças totalmente pimpadas com itens de segurança e com arte de qualidade. Mas meu sonho mesmo é que o PIMP MY CARROÇA seja um marco histórico que servirá para questionar e mudar o descaso da sociedade em relação aos catadores e o destino de incontáveis toneladas de materiais recicláveis que desperdiçamos diariamente” 

Contato para críticas, sugestões e parcerias: pimpmycarroca@gmail.com
Acompanhe as novidades do PIMP MY CARROÇA seguindo o idealizador do projeto no twitter @mundano_sp e curtindo a página oficial do projeto:http://www.facebook.com/pages/Mundano/335663696447453

Para entender o contexto de criação do PIMP MY CARROÇA assista a palestra que o Mundano fez no TEDxVer-o-Peso sobre seu projeto Cidades Recicláveis: http://youtu.be/CXwstjBc2sw

Créditos:
Idealização, coordenação e curadoria: Mundano
Campanha de Crowdfunding: Parede Viva
Produção Artística: Parede Viva
Assistentes de Produção e Campanha: Mel Duarte e Pedro Adati.
Produtora: Duca Filmes
Direção: Andre Leon Mosditchian e Mauro Moreira
Iluminação: Andre Vilela D’elia
Locução: Carol Greco
Trilha e Sound Design: Lucas Penna e Lucas Virmond
Captação de Som: Diego Depane
Assistente de edição: André Souza
Fonte de dados e apoio: MNCR (Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável)

Indicação para divulgação: Rose Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário