A maneira como você se posiciona diante dos desafios
no trabalho pode ser decisiva na sua carreira. Invista na
assertividade.
|
Tudo se embaralhou no mundo corporativo,
especialmente conceitos estanques de comportamento de gênero.
Não faz muito
tempo, homens e mulheres começaram a se revezar nos postos de comando das
grandes empresas. Sabe-se, porém, que ambos têm competências, virtudes e,
sim, motivos para vacilar diferentes.
Como, então, a executiva deve ser mais
assertiva para colher mais frutos no trabalho? É uma questão de argumentação,
de atitude ou tem a ver com a maneira de se vestir?
Anita Kon, doutora em economia pela Universidade de São Paulo e coordenadora
do Grupo de Pesquisas em Economia Industrial, não acredita que para ser
assertiva a mulher deve falar grosso. "A capacidade de argumentação e
convencimento pode ser, em geral, mais eficiente por meio da fala mansa",
diz.
Para Renata Filippi, sócia-diretora da Mariaca, empresa de recrutamento de
executivos, a mulher precisa ser focada, ao mesmo tempo em que deve absorver
do universo masculino a racionalidade e a busca de resultados. "A
flexibilidade feminina para ouvir e entender as necessidades alheias deve ser
traduzida em ações", diz Renata. A executiva acredita que, hoje, são
regras para poucas: "Já há muitas mulheres em áreas masculinas
acostumadas com isso. Veja o caso das engenheiras e das profissionais de
logística. Assertividade é com elas mesmas".
Eliana Molina, atualmente diretora sênior de RH da Herbalife, formada em
secretariado executivo pela Fundação Getúlio Vargas e MBA Executivo pela
FAAP, elencou o que se deve fazer e, principalmente, o que precisa ser evitado
em situações bem específicas, Confira:
Numa reunião:
- Não monopolize a reunião.
- Certifique-se de que o fórum seja adequado para fazer os questionamentos ou
compartilhar as informações. Se necessário, marque uma nova reunião com
participantes específicos para tratar de temas pontuais.
- Peça a palavra e não interrompa a fala ainda incompleta do outro.
Preserve-se ao mesmo direito quando não tiver completado sua fala.
- Não personifique os problemas. Trate de assuntos, de áreas, e não da pessoa
que é o porta-voz.
Numa entrevista de trabalho:
- Evite temas polêmicos, como religião, futebol, política etc., a menos que
lhe questionem diretamente e, se isso ocorrer, cuide para que o tema não seja
polemizado.
- Seja fiel às suas convicções e evite dar respostas de acordo com o que você
acha que o entrevistador gostaria de ouvir. na maioria das vezes não existem
respostas certas ou erradas, mas uma intenção de traçar o perfil do candidato
para averiguação de adequação à posição que está sendo postulada.
- Agradeça a oportunidade de participar do processo e coloque-se à disposição
para eventuais informações que sejam necessárias posteriormente.
Numa entrega de feedback:
- Elogie em público e critique em particular.
- Agende feedback periodicamente (mínimo duas vezes ao ano) para
conscientizar e criar oportunidade de melhorias antes de finalizar o processo
de avaliação anual. Em outras palavras, não espere chegar o fim do ano para
dizer que esperava que o funcionário fosse proativo ou que tivesse trabalhado
em projetos no início do ano de forma diferente.
- Procure tratar de problema de desempenho como oportunidades e necessidades
de melhoria. Não é fácil para ninguém receber feedback negativo, então seja
cautelosa para não desmotivar, mas sim mostrar claramente onde há chance de
melhorar.
- Sempre que possível, exemplifique com situações que ocorreram ?
reconhecendo o positivo e pontuando falhas.
Num pedido de aumento:
- Esteja segura de suas responsabilidades, qualificações e práticas salariais
do mercado para fazer uma abordagem firme e justa.
- Procure não se comparar a outro colega de trabalho, pois pode haver
diferenças de competências, formação, escopo de função, responsabilidades
diferenciadas e méritos individuais. Fale por si e por suas competências.
- Não blefe.
- Não pressione seu líder a ponto de deixá-lo sem saída. na maioria das vezes
não depende dele aprovar o aumento salarial, e pode ocorrer de ele não
conseguir a aprovação, por mais que tente, devido a diferentes momentos pelos
quais a empresa passa.
Fonte: Portal Revista Você S/A
|
Fonte: http://www.wcabrasil.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário