Impactar na profissão é ter,
para cada batalha uma estratégia apropriada.
"Para escalar a montanha da
vida, onde no ápice está o sucesso, dê o primeiro passo na base, firme e
decisivo. Mas, atenção. Leve na mochila boa estratégia, coragem e muita fé em
Deus!"
Na antiguidade,
estratégia significava “a arte de guerrear”. Primeiro os campos de batalha,
depois as guerras em cidades... Contudo, hoje a “guerra” é a estratégia, um
termo vinculado ao mundo dos negócios, às corporações, ao empreendedorismo.
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Ser estrategista é
enxergar, no presente, um futuro possível. É ver longe, com profundidade,
largueza, ousadia. E não só isso. Para obter bom resultado nas estratégias é
preciso ter inspiração e intuição.
E sobretudo inovar.
Inovar velhos hábitos,
ideias, costumes, conceitos. É preciso abdicar do arcaico, do moroso,
improdutivo ou obsoleto, que muitas vezes fica enraizado nas ações e no
comportamento como uma tatuagem sem valor que se insiste preservar.
Estrategista é aquele que
revoluciona, que tem olhar visionário, que sonha e se estrutura para
implementar seus sonhos. É ainda aquele que realiza, que transforma a ideia em
coisa, e a coisa em algo útil e funcional. Negócios nas mãos desse profissional
são tratados cuidadosamente com a mesma presteza de um bisturi nas mãos do
cirurgião.
Estratégia é a arte de
conceber planos, de centrar o foco num alvo e só desviá-lo quando finalmente
atingido. Portanto, se você quer ser um inovador, um empreendedor de sucesso,
seja o estrategista do seu futuro – e da sua vida.
Estratégia competitiva
A guerra moderna tem por
objetivo o lucro, a vitória pessoal, a autorrealização - e como palco a
competitividade. Hoje montam-se estratégias:
-para vender mais;
-para enfrentar a
concorrência;
-para vencer um
campeonato esportivo;
-para tornar-se o gerente
da empresa.
Bons resultados. Numa
competição de qualquer nível, executar estratégias (bem estudadas, delineadas e
planejadas), tem grandes chances de sucesso. Competir sem estudar os
adversários, a situação, as probabilidades, o campo de ação, é despender
recursos e energia sob o risco do insucesso. E aí o prejuízo é inevitável.
O sucesso, entenda-se
conquistas e lucros, surge de processos decisórios tomados “mapeando” a
situação onde se vai competir. É vital a estratégia porque você tem várias
opções de escolha. E aí a possibilidade de erro é grande. Logo, você escolhe a
opção mais rentável, rápida e menos custosa.
Como exemplo de boa
estratégia competitiva, imagine entrar em campo para fazer gols no adversário e
não tomar nenhum. Na teoria é fácil... Antes, há que se conhecer bem o adversário
– virtudes, defeitos, forças, fraquezas. Munido desses conhecimentos a chance
de golear será plausível, com menos esforço e pouco desgaste do time.
Essa analogia
futebolística vale para o mundo corporativo, para a vida pessoal. Competir por um
melhor posto de trabalho, uma melhor promoção, para tornar seu time campeão,
etc, é imprescindível, antes, traçar estratégias.
Se possível em minúcias,
porque já que vai competir, por que não subir ao primeiro lugar do pódio?
do livro (c) "Como se tornar um
profissional de Alto Impacto"
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