Criado no Japão, o
5 “S” é um método educacional baseado em atitudes que as pessoas tomam e adotam
para melhorar o seu dia-a-dia e o ambiente de trabalho. Veio para o Brasil por
causa dos conceitos relacionados com a chamada “Qualidade Total”.
O nome 5”S” é
devido aos cinco conceitos que o compõem, cujos nomes, em japonês, começam com
a letra “S”:
Seiri – Senso de Utilização
Seiton – Senso de Arrumação
Seiso – Senso de Limpeza
Seiketsu – Senso de Saúde (Asseio/ Higiene)
Shitsuke – Senso de Auto-Disciplina
O 5 “S” parte do
princípio de que cada empresa será cada vez melhor, na medida em que seus
colaboradores e funcionários estejam dispostos a “aprender, para mudar”,
buscando a qualidade pessoal, que leva à qualidade de vida. Por isso, o 5 “S” é
fundamental para a gestão da qualidade!
Cultivar o 5 “S”,
é utilizar-se do bom-senso para praticar o crescimento humano e profissional.
Assim, cheque cada conceito abaixo e analise se você é um profissional 5 “S”.
UTILIZAÇÃO
“Separar o
necessário do desnecessário”, considerando a frequência de uso. Consiste em
ficar só com o que a gente precisa na quantidade certa. O que é inútil para uma
área pode ser útil para outra.
É saber a
utilidade real dos recursos e objetos que temos a nossa volta e separar aquilo
que é útil do que não o é, e ficar somente com o que for útil.
Quem sabe, não
estamos guardando coisas que poderíamos jogar fora ou disponibilizar para
outras áreas?
Quantas tarefas
desnecessárias, podemos eliminar?
Temos pensamentos
e sentimentos negativos para descartar?
ARRUMAÇÃO
“Um lugar para
cada coisa, cada coisa com seu lugar”
A disposição
sistemática e ordenada de materiais, equipamentos, ferramentas... Facilita a
sua localização rápida, sem perda de tempo.
Consiste em saber
colocar as coisas no lugar certo, e também fazer as coisas na ordem certa.
Temos só o
necessário na quantidade, na hora e no lugar certo?
Ainda perdemos
tempo procurando coisas, documentos ou ferramentas?
Com que frequência
preocupo-me em organizar os meus pensamentos, as minhas ações e o meu tempo?
LIMPEZA
“Quem limpa não
suja”. Cada um é responsável por manter a limpeza do seu local de trabalho, bem
como eliminar os focos de sujeira. Ambiente limpo não é o que mais se limpa,
mas o que menos se suja.
É eliminar o lixo,
e evitar gerar mais lixo e poluição.
Será que nosso
ambiente de trabalho está realmente limpo?
Temos o
compromisso de manter limpo nosso local de trabalho durante, e após a jornada
diária?
Como estou
mantendo a “limpeza” na minha conduta e nas relações que estabeleço com as
pessoas?
ASSEIO
*Manter as
condições físicas e mentais favoráveis à saúde, cuidar da aparência pessoal,
*Manter as
condições do local de trabalho adequadas,
*Melhorar e
embelezar o ambiente.
É colocar um
padrão de comportamento e de valores, a fim de que se tenha saúde física e
mental, tanto em nós, quanto no ambiente. Visa também, manter a saúde da
empresa, com um fluxo de caixa sempre positivo.
Será que somente o
nosso ambiente de trabalho merece ser limpo? Como anda nossa aparência pessoal?
Quem sabe, não
podemos tornar o nosso ambiente de trabalho mais bonito e agradável?
AUTO-DISCIPLINA
É educação,
persistência, perseverança, para manter tudo que já foi conquistado na prática
do 5 “S”. Disciplina também é cumprir normas, procedimentos, prazos, acordos
estabelecidos e instruções, sempre num contínuo aperfeiçoamento.
É a chamada
“autogestão”, ou seja, cada um cuidando de si mesmo, e cultivando a prática do
5 “S”, a fim de melhorar cada vez mais o desempenho próprio e da empresa.
Será que estamos
utilizando, arrumando, limpando, asseando e nos auto-disciplinando de forma
eficaz e produtiva?
Estamos
preocupados em manter tudo que conquistamos na prática do 5 “S”?
Podemos
aperfeiçoar cada vez mais o nosso trabalho e a nossa capacidade humana e
profissional?
Para obter
resultados com a implantação do Programa de Qualidade Total 5 “S”, é
fundamental torná-lo um hábito, um costume na sua vida diária.
Lembre-se sempre: A
QUALIDADE SOMOS NÓS!!
Por:
Wellington Moreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário