Renato Tagiuri, Professor Emérito de Ciências
Sociais em Administração da Universidade de Harvard e Presidente do Conselho da
OMBI (Owner Managed Business Institute), uma das mais conceituadas consultorias
em empresas familiares, fez um exaustivo estudo para verificar quais os
atributos de sucesso dos melhores chefes. Chefe, aqui, é alguém que tem sob sua
responsabilidade outra(s) pessoa(s). A denominação de um chefe pode ser:
empresário, presidente, diretor, gerente, supervisor ou qualquer outra. O que
importa é ser responsável por alguém em situações de trabalho.
Seus conselhos, após a pesquisa, são:
1. Clarifique a missão, os objetivos das
tarefas de seus subordinados;
Os melhores chefes deixam claro o que esperam
de seus subordinados. Eles mostram qual a missão, quais os objetivos e não
deixam as pessoas sem saber claramente o que é esperado delas;
2. Descreva as tarefas claramente;
Há chefes que esclarecem a missão e os
objetivos mas não descrevem, com clareza, as tarefas que os subordinados
deverão realizar. Não descrevendo as tarefas juntamente com quem as deve
realizar, ele deixa o subordinado inseguro;
3. Ouça o ponto de vista de seus
funcionários. Eles podem ter ideias melhores que as suas;
Há chefes que acham-se donos da verdade ou
ainda pensam ser infalíveis na sua análise da realidade. Sem ouvir o ponto de
vista dos subordinados eles deixam de conhecer e utilizar ideias que poderão
ser muito melhores do que as que ele tem. Chefe que não ouve desmotiva seus
subordinados;
4. Tenha certeza de que seus funcionários têm
à disposição os recursos necessários para fazer o que você espera deles, incluindo habilidades, informação,
equipamentos, etc;
Muitos chefes solicitam a seus subordinados
tarefas quase impossíveis de serem atendidas por falta de recursos. Mandar
alguém fazer alguma coisa sem dar a essa pessoa os equipamentos e recursos necessários
é quase um atitude sádica, pois, com certeza, o subordinado falhará;
5. Deixe claro quais serão os critérios
através dos quais eles serão avaliados e como você espera que eles desempenhem
a tarefa;
Sem saber exatamente como serão avaliadas, as
pessoas sentem-se inseguras na ação. Muitos chefes deixam seus subordinados na
total ignorância dos critérios de avaliação e, por isso, não apresentam bom
desempenho;
6. Tenha a certeza de que o salário, os
incentivos, os benefícios e outras recompensas são estimulantes
para fazer os seus funcionários darem mais de si;
Ganhando mal, sem incentivos e benefícios, os
subordinados não se sentirão motivados a dar tudo o que podem para o sucesso de
um projeto. Aqui o diálogo é importante. Chefes de sucesso mostram claramente a
seus subordinados os benefícios que terão ao realizar bem o seu trabalho;
7. Dê feedback imediato. Elogie logo após a
tarefa. Ofereça sua ajuda;
Chefes excelentes dão feedback imediato sobre
o desempenho de seus subordinados. Isso faz com que os subordinados sintam-se seguros.
Ao oferecer feedback bons chefes oferecem-se para auxiliar nas dificuldades;
8. Demonstre atenção e preocupação com os
seus funcionários. Porém cuidado: não se envolva pessoalmente demais com eles;
Aqui está uma coisa interessante. Há chefes
que se imiscuem na vida dos subordinados não criando o necessário espaço entre
a vida pessoal e profissional. Quando há um
envolvimento pessoal demasiado, o chefe pode perder a autoridade necessária
para exigir do subordinado tarefas mais difíceis;
9. Dê o mérito a quem realmente fez. Elogie
seus subordinados na frente dos outros e admita seus próprios erros. Nunca
minta e se você não pode manter um compromisso, explique a razão;
Aqui está outra característica dos bons
chefes. Eles não mentem a seus subordinados. Dar o mérito a quem realmente fez,
significa não roubar ideias de seus subordinados e saber dar o crédito ao
verdadeiro autor. Explicar as razões das mudanças nos compromissos anteriormente
assumidos é também essencial à avaliação de um chefe excelente;
10. Tome todas as decisões que são esperadas
de você como chefe. Não seja omisso.
Nada é mais desmotivador do que um chefe
omisso. Aconteça o que acontecer, a responsabilidade última será sempre do
chefe, pois só ele tem o poder de substituir pessoas e de avaliar o desempenho.
Assim, chefes excelentes são os que decidem com rapidez e assumem as consequências
de suas decisões.
Estas dez coisas são simples, objetivas e
altamente eficazes. Se você é empresário, reúna os chefes, supervisores,
gerentes e diretores de sua empresa e discuta cada ponto. Se você tem cargo de
chefia, faça uma auto análise e veja se pode ser considerado um chefe de sucesso
que faz com que as coisas realmente aconteçam na empresa.
Pense nisso. Sucesso!
Fonte: http://www.dicasprofissionais.com.br/dicas/artigos2.asp?id=220
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