Ricos ou pobres, todos temos em comum o tempo:
nossas 24 horas não podem ser encurtadas ou estendidas, mas sim devidamente aproveitadas.
Não quero dizer que devemos usar laboralmente nossas 24 horas - temos sim que
saber dividir bem o tempo para acomodar produção, descanso e lazer. No entanto,
ouço cotidianamente muita gente se queixar da velocidade da vida moderna, da
ansiedade e da correria sem descanso.
A primeira coisa que recomendo é paradoxal: PARE.
É preciso primeiro analisar com detalhe como está a rotina conduzida. Muitas
vezes vejo pessoas que fazem infinitas atividades sem qualquer planejamento,
somente reagindo aos estímulos de produção: há um problema, vá resolver. Este é
um dos maiores ladrões de tempo: a reação por estímulo de urgência. Isso faz
com que deixemos de lado o que é importante, nossa meta, nossa prioridade.
Para começar a controlar melhor o tempo que
dispomos, precisamos definir metas e objetivos: o que queremos realizar naquele
dia, naquela semana, em dois meses, assim por diante. É fundamental ter
organização do que será feito, além de aprender a lidar com o tempo, o trabalho
burocrático e mesmo o telefone.
De um ponto de vista prático, recomendo as
atitudes abaixo para auxiliar em sua concentração e buscar um melhor uso do
tempo:
- Faça um plano diário do que você quer
realizar. Coloque este plano no papel, ou no computador, mas tenha isso
bem claro; não deixe que este plano esteja somente na sua cabeça. Quando
escrevemos, realizamos a primeira ação para que este plano se concretize.
- Desenvolva lista de metas a atingir (diárias,
semanais, mensais e anuais). Não tenha medo que alguns pontos não saiam exatamente
como planejados; é importante corrigir as metas periodicamente. Você verá
que irá mais facilmente conquistar os objetivos e ter melhor noção do
tempo que dispôs para isso.
- Tenha prioridades, e aprenda a pesar suas
contra as de seu chefe ou de seus clientes. Não aceite passivamente metas
que você sabe que não poderá atingir. Uma coisa é superação, vencer
desafios. Outra é tentar fazer o impossível, o que não acontecerá de forma
alguma.
- Tenha horário para trabalhar só e outro onde
você está aberto para receber pessoas. Isso ajuda imensamente na
organização. Pode parecer até pretensioso, mas ao ser posto em prática irá
ajudar muito inclusive para aqueles que trabalham ao seu redor.
- Nunca tenha um papel mais do que duas vezes
em suas mãos. Uma vez é muito melhor. Focalize para fazer isto. Não deixe
pendências rolando por muito tempo, tente resolvê-las e finalizá-las.
- Aproveite a tecnologia - computadores,
calculadoras, handhelds, celulares e telefones fixos. Mas não seja escravo
deles. Procure usá-los de acordo com o seu primeiro planejamento, para que
sejam eficazes na sua vida.
- Diminua o tempo gasto com leitura de
negócios. Aprenda a folhear, marque o que for importante e posteriormente
leia com detalhe. Muitas ideias saem mais facilmente quando juntamos
artigos e textos de um assunto e podemos nos dedicar à leitura totalmente.
- Participe somente de reuniões importantes. A princípio, parece que todas são. Nem tanto: analise o que realmente precisa de sua presença (e eventualmente até de uma reunião, será que uma conversa informal pode adiantar?) e procure documentar o que foi falado e decidido para evitar possíveis repetições futuras.
- Faça negócios durante o seu almoço quando
isso puder acrescentar positivamente ao seu dia-a-dia. Não tente anular o
único momento de relaxamento e desestresse. Se não, agende horários
viáveis para que você e seu convidado possam efetivar negócios. Não force
seu corpo, lembre-se o quanto ele é caro!
- Procure fazer uma atividade física todos os
dias, nem que seja uma caminhada de vinte minutos. Isso é excelente para aliviar
sua cabeça e recuperar as energias.
- Por último, aprenda a delegar. Não concentre
tudo em suas mãos, pois isso traz uma sobrecarga e a falsa sensação de insubstitubilidade.
Use seu tempo e trabalho naquilo que somente você é capaz de realizar.
Por Rogério Martins
Isso é muito importante! Ao ler o texto me lembrei de quanto tempo eu perco no dia a dia, mesmo sem querer. Porém, quando marcamos um churrasco em casa, eu organizo uma agenda com metas a serem cumpridas com horário para cada coisa a ser preparada para o mesmo. Consigo cumprir a agenda de afazeres com tempo de folga, inclusive. Já estava pensando em "passar para o papel as atividades diárias", depois deste texto estou mais convencida disso.
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