As desculpas para
abdicar das horas dedicadas para qualquer atividade física além do expediente
podem ser inúmeras. Mas aviso aos craques neste tipo de justificativa: é
possível cuidar da saúde mesmo quando se trabalha demais.
De acordo com especialistas,
algumas mudanças pontuais na rotina de trabalho são suficientes para abandonar
o sedentarismo e contribuir para uma vida mais saudável.
“O corpo agradece qualquer
atitude que você faça para ele. E a mente mais ainda. Você se sente dono do seu
destino”, diz Artur Zular, consultor científico do Instituto de Qualidade de
Vida (IQV) e diretor científico do Departamento de Psicossomática da Associação
Paulista de Medicina.
Por isso, acene um adeus para
a preguiça e confira as dicas para manter a forma física e mental mesmo quando
você trabalha demais:
1 - Vá de tênis
Independente do dress code da
empresa, lugar de sapato é na bolsa ou na gaveta. Pelo menos, no percurso até o
trabalho, aconselham os especialistas. No lugar? Tênis e disposição para
caminhar.
Sim. Isso mesmo. Se você vai
de carro e a empresa não possui estacionamento próprio, deixe seu carro há
algumas quadras da companhia. Se o transporte público é a sua opção, desça um ponto
de ônibus antes da parada mais próxima do escritório.
A prática pode até se tornar
uma ótima estratégia para driblar a raiva em dias de recorde de trânsito.
“Quando o trânsito estiver caótico, em vez de digladiar uma hora, não tenha
medo de deixar o carro pelo caminho, ir à pé e enxergar a situação com uma
postura diferente”, diz Guilherme Ribeiro, diretor da Regus Brasil.
2 - Elevador? Só para os
fracos
Mesmo durante o expediente é
possível abdicar do sedentarismo e praticar uma atividade física. Como? Dando
adeus para o elevador e desbravando os degraus das escadas do prédio em que
você trabalha.
Fica assustado só em pensar na
ideia? Então, acalme-se. Não é preciso subir de uma vez todos os degraus que
separam o andar em que você trabalha do térreo. Ao contrário. De acordo com o
especialista, a ideia é adicionar essa prática aos poucos à sua rotina.
Novamente, aos poucos – para que você não morra do coração no segundo lance de
escadas.
“Na
descida todo santo ajuda, na subida, a coisa muda”, brinca Zular. Por isso, a
fórmula é simples: para cada degrau que você subir, desça dois. Assim, se você
trabalha no 10º andar, suba um andar pelas escadas e depois pegue o elevador.
Na hora de voltar, desça dois lances de escadas para então recorrer ao
elevador.
Aumente a dose de escada de
maneira progressiva na sua rotina. A cada semana, suba um andar a mais e desça
dois, além daqueles que já foram desbravados.
3 - Coloque a vida em ordem
Arrumar a mesa, as gavetas e
as prateleiras do escritório deve entrar para sua lista de atividades semanais.
Isso mesmo. Além de garantir gasto calórico, esta prática também contribui para
sua sanidade mental.
“Não faz bem para a cabeça
trabalhar em um ambiente sujo e bagunçado. Você precisa estar focado”, diz
Zular.
4 - Desligue-se por três
minutos
Quando a rotina pesar sobre
seus ombros, pare. Feche os olhos por três minutos e medite. “Não precisa
recitar um mantra, nem sentar na posição de lótus”, brinca o consultor do IQV.
Basta sentar em uma posição ereta, fechar os olhos (ou olhar para o horizonte)
e fazer respirações profundas e expirações lentas.
“Solte o ar lentamente como se
tivesse um canudinho na boca”, diz o especialista. Neste período, pense em um
lugar que você gosta. “Isso acalma o coração, diminui a adrenalina, o cortisol
e o ritmo da frequência cardíaca, além de baixar a pressão arterial e estimular
a liberação de neurotransmissores com efeito depressivo”, enumera Zular.
5 - Coloque papas na língua
Não fale mal de ninguém. Não
fofoque. Não alimente a rádio peão. Os três mandamentos básicos do bom
relacionamento corporativo também são essenciais para manter sua boa forma
emocional. Ao burlá-los, explica o consultor do IQV, “você gera um clima ruim
de trabalho que afeta você também”.
6 - Elogie e faça amigos
Antes, comprometa-se consigo
mesmo a elogiar (de maneira sincera) pelo menos uma pessoa todos os dias. “Crie
e seja responsável pelo melhor clima organizacional”, diz Zular. “Isto torna o
ambiente agradável e diminui o estresse”, completa Ribeiro.
7 - Seja menos competitivo
“A competência está ligada a
desafios internos enquanto a competitividade, em destruir o outro”, diz o
especialista do IQV.
Por isso, é essencial colocar
a vontade de ser melhor que os outros de lado e focar em ser mais competente –
sem se preocupar com o quanto os outros são bons no que fazem ou não.
“É muito melhor trabalhar com
várias pessoas boas do que ser o único bacana rodeado por medíocres”, afirma.
8 - Gargalhe
Os mal-humorados que nos
perdoem, mas bom humor é fundamental. Tanto para tornar o ambiente ao redor
mais leve quanto para equilibrar o caos que teima em persistir dentro de todos
nós. “Ao rir, você faz ginástica respiratória e há liberação de endorfina”, diz
o especialista.
9 - Aproveite o dia
Se a sua empresa possui
refeitório, uma vez por semana, planeje-se para almoçar fora e aproveitar o
dia. “Vale a pena sair. E se for, que seja à pé. Se o restaurante fica a 500
metros da empresa, entre ida e volta, você terá andado 1 quilometro”, diz
Ribeiro, da Regus. “No final do ano, isso faz diferença”.
Mas o gasto calórico não é o único benefício desta
prática. “As pessoas, geralmente, ficam presas no escritório e não sabem se
está fazendo sol ou se está chovendo. Sair deste ambiente contribui para
quebrar a rotina e desestressar”, afirma.
10 - Almoço é sagrado (e
ponto)
Nesta toada, crie uma lei
sagrada para a sua vida: nunca deixe um almoço sequer de lado. Tampouco
aproveite este momento direto da sua mesa de trabalho.
“Se você come dentro do
escritório, provavelmente, comerá rápido, não fará a digestão de uma maneira
adequada. Estará comendo enquanto lê um e-mail. OU seja, não teve um tempo para
relaxar”, lista Ribeiro. “Tem que aproveitar a cultura brasileira, que valoriza
o almoço, e se dedicar para uma refeição saudável”.
11 - Não subestime as
refeições pequenas
Valorizar o almoço não
significa, contudo, que você deve nutrir toda a fome do mundo para este momento
e, no bom português, “colocar o pé na jaca”. Ao contrário.
“Se você toma café da manhã às
6h, às 10h já está morrendo de fome. Se você deixa para comer apenas no almoço
isto compromete a atenção e aumenta as chances de doenças gástricas”, afirma
Zular.
O ideal, de acordo com o
especialista, é fazer pequenas pausas para um lanche entre as grandes
refeições. Frutas, duas ou três bolachas de água e sal, um sanduíche de peito
de peru com queijo branco são alguns exemplos de boas pedidas para este
período.
12 - Hidrate-se
Não faça da garrafa ou jarra
de água apenas mais um objeto de decoração da sua mesa. Antes, discipline-se
para tomar, pelo menos, 2 litros de líquidos durante o dia. Destes, no mínimo,
1 litro deve ser de água mineral.
“Quando você sente sede já
está 5% desidratada. Por isso, o correto é ofertar água em abundância durante
todo o dia”, diz Zular. Se você trabalha em ambiente com ar condicionado, a
atenção deve ser redobrada. “O ar condicionado desidrata o ambiente”, diz.
Mas cuidado: os líquidos devem
ser ingeridos longe das refeições. “A capacidade gástrica do nosso organismo é
de 500 ml. Se você bebe um refrigerante enquanto come, acaba comendo mais e a
digestão é dificultada”, explica.
13 - Levante-se
Agora, também não valem todos
esses cuidados se você passar o dia preso à cadeira e ao computador. Por isso,
ligue o cronômetro e levante-se a cada 40 minutos e faça alongamento. Esta
simples rotina pode evitar diversos problemas de saúde no futuro, como trombose
venosa profunda e dores no nervo ciático, entre outros.
“Quando estiver sentado,
alongue a pantorrilha esticando as pernas e direcionando a ponta dos pés para o
próprio corpo. Depois, estique os braços na hora de se levantar”, descreve o
especialista.
Por Talita Abrantes
...estimular a liberação de neurotransmissores com efeito depressivo"
ResponderExcluirNão seria o contrário, efeito anti depressivo?
Olá, boa observação. Tomei a liberdade e reproduzi seu questionamento no site onde encontrei o texto. (http://info.abril.com.br/noticias/carreira/13-dicas-para-manter-a-forma-fisica-e-mental-no-trabalho-31052012-5.shl?4)
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