Para construir uma empresa ou uma profissão de
sucesso é preciso buscar um diferencial.
Diferenciais são características
competitivas que nos evidenciam em relação a outras empresas ou profissionais.
Normalmente os nossos diferenciais é
que nos fazem ser lembrados, preferidos ou excluídos em momentos de escolhas e
buscas por produtos ou serviços, porém se não os possuirmos acabamos nos igualando
a todos, sendo mais um na multidão.
Alguns restaurantes são frequentados
por prepararem o melhor peixe, outros por terem as melhores massas, outros
pelas carnes nobres, o importante é ser lembrado por alguma coisa, e também
encarar o fato de que é praticamente impossível ser excelente em tudo. É preciso
ter foco!
Em nossas palestras temos investido na
utilização da música como metodologia de comunicação e colhendo excelentes
resultados por conta disto. Existem ótimos palestrantes disponíveis no mercado,
mas que fazem isto tocando algum instrumento e cantando juntamente com a
platéia, criando um ambiente de descontração, participação e de
fácil retenção do conteúdo, são poucos.
A diferenciação já é um assunto
bastante discutido e encarado como de real importância, porém observamos que a
grande dificuldade das pessoas é justamente definir quais são os seus
diferenciais e como trabalhá-los para a conquista de resultados.
Vale lembrar que um produto ou serviço
de qualidade, por um preço competitivo e com um bom atendimento não é um
diferencial e sim obrigação de quem quer participar do jogo do mercado.
Diferencial é o algo a mais, aquilo que faz com que você e sua empresa se destaque
da concorrência.
Para ajudar-lhe a descobrir os seus
diferenciais e colher melhores resultados com eles, daremos algumas dicas:
1 – Descubra o Diferencial: Normalmente o “seu diferencial” é
algo que você gosta de fazer e tem facilidade em fazer.
2 – Invista e Desenvolva o Diferencial: Temos a tendência de investir
naquilo que somos ruins, nos esquecendo de que o sucesso acontecerá naquilo que
fazemos bem. É como o pai que contrata um professor particular para dar aulas
de matemática para o filho que está com notas vermelhas, e esquece de reforçar
a língua portuguesa onde suas notas são as melhores da sala. Este filho teria uma
grande chance de ser um excelente escritor, jornalista ou apresentador, pois
ele é ótimo em português, mas recebe investimento apenas onde ele é fraco.
3 – Utilize o Diferencial a Serviço do
Cliente: De nada adianta
termos um ótimo diferencial se o seu cliente ou sua empresa não reconhece a sua
importância. O grande desafio é buscar utilidade e valor para quem nos
contrata.
4 – Divulgue os Benefícios do
Diferencial: Quando vamos comprar um produto ou contratar um serviço, todos queremos
saber quais vantagens teremos ao adquiri-los. Seus clientes darão maior valor
ao seu diferencial e até poderão pagar mais caro na medida que entenderem quais
benefícios terão com ele.
5 – Prepare-se para ser Amado e também
Odiado: Como o próprio
termo já diz, aquele que tem um “diferencial” normalmente é “diferente”, e
embora tal característica competitiva seja bastante positiva e essencial para seu
posicionamento no mercado, atraindo a atenção de uns, ela poderá soar estranha
para outros. Por exemplo: Se você é um professor e o diferencial de suas aulas
é prezar pelo conteúdo sólido e eficaz porém transmitindo-o de uma maneira
descontraída e participativa, isto agradará a um grande número de alunos, mas
poderá não ter o mesmo efeito para aqueles que preferem um estilo formal e
conservador.
No momento de explorar seu diferencial
competitivo é importante ter bom senso. Se você está colhendo muito mais
resultados positivos do que negativos ao utilizá-lo é porque provavelmente está
no caminho certo.
Invista em seu diferencial e afine-se
para o sucesso!
Por Fabiano Brum
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