Com certeza uma das principais
reclamações do ser humano nos dias de hoje é a falta de tempo para fazer tudo
que gostaríamos. Temos a sensação de que a vida está passando rápido demais e
que acabamos por muitas vezes deixando de fazer coisas importantes na
vida.
Administrar o tempo na época em que
vivemos se tornou algo totalmente indispensável e necessário. É fato que não
existe fórmulas mágicas que irão resolver o problema da falta de tempo do dia
para a noite, porém tornar habituais algumas pequenas atitudes pode ajudar a
ter uma vida com mais equilíbrio e mais foco em atividades importantes.
1 - Use uma ferramenta para gerenciar
seu tempo: um dos grandes vilões da improdutividade humana é a mania que as
pessoas têm de guardar o que deve ser feito na cabeça, pois isso gera
esquecimentos e urgências. É necessário que você escolha uma ferramenta para
anotar suas prioridades e liberar sua mente para pensar e não para se preocupar
com o que deve ser feito. Um caderno, agenda, celular, uma planilha ou um software,
enfim, algo que formalize.
2 – Delegue: quanto mais você
delegar, mais tempo livre você terá. Se a tarefa é repetida constantemente,
escreva um processo, imprima e treine as pessoas para segui-lo.
3 - Coloque momentos importantes em
sua semana: não deixe que os dias sejam apenas para resolver urgências e
“apagar incêndios”. Comece a colocar pequenos momentos importantes em seus
dias, como por exemplo, um almoço em família, pegar seus filhos na escola,
praticar um esporte ou um hobby.
4 - Aprenda com suas urgências: a
maioria das urgências ocorridas poderia ser evitada! Da próxima vez que algo
urgente acontecer, pare e pense de que forma esta situação poderia ter sido
evitada, para que ela não se repita.
5 - Seja rigoroso: Uma olhada nas
redes sociais, um lanchinho mais demorado, ou uma conversa mais animada com os
colegas podem atrapalhar um dia inteiro de trabalho. Se atrasar por causa de
algumas dessas distrações, pode fazer com que você tenha que correr para
entregar algo dentro do prazo ou não se prepare tão bem quanto poderia para uma
apresentação, por exemplo. Ser rigoroso com os cálculos de tempo que você
estimou vai te ajudar a ter mais tranquilidade para produzir com qualidade e
dentro dos prazos, além de garantir um melhor jogo de cintura se surgir
qualquer imprevisto.
6 - Finais de semana são pessoais:
sua família e sua vida precisam de você! Evite ao máximo utilizar seu final de
semana para trabalhar. Desligue seu notebook, celular, esqueça a empresa. Faça
passeios com a família, aproveite seu tempo com as pessoas importantes de sua
vida.
7 - Mantenha seu ambiente organizado
e limpo: organize seu local de trabalho e também seus pertences em casa.
Estima- -se que uma pessoa gasta 40 minutos por dia localizando informações, e
isso é muito tempo perdido.
8 - Controle seus e-mails: não fique
com o e-mail aberto a todo o momento. É importante estipular horários e nesses
períodos limpe sua caixa de entrada, movendo informações para pastas e
transformando e-mails em tarefas ou reuniões.
Certamente existem inúmeros outros
hábitos a serem colocados em prática para que os dias sejam mais produtivos e
que a falta de tempo não seja algo corriqueiro. Como cada um tem suas
particularidades nas atividades profissionais e pessoais, cabe fazer uma
autoanálise e encaixar algumas ações para encontrar o equilíbrio desejado.
Eduardo Sehnem Ferro
Nenhum comentário:
Postar um comentário