É uma
constante, em determinados sites, artigos e livros, a temática envolvendo o
Planejamento de Carreiras. Independentemente disso, você na sua infância e
adolescência, já se deparou com a seguinte pergunta: "O que quer ser
quando crescer?" Arrisco dizer, não sei se você seria uma exceção, que
poucos conseguiram responder e anos depois atingir exatamente o que almejou.
Indo mais além, talvez você ainda tenha dificuldades em responder com precisão
ainda hoje.
Caso seja
jovem e ainda se encontrando em termos de carreira, creio que esse artigo
também lhe será útil. Refletir sobre os objetivos/sonhos, o caminho a percorrer
e quais os recursos serão necessários para tal, será de enorme valia para que
possa atingir o sucesso na carreira de forma mais rápida dentro da perspectiva
de sua vida, independentemente de sua idade atual.
Antes de
qualquer coisa, cabe ressaltar que se você for trabalhar para alguém, a
empresa, seja de modo informal ou formal (estruturado), lhe avaliará em termos
de CONHECIMENTO (porque fazer), HABILIDADE (como fazer) e ATITUDES
(fazer). As iniciais dos três conceitos anteriores constituem o termo C.H.A. -
muito comum junto aos profissionais de Recursos Humanos e gestão.
Conhecimento, segunda a professora Thais Accioly
Baccaro (2009, p. 45), é "a ampla compreensão de determinada área da
ciência ou da tecnologia". O conhecimento, por sua vez, apesar das
diversas definições, segundo a professora Baccaro, em suma, envolve comunicação
e compreensão.
Já Habilidade, é "a capacidade de
executar tarefas motoras ou mentais com certo automatismo e precisão"
(BACCARO, 2009, p. 46). Atingir o "automatismo e precisão" leva à
prática orientada, focada, visando o aprimoramento contínuo. Aqui é relevante
não só a quantidade de horas de prática, mas também, os aprendizados gerados e
as correções feitas ao longo do percurso. Não adianta acelerar mais o carro se
o caminho estiver errado, porque isso só vai te deixar mais longe do objetivo
caso não faça as correções no percurso a tempo!
Atitude, por outro lado, são "as
respostas automáticas e inconscientes a estímulos percebidos pelo indivíduo,
com componentes motores, racionais e emocionais. Essas respostas são
predispostas em função de registros afetivos, comportamentais adquiridos
(imagens mentais de como agir) ao longo da vida, transformando em hábitos"
(BACCARO, 2009, p. 46). Interessante perceber que as atitudes podem ser
aprendidas, substituídas e desenvolvidas por meio de novos padrões mentais,
novas associações conscientes que refletirão em novas imagens, novos registros
afetivos e comportamentais. Ou ainda, alterações em termos mentais e comportamentais.
Entretanto,
para adquirir pensamentos e comportamentos mais positivos e produtivos, o
indivíduo tem que ter o real interesse pessoal, vislumbrando o prazer e os
benefícios do novo comportamento e atitude mental. A mudança na atitude passa
por quatro etapas - Autoanálise: reconhecimento racional dos pontos fortes
e fracos dos comportamentos atuais ou desejados, envolvendo o que precisa mudar
e/ou reforçar, inclusive mentalmente. Convencimento: convicção firme
que as mudanças no seu padrão mental e comportamental melhorarão seu desempenho
e contribuirão para uma maior felicidade. Coação: é a famosa
"recaída", onde as velhas atitudes e comportamentos persistem em vir
à tona. Motivação, força de vontade, coragem e foco, são vitais para manter o
padrão de melhoria. Por fim, a Conversão: quando a atitude e o
comportamento desejado e positivo está suficientemente enraizado, mantendo a
coerência entre o pensamento e a atitude.
A
professora Mônica Maria Silva (2009) complementa os conceitos de C.H.A. agregando
mais quatro elementos:competência; equilíbrio emocional; trabalho e
integridade. Ter consciência desses elementos lhe ajudará a nortear sua
carreira e obter maiores sucessos! Eis os elementos de forma mais detalhada
(BACCARO, 2009, p. 21):
Competência: conhecer
o que faz; manter constante atualização; ter bom senso; ser criativo; formular
estratégias adequadas.
Equilíbrio emocional: tranquilidade interior; predomínio de emoções positivas; paz de espírito; saúde mental; nível de motivação e entusiasmo adequados.
Trabalho: dedicação; empenho; proatividade e disciplina.
Integridade: caráter; honestidade; credibilidade e comportamento ético.
Levando em
consideração que as empresas analisam seus conhecimentos, habilidades e
atitudes (C.H.A.), logo, desenvolvê-las dependerá, principalmente, do seu foco,
da sua atitude e das suas decisões em prol da aquisição dos mesmos. Ou seja, é
a definição prévia do que você quer e como se preparar para tê-lo, e acima de
tudo, agir; fazer acontecer!
Voltamos,
então, a pergunta: "O que você quer?". O exercício Coaching pode lhe
ajudar. Vamos fazer?
Diálogo Coaching!
Diálogo Coaching!
Pense nos
conhecimentos, nas habilidades ou nas atitudes que deseja ter ou fortalecer
(objetivo)!
1 - Qual desses conhecimentos, habilidades ou atitudes (objetivo), ao receber um pouco mais de foco, irá influenciar positivamente a sua carreira?
2 - Quando você quer atingir esse conhecimento, habilidade ou atitude?
3 - Por que isso é importante para você? Qual o valor disso hoje para você? O que vai ganhar ao ter o conhecimento, a habilidade ou a atitude desejada? O que está perdendo por não ter tal conhecimento, habilidade ou atitude?
4 - Quais as evidências (ou indicadores) que lhe permitirá saber que desenvolveu (ou reforçou) o conhecimento, a habilidade ou a atitude escolhida?
5 - O que você pode fazer para que esse objetivo dependa de você para ser iniciado hoje e mantido?
6 - Quais as formas, os passos e os recursos necessários para atingir o seu objetivo? Qual será o seu primeiro passo? Quando?
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